O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

CONFIRAM AQUI COMO FICOU A NOVÍSSIMA CARA DO CONGRESSO NACIONAL: E AS REFORMAS?

CURSO DE FABRICAÇÃO DE PIZZAS
E as reformas?, será que..., voces sabem...



FONTE: FOLHA.COM

FIDEL CASTRO, AMARGURADO DESABAFA: O TRAFICO DE DROGAS É UM FLAGELO E UMA TRAGÉDIA...



Fidel Castro sends farewell message to his people


Por Fidel Castro

A Revolução na Venezuela encara problemas completamente novos que não existiam quando, há 50 anos, triunfou a Revolução em Cuba.

O tráfico de drogas, o crime organizado, a violência social e o paramilitarismo mal existiam. Nos Estados Unidos ainda não havia surgido o enorme mercado atual de drogas que a sociedade de consumo criou naquele país. 
Para a Revolução, não significou um grande problema combater o tráfico de drogas em Cuba e impedir sua produção e consumo internos.
Para o México, a América Central e a América do Sul, estes flagelos significam hoje uma crescente tragédia longe de ser ultrapassada. Ao intercâmbio desigual, ao protecionismo e ao saque de seus recursos naturais, somaram-se o tráfico de drogas e a violência do crime organizado que o subdesenvolvimento e o gigantesco mercado de drogas dos Estados Unidos criaram nas sociedades latino-americanas. A incapacidade daquele país imperial para impedir o tráfico e o consumo de drogas deu lugar em muitas partes ao cultivo de plantas, cujos valores como matérias-primas para as drogas ultrapassavam muitas vezes os dos demais produtos agrícolas.
Os paramilitares da Colômbia constituem hoje a primeira tropa de choque do imperialismo para combater a Revolução Bolivariana.Precisamente por sua origem militar, Chávez sabe que a luta contra o narcotráfico é um pretexto vulgar dos Estados Unidos para justificar um acordo militar que responde inteiramente à concepção estratégica desse país, para estender seu domínio do mundo.
As bases aéreas e a impunidade total dada pela Colômbia a militares e civis ianques no seu território não têm nada a ver com o combate às drogas. Este é hoje um problema mundial; estende-se não apenas pela América do Sul, mas também pela África e por outras áreas. No Afeganistão já reina, apesar da presença em massa das tropas ianques.
A droga não deve ser um pretexto para instalar bases, invadir países e levar a violência, a guerra e o saque aos países do Terceiro Mundo. É o pior ambiente para criar virtudes cidadãs e levar educação, saúde e desenvolvimento a outros povos.
Enganam-se os que acreditam que dividindo colombianos e venezuelanos terão sucesso em seus planos contrarrevolucionários. Muitos dos melhores e mais humildes trabalhadores da Venezuela são colombianos e a Revolução lhes deu educação, saúde, emprego, direito à cidadania e outros benefícios para eles e seus entes mais queridos. 
Todos eles juntos, venezuelanos e colombianos, defenderão a grande Pátria do Libertador da América; juntos lutarão pela liberdade e pela paz.
 
Os milhares de médicos, educadores e outros cooperadores cubanos que cumprem seus deveres internacionalistas na Venezuela estarão junto a eles!

Fidel Castro Ruz é ex-presidente de Cuba 

Fonte: Revista Caros Amigos,ultima edição.

CUBA 2011, XX FEIRA INTERNACIONAL DO LIVRO: VAMOS NESSA?

 

Vá e participe do lançamento do livro A Coluna Prestes durante esta ótima XX Feira Internacional do Livro Cuba 2011


Durante a XX Feira Internacional do Livro Cuba 2011, que acontecerá entre os dias 10 e 20 de fevereiro,em Havana, e, em seguida, percorrerá todas as províncias do país, a prestigiosa Casa de las Américas lançará cerca de 20 títulos, novos e reedições. Entre eles, "La columna Prestes", de autoria de Anita Prestes, que estará presente ao evento. O livro de Anita foi agraciado com o Prêmio Casa de las Américas 1990. Com 21 anos de atraso, ele agora será lançado por esta renomada instituição.


Mais informações: Cubasí.cu

PSOL APRESENTA O SEU PROGRAMA POLITICO PARA 2011 - 2012: LEIA AQUI.


"POR UM LEGISLATIVO COM PROTAGONISMO, AUSTERIDADE E INDEPENDÊNCIA"

Por: Chico Alencar,Ivan Valente e jean Willys
 

Propostas para a eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados

Nas tratativas para a eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados tem faltado o principal: a discussão de propostas para a nova gestão do Legislativo Federal. Isso só aprofunda a crise de legitimidade, que afasta o Parlamento e os partidos da sociedade.
Para estimular um debate programático, o PSOL apresenta alguns pontos que considera relevantes para a futura gestão da Câmara dos Deputados (2011/2012):
1. Recuperação do protagonismo do Legislativo, com agenda que contemple mais Projetos de Lei e Propostas de Emendas Constitucionais de interesse popular elaborados pelos/as parlamentares e prioridade de tramitação para os projetos de iniciativa popular.
2. Adoção do Orçamento Impositivo, o orçamento não pode ser uma peça de ficção.
3. Estabelecimento de algumas prioridades para 2011 que destacam o papel do legislativo, sua independência e reflita uma pauta importante para a sociedade:
a) Reforma Política com destaque para:
- Financiamento Público e Exclusivo de Campanha
- Uso de referendos e plebiscitos para questões estratégicas para o país e de alta relevância social
- Revogabilidade dos mandatos pelos eleitores.
b) Votação final de Propostas de Emendas Constitucionais, em especial:
- PEC que extingue o voto secreto no Parlamento
- Que estabelece punições mais rigorosas para os que exploram o trabalho escravo
- Que extingue o nepotismo na Administração Pública
c) Prioridade para a votação de questões do interesse dos trabalhadores:
- PEC que reduz a jornada máxima de trabalho para quarenta horas semanais
- A derrubada do veto do projeto de extinção do fator previdenciário, com o reajuste das aposentadorias e reposição de perdas salariais e a aprovação de diretrizes para a valorização do salário mínimo
d) Cumprimento de imperativos constitucionais, como a auditoria da dívida (art. 26 das Disposições Transitórias)
e) Elaboração do Plano Nacional de Educação com o dispositivo de aplicação de 10% do PIB para educação
f) Regulamentação da Emenda 29 e garantia de mais verbas para a saúde
g) Defesa dos biomas e da biodiversidade brasileira com reversão da degradação ambiental, contra as mudanças no Código Florestal e os interesses exclusivistas do agronegócio
h) Votação de medidas que efetivem a Reforma Agrária e o comprimento da função social da propriedade
i) Votação imediata do projeto de lei que taxa as grandes fortunas
j) Votação de Projetos que democratizem os meios de comunicação de massa;
k) Votação de Projetos que consolidem a garantia dos direitos humanos.
4. Autonomia do Legislativo, Relação altiva com o Executivo e democratização da participação dos parlamentares
a) Não à banalização das Medidas Provisórias, com rigoroso respeito aos critérios de real urgência e relevância na edição de medidas.
b) Compromisso Público de não aceitação por parte da Câmara e dos relatores da Casa de Medidas Provisórias tratando de mais de um assunto.
c) Apreciação pelo legislativo dos vetos presidenciais
d) Garantia do direito das minorias, sem tratamento diferenciado entre parlamentares e bancadas e com garantia de funcionamento eficiente para as Lideranças Partidárias.
e) Rigoroso respeito às definições regimentais na tramitação legislativa, sem atropelo de prazos e procedimentos.
f) Fixação de critério democrático e proporcional na escolha de relatores de matérias deliberadas em Plenário, notadamente para as Medidas Provisórias, assim evitando que elas sejam invariavelmente relatadas por parlamentares da base de sustentação do Governo.
g) Prioridade para a instalação das Comissões Parlamentar de Inquérito propostas e agilidade no funcionamento das já existentes.
5. Radicalização das iniciativas de transparência e controle externo do Legislativo, tais como:
a) Fixação de critério definitivo para remuneração dos parlamentares e da alta hierarquia dos outros Poderes, sintonizado com a realidade salarial da maioria da população e precedido de amplo debate, inclusive com audiências públicas.
b) Publicação periódica de todos os gastos, em todos os setores, na Página da Câmara, inclusive das prestações de contas da verba indenizatória, com as respectivas documentações e notas comprobatórias.
c) Facilitação do acesso popular às sessões das comissões e plenárias.
d) Redistribuição mais funcional dos espaços da Casa, coibindo sua “privatização” e apropriação indevida (como por direções de partidos) e redividindo os apartamentos funcionais, ampliando assim suas unidades e extinguindo, por consequência, o auxílio-moradia.
e) Atualização do Regimento Interno da Casa estabelecendo a impropriedade da posse de suplentes por apenas um mês, no recesso parlamentar.
6. Rigoroso zelo pela moralidade parlamentar, com fortalecimento da Corregedoria, Ouvidoria e Conselho de Ética para apurar, com eficácia, todas as denúncias, julgando com celeridade os desvios de conduta comprovados.
7. Criteriosa escolha de todas as empresas prestadoras dos serviços da Câmara, através de licitação que permita a necessária melhora na qualidade dos serviços prestados, além de espaços mais adequados e respeito aos direitos trabalhistas dos funcionários terceirizados.
8. Integração da Comissão Permanente de Legislação Participativa ao processo de emendas ao orçamento da União.
9. Sinal de canal aberto da TV Câmara, como um dos instrumentos fundamentais para garantir a transparência, fiscalização e divulgação das atividades parlamentares como também de se contrapor a seletividade noticiosa dos canais privados.
Estes são alguns dos pontos que julgamos mais importantes para o debate no processo sucessório da Presidência e demais cargos da Mesa Diretora da Câmara.
 

Brasília, 27 janeiro 2011

I ENCONTRO DE BLOGS DO PARÁ


Dia: 26/02/2011
Local CNBB (Conferência dos Bispo do Brasil- Regional Norte)
Inscrições: encontrodeblogueirosdopa@gmail.com

Informações: (91) 8303-7920

sábado, 29 de janeiro de 2011

LIMPEM OS OUVIDOS, A RADIO CULTURA DO PARÁ ESTA NO AR !

http://issosoacontececomigo.files.wordpress.com/2010/02/011356683-ex00.jpg

DECADÊNCIA: RADIO CULTURA DO PARÁ DA VEXAME E MATA PARAENSES DE VERGONHA

Por Eduardo Bueres

A decadência da programação da Radio Cultura do Pará virou assunto obrigatório em todas as boas rodas de bate-papo e, ao mesmo tempo, de  revolta por parte de seus ouvintes, na quatrocentona Belém do Pará. 

É muito mais que ridícula a nova 'grade' de programação que esta sendo levada ao ar  pela Rádio Cultura do Pará desde que instalou-se o novo governo comandado por Simão Jatene, exceção somente para a impagável Feira do Som, apresentada pelo six beatle, Edgar Augusto Proença. 

A rádio estatal que já foi referencia o brigatória e motivo de orgulho dos paraenses, somente tem oferecido neste novo ano para o  seu público acostumado há um repertório impecável, rico em Bossa Nova e  MPB -além de musica internacional de bom gosto- um balaio musical inexplicável de asneiras intragaveis de ritmos podres, o que tem provocado uma debandada em massa de seus tradicionais ouvintes.  

Parece uma vingança da turma que foi apeada em em 2006 pelo governo popular democrático da Ana Júlia, que desarticulou a maracutaia existente na querida emissora dos paraenses quando a mesma encontrava-se rapinada por empresários  'maledetos' que, usufruíam indevidamente de seus transmissores, faturando alto, deslavadamente através de sua ampla rede de retransmissores espalhada por todo o Estado do Pará, que por isso, pasmem!, eram remunerados, ou seja: a emissora oficial pagava pela exploração e rapinagem da qual era vítima.

A então governadora, depois de colocar ordem  na casa, investiu na expansão dos sinais que, passaram a ter maior alcance e qualidade que, só não era mais sofrível que a própria visão de  seus gestores, puxa-sacos dos 'capas'  PSDB...

Ações da petista que beneficiaram e valorizaram o alimento cultural ofertado á população com  o melhoramento real em nível de qualidade de captação e tecnologia que agora, esta sendo usada á serviço da imbecilidade. 

É de estranhar que essa tragédia qualitativa esteja em curso? sim, alguns acham que sim, já que o governador  Simão Jatene tem fama de ser 'bom de vióla' e de 'cantar' (depois de emborcar uns dois ou três Red's) sobre um repertório no que há de  melhor em nível de bossa nova e Buarque. É, pode até ser...

Então, o que esta acontecendo?: se fala abertamente nos bastidores que é o dedo do Ney do Liberal (aquele que na gestão passada  tucana passou á entupir de propaganda e comerciais de mal gosto a programação da emissora, descaracterizando e desmoralizando a sua finalidade maior que é: promover a divulgação da cultura nacional e regional com qualidade e sem fins lucrativos), que teria voltado com a corda toda á dar pitéco  e, atua como ' eminêcia parda' junto a direção da casa, sendo dono de um mal gosto e de um 'égo' de lascar. Será verdade? 

Confira e veja se tem estômago para aturar 5 minutos de titíca partiturada, em ondas médias e digitais. 

Fato mesmo é que, estamos orfãos em nível de boas rádios no Pará.

CORRUPÇÃO: JATENE É A BOLA DA VEZ E PODERÁ PERDER O GOVERNO DO ESTADO

Antonio Cicero
O blog Perereca da Vizinha, da jornalista Ana Célia Pinheiro, trouxe novamente à tona o escabroso caso Cerpasa. Sugiro que acompanhem o que foi escrito lá. O assunto está pontuado clara e didáticamente e novos dados estão sendo acrescentados, desvelando cada vez mais o escândalo tucano.

O assunto está ganhando o noticiário nacional. O blog Conversa Afiada, do jornalista Paulo Henrique Amorim, começou a tratar do assunto e, agora, chegou a vez do blog Amigos do Presidente Lula, que diz o seguinte:
O governador tucano do Pará, Simão Jatene, pode ser a bola da vez entre os governadores que caem por envolvimento em escândalo de corrupção, seguindo os passos de José Roberto Arruda (ex-DEMos/DF).
O motivo é o processo 2007.39.00.009063-6 no Tribunal Regional Federal do Pará, contra o governador demo-tucano e outros. Trata-se de um inquérito policial que apura:
- Corrupção Passiva;
- Crimes contra a administração pública;
- Falsidade Ideológica;
- Crimes contra a fé pública;
- Corrupção ativa;
- Crimes praticados por particular contra a administração em geral.
Eleito governador, recobrou foro privilegiado, e o processo contra ele deve subir para o STJ, o mesmo tribunal onde foi expedido o mandado de prisão contra Arruda.
O escândalo vem desde a eleição de 2002 (primeira vitória de Jatene), conforme descreveu reportagem da revista IstoÉ nº 1833 de novembro/2004:
Tudo começou na manhã de 12 de agosto de 2004, quando o fiscal do Ministério Público do Trabalho, acompanhado de um procurador e dois delegados da Polícia Federal, chegou à sede da Cerpa, flagrando uma funcionária do departamento pessoal com a boca na botija: Ana Lúcia Santos separava os envelopes e contava R$ 300 mil em notas miúdas com que fazia o pagamento “por fora” dos funcionários, sem registro em carteira.
Com a perícia sobre documentos e computadores apreendidos, além da fraude trabalhista, os agentes encontraram relatórios detalhados com nomes, datas e valores descrevendo a relação de corrupção explícita existente entre a cervejaria e a campanha do governador.
Em um dos documentos, como atas de reunião, um executivo da Cerpa descreveu a decisão de agosto de 2002, em plena campanha eleitoral: “Ajuda a campanha do Simão Jatene p/Governo, reunião feita com Dr. Sérgio Leão, Dr. Jorge, Sr. Seibel, a partir de 30/08/02 (toda Sexta-feira), R$ 500.000, totalizando seis parcelas no final.”
Seibel é Konrad Karl Seibel, dono da Cerpa. 
Leão é Francisco Sérgio Leão - atual secretário de Governo - que presidia a comissão estadual que avaliava a política de incentivos, na época.
Perdão de impostos e "caixinha" de campanha
Em 2000, no governo Almir Gabriel, a CERPA ganhou de presente o perdão da dívida de quase R$ 47 milhões de ICMS atrasado e uma dezena de autuações por fraude e sonegação. Uma caixa com 24 garrafas de cerveja, com valor de R$ 21, viajava com nota fiscal de R$ 3, segundo apuraram os promotores.
Em contrapartida ao perdão, acusa a representação do INSS enviada ao procurador-chefe do Ministério Público do Pará, Ubiratan Cazeta, a Cerpa prometia contribuir com R$ 4 milhões para a campanha de Jatene, “além de se comprometer a efetuar outros pagamentos no montante de R$ 12,5 milhões”. 
Os primeiros R$ 3 milhões foram pagos em seis parcelas de R$ 500 mil – a última exatamente no dia da eleição, 3 de outubro. O troco de R$ 1 milhão foi pago 21 dias depois. 
O reforço de R$ 12,5 milhões, conforme os livros de contabilidade apreendidos na blitz, foi pago em prestações durante do final do mandato de Gabriel e nos dois primeiros anos do governo de Jatene, em 2003 e 2004.
A cota final de R$ 6 milhões foi parcelada em dez vezes – a última delas programada para agosto de 2004.
Caixa-2: Brindes de fim de ano em vez de Panetone
Nas fichas de lançamento da Cerpa, processadas pelo assessor da diretoria Pedro Valdo Saldanha Souza, a caixinha de Jatene é camuflada como “despesa de mesas e cadeiras para postos de venda” ou “compra de brindes de fim de ano”. 
No final de agosto de 2002, poucas semanas antes das eleições, a Cerpa repassou R$ 202.050 para a campanha tucana, disfarçados de “patrocínio das festividades do Círio de Nazaré”, a maior festa católica da Amazônia. Nenhum pagamento foi contabilizado como doação de campanha. 
Nove meses depois da posse, Jatene assinou três decretos num único dia, 29 de setembro de 2003, concedendo à Cerpa um desconto de 95% no ICMS devido ao Estado e prorrogando seus benefícios fiscais por mais 12 anos, ao lado de outras 37 empresas. 
Os "favores" resultaram no inquérito por favorecimento ilícito à Cerpa. Correm outros processos correlatos a este.
 Fonte;repostado do blog upomnemata

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

E, COMO HOJE É SEXTA-FEIRA... JÁ SABEM, VAMOS DE MESTRE CARTOLA.

PT ANANINDEUA SE REUNIRÁ NO PLENÁRIO DA CAMARA MUNICIPAL

AVISO

MUDANÇA DO LOCAL DA REUNIÃO

O Presidente e o Secretário Geral do PT de Ananindeua COMUNICAM que a reunião do Diretório Municipal (Ampliado) deste sábado dia 29 de janeiro, às 16h00, foi transferida do Colégio Pitágoras para ser realizada no Plenário da Câmara Municipal de Ananindeua (CMA).
 
O objetivo da reunião é realizarmos uma avaliação do PT no Governo Municipal e para tanto é imprescindível a sua participação dos dirigentes e militantes do PT de Ananindeua. A dinâmica da reunião terá a seguinte metodologia: 1) Exposição de 20 minutos dos Secretários, da Vice-Prefeita e do Vereador do PT sobre sua atuação no Governo; 2) debates e aprofundamentos com os (as) participantes;

Saudações Petistas
José Oeiras

CONCURSO DA PREFEITURA DE BELÉM SOB SUSPEITA DE FRAUDE,DUCIOMAR TERÁ QUE SE EXPLICAR PARA JUSTIÇA.

http://el.i.uol.com.br/2008/28062008/duciomar.jpg

O Edital de abertura do concurso PMB/SESMA sob suspeita já encontra-se na 6ª Promotoria de Direitos Constitucionais e do Patrimonio público.


A Associação dos Concursados do Pará enviou ao promotor Firmino Araújo de Matos, 6º Promotor de Direitos Constitucionais e do Patrimônio Público, do Ministério Público do Estado, pedido de análise no edital do concurso público, promovido pela Prefeitura de Belém, através da empresa CETAP.
Ocorre que, segundo a Asconpa, o edital deixa dúvida quanto ao caráter constitucional do Concurso Público, já que o certame, apesar de estar sendo anunciado como um Concurso Público, nas propagandas oficiais da Prefeitura de Belém, é na verdade um processo seletivo para contratação de servidores temporários, os quais, uma vez selecionados, não terão as garantias constitucionais dos servidores aprovados em concursos públicos para preenchimento de cargo efetivo, conforme preconiza a Constituição Federal de 1988 em seu artigo 37, inciso II: “A investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração”.
O edital, que apenas se refere a “processo seletivo para o preenchimento das vagas”, não faz referência alguma a respeito do regime de contração. Somente ao final no item 16 menciona a lei a Lei nº. 11.350/2006 que regulamenta as atividades dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias, que por força do artigo 198, parágrafo 4 da Constituição Federal exige que os mesmos se submetam a Processo Seletivo Público, o que não é Concurso. Porém, os demais cargos, regra geral, é que se submetam Concurso Público de provas ou de prova e títulos conforme o já mencionado artigo o 37, inciso da II da CF de 1988.
Nesse ponto, o que fica claro é que o responsável pelo certame se utiliza da Lei 11.350/2006 para ilegalmente incluir os demais cargos, destoando, assim, dos princípios que regem a Administração Pública.
Por outro lado, a constituição Federal no mesmo artigo 37, inciso IX diz: “A Lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público”.
Ora, se o edital não menciona o regime de contratação para os cargos oferecidos com exceção ao de ACS e de Agentes de Combates a Endemias, só podemos chegar a uma conclusão: trata-se de processo seletivo para contratação temporária. O que deveria ser divulgado pela Prefeitura Municipal de Belém.
E assim vem a tona outro questionamento: como, por exemplo, verificar, se neste caso a contratação, se amolda aquilo que a Constituição denomina de necessidade temporária de excepcional interesse público? Tal expressão é clara, não deixando dúvidas: eventual contratação temporária obrigatoriamente deve acontecer apenas em casos excepcionais, em que eventual demora cause danos ao interesse público ou, mais especificamente, ao consagrado princípio da continuidade do serviço público.
Há ainda que se averiguar que tal necessidade excepcional não pode ter sido gerada pela inércia do administrador público. Assim sendo é evidente e irregular sua atuação enquanto gestor público que, ao longo de anos, não realiza procedimentos de concurso público e, em dado momento, efetua contratação excepcional temporária, sem concurso, sob o argumento de que, caso não a promova, advirão prejuízos à prestação de serviços públicos, tentando ludibriar os seus administrados.
O certame visa preencher 2.563 vagas além de formação de cadastro de reserva de nível fundamental, médio e superior, para a Secretaria Municipal de Saúde (SESMA).
Conforme o edital, para concorrer a uma das vagas, o candidato terá que pagar inscrições de R$ 40,00 (nível fundamental), de R$ 50,00 (nível médio) e de R$ 60,00 (nível superior). Os salários vão de R$ 714,00 a R$ 4.068,54. As vagas estão distribuídas entre os cargos de Médico Generalista, Enfermeiro, Psiquiatra, Nutricionista, Farmacêutico, Educador Físico, Técnico em Enfermagem, Assistente Administrativo, Agente de Combate de Endemias e Comunitário de Saúde. A prova objetiva será aplicada no dia 10 de abril de 2011, os locais, ainda segundo o edital, só serão informados a partir de 28 de março.
A associação pede ao promotor, que analise o edital e, caso chegue à mesma conclusão, tome providências legais para que os candidatos aprovados às vagas ofertadas neste certame, não sejam futuramente surpreendidos, com uma possível instabilidade dos empregos aos quais concorreram e foram aprovados 

Fonte: Blog do Emílio

EDMILSON RODRIGUES: SOCIALISMO E CULTURA POPULAR


Militantes do movimento popular prometem prestar homenagem ao Edmilson Rodrigues por ocasião de sua posse como Deputado Estadual que será realizada dia 1° de fevereiro de 2011. Rui Santos, dirigente do MLP e um dos organizadores do evento, diz “O nosso objetivo é dizer ao companheiro Edmilson o quanto confiamos na sua palavra e na sua luta. Antes de ser deputado, ele é, como nós, um militante das lutas sociais”. Seani Trindade, também liderança popular do Distrito de Outeiro compartilha a mesma opinião “Nossa homenagem será simples, será o nosso abraço e o nosso compromisso em seguir juntos nesta luta em defesa do povo trabalhador do nosso Estado. Queremos que Edmilson tome posse na rua junto com a gente. Esse também é o sentido do nosso ato”. A organização da posse popular convida todos os interessados a estarem presentes em frente à Assembléia Legislativa, as 08h30m, manhã do dia 1°. Mandato feito pelo povo.Fonte: 
 
Blog do Edmilson Rodrigues

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

VOCE PENSA QUE CACHAÇA É ÁGUA?

Sonia Francini, ex-prefeita da Lapa,ex-vereadora e atual secretaria de estado em S.P.

"LEI DA ÁGUA"

Por Eduardo Bueres

No finalzinho do ano passado, o  prefeito Gilberto Kassab (DEMO-SP) que dizem esta com um pé no PMDB, regulamentou, enfim, a curiosa lei de autoria da então vereadora Soninha Francine (ex-PT e agora PPS) que obriga casas noturnas, boates, freges, inferninhos e danceterias a fornecer gratuitamente água potável aos frequentadores. Essa legislação foi aprovada em 2008 e começa a valer em três meses.


Segundo reza a lei, os bebedouros devem ser instalados em local visível e a danceteria também terá de fornecer copos plásticos descartáveis. O decreto diz ainda que não podem ser colocados bebedouros de garrafão, como os usados em residências, porque poderiam ser enchidos com água 'torneiral'  - como dizem no Marajó -  aquela não tratada ou filtrada -  por exemplo.

A lei diz ser necessário um bebedouro para cada 200 frequentadores. Em locais que recebem mais de mil pessoas, são necessários seis bebedouros, mais um a cada 300 frequentadores adicionais. 

Dizem que é mais difícil essa moda pega  por aqui, na Belém quatrocentona, que um bichano coreografar o rit ' A mulher não deixa não...'


Gatos yoga

Porem, trata-se, antes de mais nada, de uma importante medida de saúde pública, já que, muita gente deixa de beber água nas baladas, especialmente a juventude, para não pagar por isso, ou, já que vai ter que pagar caro, troca a água por mais álcool. 
É boa  essa Soninha!... Parabéns.

PT PARAENSE ATROPELA A FRACA DIREÇÃO DA LEGENDA E PARTE PARA O DEBATE PÚBLICO

http://www.pitacospoliticos.com.br/ilustracoes/1010_outubro/estrela.jpgPor Luiz Feitosa*
Parte 1
Errando duas vezes

Uma das características históricas de alguns setores da esquerda ou como recurso de alguns espertalhões para se evitar que ocorra o debate sobre assuntos que lhes incomodaram ou que tenham de se explicar. Os debates internos do PT se constituíram nos principais momentos de formação da sua militância, e o processo de autocritica política da sua ação através da avaliação dos fatos históricos e identificando qual foi o seu papel que resultaram em resultados positivos ou negativos.

A vitória eleitoral do PT no Pará ao governo do estadual em 2006 foi resultado de longo processo de lutas políticas e eleitorais, embates oriundos da resistência de setores populares e sindicais antes, durante e após o fim da ditadura militar. Essa vitória foi o coroamento de anos de disputa com os setores adversários e de cunho ideológico antipopular. Todavia o que vimos no governo estadual após 2006 foi a hegemonização da máquina estatal sob um comando centralizado pela tendência petista Democracia Socialista (DS), tendência que contava com a própria governadora como um dos seus membros, ela própria ex-vice prefeita da capital e ex-secretaria de governo da capital, que viu de perto e sentiu na pele que este tipo de concentração não foi benéfica ao PT e ao governo do Prefeito Edmilson Rodrigues.

No governo estadual ocorreu a reedição das falhas e erros políticos que se apresentaram através da condução do governo: o esvaziamento do poder de decisão e encaminhamento da estrutura partidária, o poder sendo transferido para o dentro do governo, os esvaziamentos dos diretórios regional e de alguns diretórios municipais, as cooptações de dirigentes políticos através das indicações de cargos de confiança, transformando as disputas politicas em disputas por cargos, na lógica de quem têm mais indicados tem mais força interna no partido, numa preparação ao PED – Processo Eleitoral Direto e na prática antiga de contagem de “garrafas”.

Relembrando que essa prática já fora utilizada pela antiga Força Socialista (atual APS/PSOL) quando assumiu a principalidade do governo em Belém, resultando assim numa área ao redor do governo, numa forma distorcida de governabilidade sobre o partido, sempre arrogante, conforme o historiador Daniel Aarão Reis Filho, no resultado da sua dissertação de mestrado e transformando na obra “A Revolução Faltou ao Encontro: Os comunistas do Brasil”, que relata em detalhes a formação, isto é, a deformação ideológica e de caráter das pessoas que são submetidos às formas de controle psicológico e se não rompe ao seu controle, então passa a reproduzi-la, no caso vimos como o controle centralizado do governo é fundamental, pois existe apenas um grupo “apto” a dirigir todo o processo e caminhos do governo, configurado em núcleo duro, exclusivo e às vezes passional.

Estava desta maneira dadas as formas de controle sobre o partido e sobre os movimentos sociais, que se tornaram “dóceis” ou mesmo passivos ao que se passava a sua frente. O núcleo duro da DS no governo Estadual conseguiu reproduzir de forma mais deteriorada da então praticada pela APS (antiga Força Socialista), devido muito dos seus membros terem sido militantes de outras organizações clandestinas que formariam a Força Socialista, aproveitaram dos antigos militantes da APS e que traziam suas práticas de atuação no interior do partido e dos movimentos sociais.

Os demais militantes foram transformados paulatinamente em marionetes, pois nessa lógica de controle sobre todos e tudo, não há espaço para quem gostaria de fazer a discussão, e nem  eram levados realmente a sério quando pleiteavam. Deveriam só e somente aderir ao projeto do núcleo duro, ou seja, era preciso acomodar-se, traduzindo para calar-se aos desmandos, fingir-se de morto, em hipótese alguma não fortalecer qualquer tipo de alternativa de pensamento, resumindo-se a fazer apenas o coro contra os possíveis militantes divergentes, que seriam e foram rotulados numa nova roupagem do era dito entre 1997 até 2004, basta relembrar as palavras dos discursos que eram repetidos a exaustão tipo: “quem faz críticas está contra o governo” e “aliados dos coveiros de sonho”.

As lideranças partidárias e sociais foram enfraquecidas ou cooptadas, induzidas a concordar em quatro anos de governo com este tipo de lógica, foram reduzidas a satélites ou conforme suscitei acima, transformadas em marionetes, a quem não é preciso pedir opinião, afinal já estavam contabilizadas como tropas dirigidas extra-oficialmente pelo núcleo duro da DS no governo estadual.

O processo avaliativo

O Diretório Regional estabeleceu uma forma de discussão sobre a avaliação do governo estadual, as causas do fracasso e definir as tarefas para período futuro, não poderíamos ficar  mais apreensivos sobre como se daria o processo e como seria dado o pontapé inicial, devido o Pará ter sido o único estado do Brasil que não conseguiu reeleger o governante, mesmo possuindo uma “grande” coligação e a mais rica campanha.
Ao ler o texto do historiador e Prof. Dr. Pere Petit da UFPA intitulado “A derrota do PT no Pará: de quem é a culpa? que indicou o grau do aprofundamento do debate, sem esquecer o rigor cientifico sobre os fatos históricos, sem tergiversar e fugir aos objetivos de uma verdadeira análise, lembrando que diante de uma discussão sincera e profunda poderemos colher uma estratégia que recoloque o PT novamente em sintonia com a sociedade, com as suas necessidades e lutas, senão a nossa ação será fadada ao fracasso, carece de ser atualizada.

Os textos prof. Petit, do Prof.Ms. J. Arroyo e outros têm a importância de aprofundar sem se preocupar com espaços e tamanho de texto, conforme a direção do PT estadual tenta disciplinar o debate. Os textos estão sendo difundidos na blogesfera, algo novo que permitirá ampliar o foco e minucias dos detalhes políticos e técnicos. Através da blogesfera poderemos desnudar os erros, aprimorar o senso comum coletivo e a voz aos militantes do PT, que não possuem mandatos políticos e querem fazer parte da politica partidária, conforme o nosso estatuto partidário.

A tendência Articulação de Esquerda(AE) defende a discussão ampla, geral e irrestrita pela base partidária, por dentro dos movimentos sociais. Quem for contrário ao debate diga então qual é a sua posição e escreva isso claramente. Quem se habilita?

PS: Na próxima semana, iremos aprofundar a análise do texto da DS, devido aos inúmeros detalhes e já em primeira mão a presente análise se tornou muito grande e por isso optamos em emiti-la em partes sem prejudicar o entendimento do leitor.

*Luiz Feitosa é professor, membro da direção estadual da Articulação de Esquerda

O PONTO DE ÓRBITA DO PLANETA QUE FICA MAIS PRÓXIMO DO SOL E DA CHUVA: BELEM DO PARÁ...

Hoje vamos viajar descontraidos com uma seleção de BELAS imagens da Metrópole da Amazonia: venha com MVIVA e vibre de emoção...!

 por EACampos

Por EACampos
por EACampos

 Por Miquéias Motta

por Emilio Leite
Por Land Nick

por Douglas
Blog Espaço Aberto

 por Antero Marques

 Blog Espaço Aberto

 Por Girlene Portela

 por Miquéias Motta

 Por Tgnegreiros

 Por Girlene Portela

 por Girlene Portela

 Por Girlene Portela

 Por Girlene Portela

 Por Madson Melo

 Por Sérgio Pamplona

 Por Walter Alves

 Por Girlene Portela

por Ivone Medeiros 

Túlio Cordeiro
Ivone Medeiros
 Por Ivone Medeiros
 Por Léo Cruz

 Galeria Made In Amazonia

Por Girlene Portela 
 
Fonte: Belém Detalhes

ELEFANTE BRANCO: PASSARELA DA JÚLIO CEZAR, DESPERDÍCIO AFRONTOSO...

Elefante branco inspirado na Disneylandia

Por Eduardo Bueres

Essa passarela é um verdadeiro escândalo forjado e estruturado a ferro e aço... 

É zombar da inteligencia alheia o numero de vãos (escadas) de acesso que inventaram  serem necessários para a travessia na passarela (4), pelos engenheiros perdulários que a criaram, lances profundamente cansativos até para cadeirantes, caso neles estivessem pensando para justificar a lambança.

Extensão absurda equivalente a dezenas de metros que precisará ser vencida pelos pacientes pedestres belemenses que, sem alternativa, necessitam deste importante benefício para com segurança atravessarem essa  tumultuada via. 

É gritante como essa linguiça foi esticada...!

Um desperdício de dinheiro e material que, acredita-se: daria para construir mais duas, caso tivessem adaptado o projeto original á nossa realidade  optando, por exemplo, pelo modelo que existe em frente ao estádio Mangueirão, na Rodovia Augusto Montenegro, estrada que é bem mais larga, possuindo apenas 2 lances de escada, edificação simples que,  há anos vem funcionando perfeitamente, atendendo a população sem nenhum transtorno, sendo testada especialmente pelas grandes torcidas do Remo e do Paysandu em dias de jogos.

Essa passarela nova, afronta a paciência dos pobres contribuintes e, certamente, será mais um elefante branco que beneficiará, diante á história, somente aqueles que ordenaram e os que lucraram com a confecção da dispendiosa obra...

O povo que a bancou, aguardem: preferirá arriscar-se entre os carros que perder bons 15 minutos de "viagem" por essa  disneylandia,   monstrengo metálico da Avenida Júlio Cezar... 

Quem nos dera que o nosso atuante Ministério Publico investigasse e nos dissesse  o quanto nos custou essa super "marmota"...

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

SITUAÇÃO DE JADER PIORA: É DENUNCIADO POR SONEGAÇÃO FISCAL PELA PROCURADORIA GERAL DA REPUBLICA



Ex-deputado Jader Barbalho é acusado de sonegar Imposto de Renda
Segundo dados da Receita Federal, ex-deputado do PMDB deveria pelo menos R$ 2,8 milhões ao Fisco. Ele tenta anular cobrança na Justiça


O Globo,24.01.2011

O ex-deputado Jader Barbalho





BRASÍLIA - Barrado pela Lei da Ficha Limpa nas últimas eleições, quando disputou o Senado , o ex-deputado Jader Barbalho (PMDB) ainda tem contas a prestar à Justiça. O político paraense, que já teve seu nome envolvido em fraudes na Sudam e chegou a ser algemado e preso pela Polícia Federal, é acusado de sonegar Imposto de Renda. Segundo dados da Receita Federal, Jader deveria pelo menos R$ 2,8 milhões ao Fisco. A autuação da Receita levou a Procuradoria Geral da República a denunciá-lo por sonegação fiscal. Ele tenta anular a cobrança na Justiça.


Venda simulada de gado para justificar rendimentos


O crime teria sido cometido entre 1997 e 2000. Na época, Jader era senador. De acordo com os auditores, ele teria usado uma série de artifícios para deixar de recolher o Imposto de Renda. Um deles seria a venda simulada de gado para justificar seus rendimentos, mesma acusação que já recaiu sobre um colega de partido, o senador Renan Calheiros (AL).


Documentos da Receita Federal mostram que os auditores vasculharam a vida fiscal de Jader. Analisaram livros-caixa, boletos bancários, guias de recolhimento, contracheques. No auto de infração, os técnicos da Receita sustentam que não há documentos que comprovem a comercialização dos bois. Os frigoríficos também não tinham registro contábil do negócio.


Os auditores estranham o fato de parte do pagamento ter sido feita antes da entrega dos bois, sem qualquer contrato. Em várias transações também não há registro bancário dos pagamentos. Jader sustentou que recebeu em dinheiro cerca de R$ 2,6 milhões entre 1997 e 2000. O ex-deputado também é acusado de deixar de recolher imposto referente a ajudas de custo que recebeu do Senado. A devassa feita pela Receita foi concluída em 2002. Desde então, Jader tentou anular as multas com recursos administrativos ao próprio Fisco.

Chávez diz que sua reeleição em 2012 "está escrita"



O presidente venezuelano, Hugo Chávez, assegurou este domingo que sua reeleição nas presidenciais de 2012 "está escrita" e insinuou que o período 2013-2019 pode ser o último em que governará o país.
"Voltarão a me eleger em dezembro de 2012. Isto está escrito! Para continuar subordinado a vocês até 2019 e aí, sim, é verdade, que eu vou me mandar", brincou Chávez falando a milhares de simpatizantes que protestaram aos gritos, pedindo que continue a governar por mais tempo.
"Bom, veremos, porque este ano vou completar 57 [anos], estou perto dos 60 já", respondeu o presidente, que em várias oportunidades manifestou a intenção de governar até 2021 e até 2030.
Chávez poderá se candidatar em dezembro de 2012 a um novo mandato presidencial, depois da aprovação de uma emenda constitucional, em fevereiro de 2009, que permite a reeleição indefinida.
No sábado, o presidente venezuelano também afirmou que em 2012 o partido oficial levará "a maioria dos governos e prefeituras", o que permitiria ao seu governo continuar construindo 'a pátria bolivariana'.
"Estou certo de que quando houver, em 2015, eleições para uma nova Assembleia Nacional [Parlamento unicameral] também ganharemos a maioria, porque só assim poderemos continuar assegurando a marcha pacífica da democracia venezuelana e construindo o socialismo", afirmou o presidente.

FONTE: FOLHA.COM

UNIPOP - Instituto Universidade Popular apresenta a peça "Maiandeua"


COISA LINDA...
O espetáculo conta a história de Joana da Barca, uma jovem que sumiu aos 12 anos, ao cair em um rio da Amazônia, e reaparece sete anos depois cheia de encantos e crenças, para buscar o amor do passado, Pedro, e levá-lo para o mundo dos encantados da ilha de Maiandeua. O ressurgimento de Joana, que havia sido levada pelas águas do rio em plena "hora grande", é motivo de crença e esperança entre os moradores. Entre uma conversa e outra sobre a vida dos outros, comadres e vizinhas retratam as crendices populares ao alertarem sobre o perigo das "beiras de rios" e das "matas" em determinadas horas do dia. Na hora dos encantados, segundo elas, o risco é de as pessoas serem levadas, misteriosamente, para a Ilha de Maiandeua. As crendices, porém, encontram resistência entre os doutores da Lei e da Ciência.


A história de amor cheia de encantos entre Joana e Pedro e os conflitos entre a ciência e as crendices populares se passam na década de 40, na Vila da Barca, um dos antigos mocambos de Belém. Para retratar o espetáculo, palafitas, pontes e casebres foram reconstruídos, especialmente para o espetáculo, farão o público rememorar o cenário da Vila da Barca de décadas atrás, misturando encantarias com as problemáticas cotidianas do local, fruto do descaso das autoridades.

Montado pelo Grupo de Teatro da Unipop sob a direção do arte-educador e historiador Alexandre Luz, o espetáculo "Maiandeua" é uma adaptação do texto, do mesmo título do autor paraense e imortal da Academia Paraense de Letras, Levi Hall de Moura. "O espetáculo vai mostrar que nossa cultura é permeada de feitiços e encantos de uma espiritualidade misteriosa, que ultrapassa a mera questão folclórica de nossas comunidades ribeirinhas", afirma Alexandre Luz.


Ficha Técnica:
Elenco:
Amanda Santos,André Souza,Andrei Souza,Clause Monteiro,Claudia Santiago,Nete Pamplona,Gabriela Mendonça,Geovani Moia,Jorge Anderson,Janaína Andrade,Maria Silva,Marisa Barros,Priscila Oliveira,Artur Coelho Filho,Sttefane Trindade,Tainá Lima,Vanda Lopes e Washington Luís


Adaptação de Texto:
Alexandre Luz
Iluminação:
Walter do Carmo
Assistência de Iluminação:
Adriane Gonçalves
Sonoplastia:
Duda Souza e Henrique Garcia
Cenografia:
José Luiz Santos
Assistência de Cenografia:
Grupo de Teatro da UNIPOP
Figurino:
Nete Ribeiro e Grupo de Teatro da UNIPOP
Direção:
Alexandre Luz


Serviço:
Espetáculo: Maiandeua
Local: Porão Cultural da UNIPOP.
Endereço: Av. Senador Lemos, Nº 557 – Umarizal. Próximo à Praça Brasil, entre D. Pedro I e D. Romualdo de Seixas.
Dias: 20, 21, 22, 27, 28 e 29 de Janeiro
e 03, 04, 05, 10, 11, 12, 17, 18 e 19 de fevereiro de 2011
Horário: 20h
Ingresso Promocional: (meia entrada para todos) R$ 5,00


Fontes:
UNIPOP
André Souza via Orkut