O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

quinta-feira, 31 de março de 2011

Site cubano CubaDebate lança sua versão em português


Com versões das Reflexões de Fidel Castro e artigos da atualidade sobre diversos temas nacionais e internacionais, Cubadebate inaugura ontem sua página em idioma português, que pode ser acessada no endereço http://pt.cubadebate.cu/http://pt.cubadebate.cu/.

Esta página se une às versões em inglês e em francês de uma série de multiblogs em pelo menos 8 idiomas que começaram a  ser publicados, como preparação para um novo design do site, presente na internet desde 5 de agosto de 2003.

Não é um espelho mimético do site em espanhol. Cubadebate em português reproduz alguns dos materiais mais populares e os serviços da chamada web 2.0, com canais próprios no Facebook e no Twitter, além de manter abertas suas páginas com as opiniões dos internautas. Também possui um canal com informações do Brasil, com a conta Cubadebate_bra.Cubadebate_bra.

EM PORTUGUÊS
 
Nota aos leitores do MVIVA
 
Retomo agora as postagens do MVIVA após tres dias de descanço e agradeço ao sub-redator Zôlho Diçartre que me 'rendeu' neste periodo. 
 
Eduardo Bueres

terça-feira, 29 de março de 2011

LULA - E O BRASIL - CHORA COPIOSAMENTE POR JOSE DE ALENCAR

http://www.somosbiografia.com.br/wp-content/uploads/2010/12/Jose_Alencar_sorriso.jpg.
Por Eduardo Bueres

SE DEUS QUISER ME LEVAR, ELE NÃO PRECISA DE CÂNCER...
 (José de Alencar)

 O ex- vice presidente do Brasil, Jose de Alencar, 79 anos, faleceu de  câncer e falência múltipla dos órgãos no início desta tarde  exatamente as 14:41, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. O ex-presidente encontra-se sedado e, segundo os primeiros informes, estava no momento em que faleceu cercado por sua toda a sua família. 

Foram 13 anos de luta, 17 cirurgias e muita, muita garra no enfrentamento de suas batalhas.

Para esse batalhador e guerreiro das causas boas, que nasceu pobre na pequena cidade de Muriaé, Minas Gerais, o destino armou para ele  a importante tarefa para que viesse a ser, mais adiante, o parceiro ideal do primeiro operário que assumiu a presidencia da República que ajudaria na construção do formidável legado que deixou em parceria com o presidencia presidente Lula. 

Era o parceiro ideal por ser reconhecidamente dotado de elevados valores morais e éticos, além de funcionar como um nome distencionador no arraial da direitona brasileira que sempre esteve insuflada pelos donos, serviçais e vassalos  dos grandes jornais que, há décadas, sabotavam quaisquer possibilidades da esquerda brasileira chegar ao poder. 

Segundo as últimas informações o ex- presidente Luis Inácio Lula da Silva, que encontra-se em Portugal acompanhado da presidenta Dilma Roussef, acabou de tomar conhecimento da morte do aguerrido companheiro e que, mesmo preparado para todas as circunstancias que cercavam frágil saúde de Alencar,  foi tomado de forte abalo e emocionou-se bastante não tendo conseguido segurar o choro por ter sido possuído por grande sentimento de tristeza, sendo que, ele e a Presidenta Dilma, segundo rumores, estariam se preparando para retornar imediatamente para o Brasil.  

OPORTUNÍSMO MÓRBIDO:

LAMENTAVELMENTE O PIG VAI FATURAR MUITOS PONTOS EM NÍVEL DE AUDIÊNCIA EM CIMA DO OBITUÁRIO DO EX-VICE DE LULA, BOBAGENS E INSINCERIDADE QUE SEMPRE ACOMPANHAM ESSES ABUTRES MERCADOLÓGICOS QUE  FAREJAM ESTES FATOS DE FORMA CÍNICA E OPORTUNISTA.

MORREU JOSÉ DE ALENCAR - O BRASIL ESTA DE LUTO !

http://216.59.16.221/bw/imprensadobrasil.com.br/portal/wp-content/uploads/2010/11/jose_alencar.jpg

ESCANDALO CABELUDO! : JUÍZES E ATÉ DESEMBAGADOR SUSPEITOS DE COMANDAR FRAUDE MILIONÁRIA DEIXA TODA A SOCIEDADE BRASILEIRA ESTARRECIDA!




http://downloads.open4group.com/wallpapers/explosao-da-bomba-atomica-62920.jpg
"Em 32 anos de magistratura, nunca vi uma coisa tão séria", diz a corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, ao falar das investigações que descobriram um esquema de empréstimos fictícios comandado por magistrados.
'Nunca vi coisa tão séria', afirma ministra sobre fraudes
CORREGEDORA NACIONAL DE JUSTIÇA, ELEIANA CALMON: ESTARRECIDA COM A GRAVIDADE DOS FATOS 


Por Ricardo Lima/Folhapress
"O caso me deixa preocupada, porque está caminhando para a impunidade disciplinar. Mas é emblemático. É muito grave e deixa à mostra a necessidade do Poder Judiciário se posicionar", diz.

Os desvios patrocinados por um grupo de juízes federais a partir de empréstimos concedidos pela Fundação Habitacional do Exército foram objeto de investigação dos próprios magistrados.


'Nunca vi coisa tão séria!', afirma ministra sobre fraudes

Reportagem da Folha revelou que contratos foram celebrados em nome de associados fantasmas da Ajufer e juízes que desconheciam ter feito qualquer empréstimo.

Documentos mostram que, de 2000 a 2009, a Ajufer (Associação dos Juízes Federais da 1ª Região) assinou 810 contratos com a fundação. Cerca de 700 foram fraudados. Ao menos 140 juízes tiveram os nomes usados sem saber, aponta apuração da própria Ajufer.
Folha - Como começou a investigação na corregedoria?Eliana Calmon - Tive conhecimento com a ação de cobrança. Chamei o dr. Moacir. Ele me disse que tinha havido vários empréstimos e que colegas não pagaram. Chamei a presidente que o antecedeu, dra. Solange [Salgado]. Então, tive ideia dos desmandos na administração da Ajufer.
Quem mais foi ouvido?
Conversei com o general Burmann [Clovis Jacy Burmann, ex-presidente da fundação do Exército]. Ele me disse que a única pessoa que cuidou dos empréstimos foi o dr. Moacir. Voltei a ele, que me disse tudo. A partir da hora em que ele me confirmou que tinha usado indevidamente o nome dos colegas eu não tive a menor dúvida.

Ele admitiu a fraude?
Ele admitiu tudo. E que os antecessores e diretores da Ajufer não participaram

O que a levou a determinar o afastamento do juiz [decisão suspensa pelo STF]?
Os juízes estavam nervosíssimos. Um queria dar queixa na Polícia Federal, o outro queria entrar com uma ação. Teve juiz que chegou a dizer que ia mandar matar o dr. Moacir. Enfim, eu teria que tomar uma posição.

O que a sra. temia?
Meu temor é que ele ocultasse provas ou fizesse incursões. Ele mandou me entregar uma mala de documentos. 


Os juízes auxiliares ficaram estupefactos de ver os os contratos, empréstimos de R$ 300 mil, R$ 400 mil. Causou muita perplexidade encontrar talonários de cheques já assinados pela presidente que o antecedeu.

Por que o TRF-1 não afastou o dr. Moacir, em janeiro, com base na investigação?
O corregedor votou pelo afastamento, mas o tribunal entendeu que era injusto afastá-lo e não afastar os demais envolvidos.


Alguns juízes temem que haja impunidade.
Doutor Moacir era uma pessoa muito simpática e o tribunal tinha dele o melhor conceito. Ficam com "peninha" dele. "Coitadinho dele". Não é coitadinho, porque ele fez coisa gravíssima.

Entre os suspeitos há algum desembargador?
Há ao menos um desembargador envolvido, tomou empréstimo alto, me disse dr. Moacir, e não pagou.

Monografia sobre Guerrilha do Araguaia vira livro no Pará


Editora Labor
 
Dois jovens comunistas paraenses reuniram seus esforços e talentos para editar um livro que procura traçar uma panorâmica da participação do povo na articulação da Guerrilha do Araguaia, a partir de fontes primárias colhidas por Paulo Fonteles enquanto advogado dos posseiros no sul do Pará. O livro se chama “Guerrilha do Araguaia: luta e apropriação da massa campesina” e os autores são Pedro Fonteles e Laércio Braga.
 
A pesquisa de Pedro e Laércio foi feita originalmente como trabalho de conclusão do curso de história da Faculdade Brasil-Amazônia, em que ambos cursaram história. Defendida em junho de 2010, a monografia está prestes a virar livro a ser publicado pela editora Labor, provavelmente no próximo mês de maio. Pedro é filho de Paulo Fonteles e os dois jovens são filiados ao PCdoB.

Nova abordagem
O material colhido por Paulo Fonteles durante sua participação na “Caravana” dos familiares dos mortos e desaparecidos que percorreu a região no período de outubro de 1980 também foi utilizado como fonte de pesquisa, além de diversos relatos orais colhidos nos locais de operação da guerrilha pelos autores. “O trabalho faz uma incursão pela bibliografia correlata ao tema e pretende contribuir com novas abordagens e discussões sobre o mesmo”, explica Pedro Fonteles.
O Livro discorre sobre a luta e a apropriação da massa campesina em torno dos acontecimentos gerados entre 1972-1975, na Guerrilha do Araguaia. Esse movimento reuniu um grupo de jovens, em sua maioria, alcunhados localmente de “paulistas”, militantes do PCdoB, que tentaram implantar, a partir dos sertões da região conhecida como Bico do Papagaio, a resistência contra a ditadura instalada no país desde o golpe de 1964. Os guerrilheiros foram ferozmente aniquilados pelas Forças Armadas brasileiras, mas obtiveram resultados práticos nos movimentos sociais campesinos até hoje atuantes.
“O livro debate sob uma perspectiva de uma ‘história vista de baixo’, analisando o grau de intensidade e participação da população campesina no movimento”, contam os autores.

Vitória moral
Para Pedro Fonteles, o movimento guerrilheiro promoveu uma mudança de mentalidade que ultrapassou as fronteiras do Araguaia, foi para ele, a grande sementeira da organização da luta camponesa pela posse da terra.

Os autores concluem que é preciso colocar a Guerrilha no patamar justo das grandes realizações do povo brasileiro, vitoriosa ou derrotada, com a amazônia sendo cenário de uma revolução popular que deixa o seu legado marcado na mentalidade nacional.

“De derrotada, a Guerrilha se viu vitoriosa. Uma vitória moral, que contribui para o triunfo da democracia nos anos posteriores", avalia Pedro.

Vermelho

PROTESTO EM MASSA NO AMAZONAS: ESTUDANTES E SERVIDORES DA UFAM EM PÉ DE GUERRA !


A coisa esta feia em Manaus (AM)  - Servidores administrativos e estudantes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realizam uma manifestação, às 7h desta terça-feira, na entrada do campus universitário, na Avenida General Rodrigo Otávio, Japiim, zona sul.
O protesto é contra ‘congelamento’ de salários, privatização dos hospitais universitários, aumento da tarifa do transporte coletivo e retirada dos ônibus que fazem a integração gratuita dos universitários. 
Segundo o coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Amazonas (Sistesam), Carlos Augusto Gomes de Almeida, o protesto deve durar uma hora, e, da universidade, os manifestantes seguirão em carreata para a Praça do Congresso, no Centro. “Ainda não foi definido indicativo de greve, mas nós aprovamos um calendário de mobilização que vai até o dia 14 de abril”, afirmou. 
As manifestações tem como objetivo retirar de tramitação da Câmara Federal um Projeto de Lei e uma Medida Provisória que prejudicam os servidores públicos federais. O Projeto de Lei nº 549/2010 prevê o ‘congelamento’ de salários dos servidores públicos por um período de 10 anos, impedimento da realização de novos concursos para reposição de pessoal e redução de gastos com investimento na administração pública. A Medida Provisória nº 520/2010 institui a privatização de Hospitais Universitários.
A Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) informou que cinco ônibus continuam fazendo integração normalmente no campus da Ufam. O órgão declarou que havia uma proposta de fazer o ramanejamento de algumas linhas de ônibus dos terminais de integração 1 e 2, mas que o estudo não será levado adiante.
Paralisação em Parintins
Estudantes, professores e servidores administrativos do campus de Parintins (a 369 quilômetros a leste de Manaus) resolveram paralisar as atividades nesta segunda-feira, em protesto contra o número reduzido de docentes e a falta de segurança.
A Reitoria da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) informou que enviou representantes para negociar com os manifestantes durante a assembléia geral, marcada para a manhã desta terça-feira, para definir se dão continuidade à greve.
O presidente Associação dos Docentes da Ufam (Adua), Antônio Neto, e representantes do Sintesam declararam apoio à manifestação e viajaram ao município, no final da tarde desta segunda-feira, para participar das negociações. 

Notícias da Amazonia
Fonte: Portal 24 horas
.

GULA ? É POUCO : JUÍZES FEDERAIS MARCAM PARALISAÇÃO POR AUMENTO DE SALÁRIO PARA R$30.675,00 E AMEAÇAM PASSAR POR CIMA DO CONGRESSO "OMISSO".


http://blogpretonobranco.files.wordpress.com/2010/11/justica01.jpg?w=271&h=293
.
Juízes federais marcaram uma paralisação nacional para o dia 27 de abril. Um dos principais objetivos do movimento é forçar a aprovação de um reajuste de 14,79% para os magistrados que, segundo eles, tem base na Constituição Federal. Paralelamente a isso, a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) protocolou uma ação no STF pedindo que o tribunal reconheça a suposta omissão do Congresso ao não aprovar o reajuste e determine a revisão.
Segundo o presidente da Ajufe, Gabriel Wedy, há setores do STF que entendem que o próprio Supremo pode conceder o reajuste diante de uma omissão do Congresso. Se o aumento for concedido nos moldes do que foi pedido ao Congresso, o salário dos ministros do STF, que é o teto do funcionalismo, passará dos atuais R$ R$ 26.723 para R$ 30.675. Como a remuneração dos juízes é toda escalonada com base no teto, um reajuste do salário do STF representará imediato aumento para toda a categoria.
Não é a primeira vez que a entidade recorre ao Supremo para aumentar os contracheques dos juízes. Em 2000, às vésperas de um anunciado movimento grevista de magistrados, o STF concedeu uma liminar garantindo auxílio-moradia para a categoria, o que representou aumento na remuneração e acabou com o risco de greve.
Chefe do Judiciário, o presidente do Supremo, Cezar Peluso, não quis comentar hoje a decisão dos juízes federais de paralisar as atividades no próximo dia 27. Em agosto, seis meses após o Judiciário ter recebido a segunda parcela de uma revisão salarial, Peluso encaminhou ao Congresso o projeto de lei propondo o reajuste de 14,79%. No entanto, a proposta ainda não foi votada pelo Legislativo e a Ajufe sustenta que o Congresso está em dívida.
Wedy garantiu hoje que no dia da paralisação o Judiciário decidirá casos de emergência. "A população pode ficar tranquila. Vamos atender os pedidos de urgência", afirmou, citando pedidos para concessão de medicamentos e leitos hospitalares e processos envolvendo habeas corpus e prisões. A paralisação de um dia foi aprovada por 74% dos 767 juízes que participaram de uma assembleia realizada na semana passada. Se o movimento não sensibilizar o Legislativo, uma nova assembleia poderá ser marcada para avaliar a necessidade ou não de uma greve.
Por Agência Estado

segunda-feira, 28 de março de 2011

BRIGA FEIA ! : TIÃO VIANA DO PT E JOSÉ SARNEY PMDB ENTORNAM O CALDO.

Tião Viana diz que não pertence ao "submundo" de José Sarney

Rio Branco (AC) -  Em vídeo divulgado no site do Senado, o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP) diz que o ex-senador e atual governador do Acre, Tião Viana (PT), vazou para o jornal "O Estado de S.Paulo" um dossiê com "denúncias infundadas" contra ele, que teria originado o escândalo dos atos secretos em 2009. O vídeo antecipa alguns episódios da biografia autorizada de Sarney que foi lançado nesta na semana passada como parte das comemorações dos 45 anos do PMDB.
No vídeo e no livro Sarney diz que a crise do Senado em 2009 foi consequência dessas denúncias feitas por Tiao Viana, insuflado por servidores insatisfeitos e motivados por promessas de cargos se ele se elegesse presidente da Casa na disputa que os dois travaram na eleição daquele ano.
Temendo repercussão negativa, no vídeo de um minuto e seis segundos, entretanto, Sarney disse que o episódio com Tião Viana já está superado e elogia sua administração como governador do Acre.
"Chegou ao meu conhecimento que tinham entregue ao senador Tião Viana um dossiê e ele teria passado a "O Estado de S. Paulo". Havia um movimento de funcionários aqui, e a luta interna era muito grande entre grupos de funcionário. Mas, na realidade, isso é coisa ultrapassada, e o Tião Viana está sendo um bom governador do Acre", diz Sarney no vídeo.
O senador Jorge Viana (PT-AC), irmão do governador, ficou revoltado e disse que a biografia exige reparos, pois Tião foi "vítima" e não algoz no processo sucessório de 2009.
Eu acho lamentável que a disputa eleitoral no Senado conste dessa biografia e perpetue essa grande injustiça. O Tião foi vítima do esquema de poder em Brasília. Não criou nem difundiu dossiês. Se tem algum compromisso com a verdade, essa biografia exige reparos, pois cita fatos que não correspondem a verdade - criticou Jorge Viana. Fonte: O Globo
Ainda sobre o caso -
Ao comentar sobre as críticas de Sarney sobre os dossiês que ensejaram uma crise no Senado em 2009, o governador foi enfático ao afirmar que “dossiê é coisa para especialista e não faço parte deste submundo”. 

Irmão do governador, o senador Jorge Viana (PT) também não deixou barato as declarações do presidente do Senado em sua biografia que para ele merece reparos se quiser que a verdade prevaleça. “Acho lamentável que essa disputa no Senado conste dessa biografia e perpetue essa grande injustiça. O (governador) Tião (Viana) foi vítima do esquema de poder em Brasília”, enfatizou o senador. 
Depois das críticas ao governador acreano, José Sarney tentou minimizar, tratando as acusações como “coisa pequena” e “episódio ultrapassado”. “São apenas quatro linhas das 624 páginas do livro e eu o (governador) Tião Viana sempre tivemos boas relações e sei que ele está fazendo um bom trabalho no Acre”, disse Sarney. 
Ainda na resposta ao senador maranhense, Tião Viana deixou claro que ele é um superespecialista, se referindo ao fato dele produzir escândalos no Senado e diferenciou a sua geração política do presidente do Senado. “A minha geração democrática não pertence a esse submundo”, enfatizou. 
Em 2009, José Sarney, já presidente do Senado,  foi um dos principais protagonistas de um escândalos que tinha como pano de fundo os atos secretos onde teria nomeado diversas pessoas próximas a ele. “Havia  um movimento de funcionários e a luta interna era muito grande”, reconhece Sarney ressaltando que o dossiê tem mais a ver problemas políticos enfrentados pelo próprio maranhense. 

Fonte: O Rio Branco, do Acre

domingo, 27 de março de 2011

POLICIA: PASTOR CANALHA E PRESO NO MOTEL COM MENINA DE 13 ANOS


BELÉM - Um pastor foi preso em flagrante na madrugada deste domingo em um motel em Itaituba, no sudoeste do Pará, com uma adolescente de 13 anos. No local, representantes do Ministério Público, Conselho Tutelar e Conselho de Infância e Juventude faziam uma blitz de rotina quando viram Edson Luis Freitas chegando com a menor. Ouvida pela polícia, a adolescente disse que não imaginava que seria levada a um motel. As informações são da Globonews.

Após o flagrante, a polícia prendeu uma mulher suspeita de aliciar a menor. Segundo representantes do MP, um grupo de meninas entre 12 e 13 anos estava na orla da cidade quando o pastor chegou de moto, conversou com Elizabeth da Cruz, que teria feito a intermediação, e saiu com a garota.

A mulher e o pastor negam as acusações. Ela deverá responder por corrupção de menor e ele, por tentativa de estupro de vulnerável. Ele foi encaminhado ao presídio.

Portal Terra

PARABENS! - VIVA O VER-O-PESO ! ! !

http://www.belemdopara.com.br/images/belemnafoto/veropeso3.jpg
Hoje o ver-o-peso, mais conhecido cartão postal de Belém faz 384 anos, são quase 4 séculos presente no cotidiano desta cidade e no imaginário dos paraenses. Seu presente, além de todo o carinho do povo de Belém, será sem dúvida a tão prometida reforma nessa, que é a maior feira livre da América Latina e uma das 7 maravilhas do Brasil.

OS OLHOS DO MUNDO ESTÃO ARREGALADOS: BRASIL FABRICOU MAIS CARROS QUE OS EUA

http://www.hprepres.com.br/blog/wp-content/upLoads/industria-auto1.jpg
Pelo segundo ano seguido, o Brasil produziu mais automóveis do que os Estados Unidos. Sem incluir comerciais leves, caminhões e ônibus, em 2010 as montadoras locais produziram 2,82 milhões de carros e as americanas, 2,73 milhões. 

Nesse segmento, o Brasil é o quinto maior produtor, atrás da China (13,8 milhões), Japão (8,3 milhões), Alemanha (5,5 milhões) e Coreia (3,86 milhões). Os EUA estão em sexto lugar e a Índia em sétimo (2,81 milhões). A produção mundial atingiu 58,2 milhões de automóveis, número que, somado aos veículos comerciais, totaliza 77,6 milhões de unidades, 25,7% a mais que em 2009.
Entre os dez maiores fabricantes, quatro cresceram acima do índice nacional. O México produziu 50% mais que em 2009, os EUA cresceram 35,4%, a Índia, 33,9% e a China, 32,4%. O Brasil cresceu 14,6%. A projeção para este ano é de alta de apenas 1%, para 3,68 milhões de veículos, o que abre grande chance de ser ultrapassado pela Índia, que deve manter seu ritmo acelerado.

-O Estado de S.Paulo


Postado por Luis Favre

A ORDEM ERA PARA MATAR!: MARINHA DO BRASIL ORDENOU A MORTE DE MILITANTES ANTI-GOLPISTAS GUERRILHEIROS NO ARAGUAIA EM 1972



Doc­u­mentos escritos pelo Co­mando da Mar­inha rev­elam que havia a de­ter­mi­nação prévia de matar os in­te­grantes da Guer­rilha do Araguaia, e não apenas der­rotar o maior foco da luta ar­mada contra a di­tadura mil­itar.

Os pa­péis, de setembro de 1972, re­latam a preparação da Op­er­ação Pa­pa­gaio, uma das prin­ci­pais ofen­sivas das Forças Ar­madas contra o grupo criado pelo PC do B entre Pará, Maranhão e a região norte de Goiás, que hoje é o Es­tado do To­cantins. A doc­u­men­tação a que a Folha teve acesso faz parte do ac­ervo da Câ­mara dos Dep­utados. Era con­fi­den­cial até 2010, mas foi lib­erado para con­sulta pública.

“A FFE [Força dos Fuzileiros da Esquadra] em­pen­hará um gru­pa­mento op­er­a­tivo na região entre Marabá e Araguaína para, em ação con­junta com as de­mais forças amigas, elim­inar os ter­ror­istas que atuam naquela região”, afirmam duas “di­re­tivas de plane­ja­mento”.

Fonte:Folha

PARA ALÉM DA FRAUDE QUE ENCOBRIU A INTERVENÇÃO ESTRANGEIRA NA LÍBIA

http://download.ultradownloads.uol.com.br/wallpaper/51426_Papel-de-Parede-Caca-Tornado-GR--51426_1280x960.jpg
O Brasil entrou de gaiato ao fazer da abstenção um “nada opor”  
à agressão encabeçada pelos EUA

“Kadhafi representa o controle dos recursos da Líbia por líbios e para líbios. Quando ele chegou ao poder dez por cento da população sabia ler e escrever. Hoje, é cerca de 90 por cento a taxa de alfabetização. As mulheres, hoje, têm direitos e podem ir à escola e conseguir um emprego. A qualidade de vida é de cerca de 100 vezes maior do que existia sob o domínio do rei Idris I”.

Timothy Bancroft-Hinchey, em “Líbia, toda a verdade”, publicado no Pravda, da Rússia.
Só no primeiro dia, 110 mísseis Tomahawk (que custam US$ 1,5 milhão de  dólares cada) foram disparados por navios e submarinos americanos, matando 42 civis líbios.
Essas incursões mortíferas das grandes potências à Líbia compõem uma requintada farsa que cristaliza um perigoso procedimento de múltiplas facetas. O mais acintoso é a leitura de conveniência que fazem de uma resolução mal acabada do Conselho de Segurança da ONU, graças à qual bombardeios de aviões e mísseis, violando o prescrito, operam  uma verdadeira intervenção estrangeira, visando a derrubada do líder Muamar Kadhafi e usando os bandos sediciosos como suas colunas em terra.
http://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2011/02/USS-Enterprise-Mediterranean-Sea.jpg
É uma fraude calculada que só foi possível devido à colaboração, pela omissão, de países que sabiam claramente da falácia dessa impostura, chamada zona de exclusão aérea. Sabiam, disseram que ia dar no que deu, mas preferiram fugir da raia, chancelando a agressão.
http://www.redebrasilatual.com.br/temas/internacional/2011/03/cinco-paises-iniciam-ataques-aereos-a-libia/image_preview
França e Reino unido, Cinismo e interesses comerciais acima dos valores humanos

A resolução da ONU é um primor de cinismo direcionado, ao abrir brechas para manipulações ao gosto dos agressores, o que, diga-se de passagem, pelo menos no que diz respeito à França, foi só um tapa-buraco burocrático. Seus aviões já estavam agindo mesmo antes da formalização da carta branca.
http://www.professorjuniorpaiva.com.br/wp-content/uploads/2011/03/ataque-%C3%A0-libia.jpg
O resultado concreto desse conluio é a recomposição dos grupos revoltosos, que iam ser derrotados no sábado em que começaram as incursões estrangeiras. Não se pode dizer que essa ofensiva atípica esteja predestinada a uma vitória, nos termos sonhados pela chamada “coalizão”. No entanto, haja o que houver, a Líbia sairá totalmente fragilizada desses episódios, tornando-se vulnerável à saciedade das potências coloniais.
http://www.guarulhosnoticias.com.br/portal/wa_upload/image/thumb_464_333_2005_civis%20deixando%20a%20l%C3%ADbia.jpg
Insegurança para todos

Essa fraude remete a muitas reflexões. Que país pode se sentir seguro diante de um quadro tão farsesco? Tudo o que se alegava era que uma força internacional seria necessária para proteger civis dos ataques do exército regular. A primeira mentira aí é que não há civis nas praças, como aconteceu no Egito. Há, sim, grupos fortemente armados no exercício de ataques com armas pesadas. Grupos que têm em suas fileiras muitos militares desertores, inclusive de artilharia.
http://www.abola.pt/img/fotos/mundos/ap/internacional/libia/rebeldes.jpg
Isso a mídia mercenária não pôde esconder. Ao contrário, toda hora exibe “rebeldes” dando tiros à toa como se tivessem munição de sobra.
http://www.gazetamaringa.com.br/midia/tn_627_600_25-Libia-Rebeldes_3.jpg
Pior ainda é o próprio estatuto casuístico de que se serviu o Conselho de Segurança. O direito internacional terá de presumir sua interferência em conflitos entre países ou em missões de paz, desde que solicitadas por governos constituídos. Não é o caso da Líbia.

Nas matanças de Gaza, nada se fez

Foi, sim, o caso do morticínio promovido em Gaza pela aviação e por foguetes israelenses do dia 28 de dezembro de 2008 a 18 de janeiro de 2009, 21 dias de atrocidades, com um total de 1.412 palestinos mortos. Nesse longo período, o Conselho de Segurança babou e os EUA usaram seu poder de veto para impedir todo e qualquer ato que freasse a ação ensandecida promovida por Israel. A lixeira de Jerusalém, aliás, coleciona dezenas de resoluções da ONU em todos os níveis, e não aparece uma viva alma para chamar seu governo às falas. E a mídia não fala mais nisso.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/galeria/images/2009011312.jpg
Ataque israelense a Gaza
A fraude que está ensejando matanças indiscriminadas na Líbia também assinala com ênfase a falência do instituto da soberania nacional. Você estará sendo levianamente irresponsável se considerar que o bombardeio em outro país, para favorecer insurretos, tem algum escopo moral.
http://f.i.uol.com.br/folha/mundo/images/10257108.jpeg.
No caso específico, autoridades mais lúcidas já vinham antevendo as intenções das potências ocidentais em embarcar na onda de descontentamentos em alguns países árabes para alvejar aquele que ia melhor das pernas na consecução de um projeto social de grande alcance: Kadhafi inverteu as taxas de analfabetismo – de 90 para 10%, registra o mais alto IDH da África, (0,755,em 53° lugar no mundo, comparável aos 0,699 do Brasil, em 73°) e está num processo de modernização que prevê grandes investimentos, incluindo a construção de 1 milhão de casas em dez anos para uma população total de 6,5 milhões.
http://lh5.ggpht.com/molotov.coquetel/SBdIjb3g2bI/AAAAAAAAB9g/O0cjyHj--ZM/terroristas-palestinos-mortos-por-israel%5B4%5D.jpg
Ataque aéreo israelense á Gaza. O ocidente não moveu uma palha...
A Líbia de Kadhafi administrava com equilíbrio as rivalidades tribais atávicas e ainda oferecia refúgio para 1 milhão e meio de egípcios e outros milhares de africanos. Com a sedição de Benghazi, reacenderam-se feridas a partir de algumas tribos da região da Cirenaica, uma das três províncias do país.

Obama despontou até seus correligionários

A fraude que deu na agressão à Líbia aconteceu quando Barack Obama visitava à América Latina, de olho no petróleo do pré-sal brasileiro e na transformação da China no principal comprador do Brasil, Chile e Argentina. Essa visita foi tão burlesca que, depois dela, o governo anunciou a importação de álcool dos Estados Unidos, algo jamais pensado, mas causado pela ganância dos usineiros brasileiros.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjOiG2jJYid3cYjb9HYX5iqKK8S6IJbTtgZmpBFwsR3oQVTlcH2ZDnGlbtKye1wQltlxR462kwSZgE_9_4mpgxam9FuccrNiCe2O3z7EeeXhhPF9XfMsK-gUZCcX_7a2R2JXxO0qnUj4Z4/s400/Obama+no+Brasil.jpg

O títere da ditadura invisível quer porque quer criar fatos sensacionais para recuperar a imagem desbotada, e está tomando atitudes tão desesperadas que conseguiu irritar até os aliados: em geral, decisões dessa natureza são previamente submetidas ao Congresso.
http://estaticos01.cache.el-mundo.net/america/imagenes/2010/03/18/1268932038_0.jpg
O Deputado Dennis Kucinich, do partido democrata americano, desejou o impeachment de Obama
O deputado Dennis Kucinich, do seu partido, aventou a possibilidade de pedir o seu impeachment por conta de sua atitude irresponsável sob todos os aspectos. Com o apoio dos também democratas Barbara Lee, Mike Honda, Lynn Woolsey e Raúl Grijalva ele acusou Obama de "mergulhar outra vez os Estados Unidos numa guerra que não podemos financiar". O grupo foi mais além ao afirmar que o deslumbrado presidente entrou numa “guerra precipitadamente com um conhecimento limitado da situação no terreno e sem uma estratégia de saída".
http://www.hobbymodelismo.com.br/fotos/pav03.jpg
Até mesmo na mídia norte-americano houve restrições a essa ordem de agressão. O analista político Michael Walzer questionou: “O objetivo é resgatar uma rebelião fracassada, que as tropas ocidentais façam o que os rebeldes não puderam fazer sozinhos: derrubar Kadafi? Ou é apenas mantê-los lutando pelo maior tempo possível, com a esperança de que a rebelião pegue fogo e os líbios dêem cabo em Kadafi por si mesmos? Ou é apenas chegar a um cessar-fogo? Parece que nem os envolvidos no ataque são capazes de responder a essas questões”.
http://claudiomafra.files.wordpress.com/2010/06/obama_yes_we_can.jpg
Apesar da boa vontade de alguns jornalistas, quem realmente ordenou a primeira carga pesada de mísseis foi Obama. Só que sua atitude foi tão indigna que ele tenta dar a entender que está tirando o corpo fora -  mais uma grosseira lorota que quem tem o mínino de tutano  não pode engolir.
http://www.regnumnovum.com/wp-content/uploads/2010/10/Sarkosy.jpg
Sarkozi, oportunista francês da direita racista

Já Nicolas Sarkozi amarga uma sucessão de derrotas em eleições locais e dificilmente será reeleito, conforme as tendências registradas hoje. Ele apela e tenta reacender nos franceses de centro e da direita o velho gosto colonial compensatório, em meio aos escândalos de corrupção, favorecimentos e subtração de direitos sociais. Não é diferente a atitude do premier britânico, David Cameron, que neste sábado foi alvo de umas das maiores manifestações de rua em Londres, em protesto contra os cortes orçamentários, que afetarão a vida dos ingleses.
http://communityallowance.files.wordpress.com/2010/06/david-cameron-2.jpg
David Cameron
A vacilação que pode custar caro ao Brasil

Essa fraude também arranhou a política externa brasileira, que  nos últimos anos havia resgatado  o sonho iniciado com Jânio Quadros, João Goulart, Afonso Arinos e Santiago Dantas. Graças a uma ostensiva priorização dos nossos interesses, o Brasil vinha sendo uma referência obrigatória juntamente com seus parceiros do BRIC (Rússia, Índia e China).
http://n.i.uol.com.br/noticia/2010/03/11/o-ministro-das-relacoes-exteriores-celso-amorim-recebe-o-ministro-da-alemanha-guido-westerwelleno-palacio-itamaraty-em-brasilia-durante-a-visita-oficial-do-diplomata-alemao-por-varios-paises-1268285573433_615x300.jpg
Só se pode atribuir a vacilação no Conselho de Segurança à inexperiência da presidente Dilma Rousseff e a incompetência do seu chanceler Antônio Patriota, um diplomata medíocre, que parece saído do “orfanato” - como o ex-chanceler Azeredo da Silveira definia o Itamarati acuado no tempo da ditadura.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjYCpcyzHiwysMFsoIOzUPEaGou8udoOXMsZUMBX3ywD1uzC__AxCme6nq_ZL-hl8jckynBa1VurWaWkWyHZiErqWCpNWGcEoAnEQ3uSHoRWumFGqhoaDRDuMLw78T0CfU1outqojyX_ro/s1600/Dilma+e+Patriota.jpg
Dilma e Patriota
Junto com essa decisão, o Brasil também entrou na pilha das manobras contra o governo do Irã, embarcando na velha tática de brandir a questão dos “direitos humanos”,como fenda para forjar a intervenção externa nesse país. O governo Dilma não pode cair numa esparrela: por que também não votam uma investigação sobre as bárbaras violações na prisão de Guantánamo, que o próprio Obama prometeu desativar e deixou o dito pelo não dito? E no Iraque? E O tratamento perverso dispensado aos palestinos e árabes em geral pela polícia política de Israel? Eles podem barbarizar? O Brasil nada faz contra tais perversidades, apesar do acúmulo de denúncias?
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQyL72c5TUJfuVkGqAvnY0LsiXwao3Fd064m0k2YTzgUhhARMcXtw&t=1
Criança palestina assassinada em  ataque aéreo israelense
Visto para além dessas agressões moralmente insustentáveis contra a Líbia, o mundo que acredita na soberania dos povos está perigosamente vulnerável. Nós já vivemos ameaça semelhante, em 1964, só que não foi preciso o apoio da frota norte-americana estacionada de frente para o nosso litoral. Aqui, derrubaram o governo no grito.
http://www.ler-qi.org/IMG/jpg/607.jpg
______________________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________________.


O CERCO APERTA PARA AS REDES SOCIAIS

'PALANQUE LIVRE' É  BLOQUEADO


Dessa vez, tiraram do ar o  site do 'Palanque Livre', por onde o autor deste texto enviava o JORNAL ELETÔNICO POR CORRESPONDÊNCIA. 

"Fiquei imobilizado até que o preparadíssimo  Ruben Albuqueque, cobra em informática,  viesse em meu socorro e procedesse a transferência do programa de e-mail para o domínio   pedroporfirio.com.

Graças a esse jovem, da boa safra da UFRJ, você está recebendo minha matéria por outro endereço. No entanto, ainda vou depender de algumas providências para recuperar os e-mails que estavam no pop.palanquelivre.com. Se isso não for possível, comunicarei aos amigos, pois em alguns há material para novas colunas."


Com Ficha Limpa só em 2012, foragido da Justiça volta à Assembleia de Alagoas



Foragido da Justiça e denunciado sob acusação de homicídio, João Beltrão (PRTB) vai ser "devolvido" à Assembleia Legislativa de Alagoas graças à decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de adiar a validade da lei da Ficha Limpa para 2012.

Um dos candidatos a deputado estadual mais votados de Alagoas, Beltrão havia sido barrado pela lei.

Ele foi denunciado sob acusação de ser um dos mandantes da morte de um ex-policial militar ocorrida em 1996 e teve a prisão preventiva decretada em fevereiro. O advogado de Beltrão, Gedir Campos, diz que não há nenhuma prova que relacione seu cliente ao crim
e.

PARÁ 'CONSPIRA' CONTRA O AMAZONAS E BELÉM PODE SUBSTITUIR MANAUS COMO SUB-SEDE DA COPA DE 2014


Tá explicado?não!!!. O cacique Amazonino em apuros: esta sendo duramente cobrado pela possível e insuportável 'vergonha' que poderá acontecer em 2014.
É o que diz a matéria postada no 'Portal Holanda', do estado do Amazonas, sugerindo que os 'conspiradores' paraenses estão secretamente empenhados em 'passar a perna' nos pobres manauaras em 2014. Só faltou combinar com os paraense que, ignoram, completamente, essa 'invencionice' que é alimentada por gente que, de alguma forma, tira proveito dessa falsa disputa . Confira:
 

Irresponsabilidade ou incompetência !

O governo do Pará faz um trabalho de bastidores junto a CBF e Fifa para sediar os jogos da Copa de 2014, caso Manaus não avance em obras básicas e acabe "desqualificada". Um camelódromo começa a ser construído no porto de Belém, com o propósito de "limpar" o centro histórico da cidade. O grupo Uai e outras empresas que construíam o camelódromo provisório de Manaus, e que abandonaram o projeto depois da interferência do Ministério Público Federal, foram chamados para tocar a obra, que é uma parceria público - privada. Em resumo, todo o dinheiro que esse grupo vinha investindo no camelódromo de Manaus, agora vai para Belém.

Cidade sem comando


Por falar em puxar para baixo, houve gente que não gostou das declarações do presidente do Implurb, Manoel Ribeiro, sobre a possível desqualificação de Manaus como subsede da Copa de 2014. Ribeiro disse que a cidade está perdendo a condição para sediar os jogos. Tem razão. Os projetos básicos - seja O BRT (Bus Rapid Transit) ou monotrilho não andam. O camelódromo não sai e as obras do estádio continuam paralisadas. Não falta dinheiro, mas há pedras no caminho. Retirar esse entulho juridico, legal, é um grande problema mesmo.

Fonte:Portal do Holanda

BARBALHO APREENSIVO:BRECHAS LEGAIS AINDA PODEM DEIXAR JADER DE FORA DO SENADO

Belém (PA) - A decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), esta semana  que tornou inválida a vigência da Lei da Ficha Limpa para as eleições de 2010, foi discutida por  juristas  em Brasília. 

A opinião mais consensual é a de que a determinação não deverá ser aplicada automaticamente em benefício dos candidatos que se dizem por ela prejudicados. A Justiça deverá analisar cada caso para ver se nele se configura a hipótese julgada pelo STF ontem em repercussão geral. Sobretudo no caso do ex-deputado Jader Barbalho (PMDB-PA), o único considerado ficha suja com base na nova lei, em julgamento ocorrido em outubro do ano passado.

O advogado da senadora Marinor Brito, o especialista em direito eleitoral André Maimoni, considera que o caso do peemedebista está encerrado, mas acredita que a sua defesa irá apresentar um recurso chamado embargos de declaração, aproveitando-se da brecha de que o acórdão do seu julgamento ainda não foi publicado.
A situação do Jader é a seguinte: ele foi julgado, deixou de ser candidato e foi retirado do pleito. Tanto é que abriu espaço para o PMDB apresentar recurso, e novamente perdeu esse processo. Essa é a situação: ele não é candidato, então essa decisão não pode alcançá-lo. Essa é a tese que o PSOL defende. Ocorre que o acórdão do processo dele ainda não foi publicado, o que significa algo no sentido de que o julgamento ainda não foi concluído. Ele poderia entrar com embargos de declaração e de algum modo questionar a decisão do Supremo. É encima disso que os advogados dele se baseiam. Ou seja, como não houve um encerramento, eles entendem que haveria possibilidade da reversão dessa decisão. 

Fonte O Liberal

NOCAUTE NA SOCIEDADE!...: STF PODE ADIAR VIGÊNCIA DA LEI DA FICHA LIMPA POR UMA DÉCADA

http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR6IBpA3xVaUFSSJ4KqHKE9yPsJKbXS3S5QQEvj19asYArjKN5Ygw
Isso ocorrerá se a Corte decidir que candidatos só podem ser barrados após esgotados todos os recursos à Justiça

Depois de anular o efeito da Ficha Limpa sobre as eleições do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) caminha para outro debate que pode adiar a entrada da lei em vigor por cerca de uma década. Os próximos julgamentos na Corte sobre a Ficha Limpa indicam que dificilmente a lei valerá integralmente para as eleições municipais de 2012

O Estado de S.Paulo

UMA 'FRUXTRAÇÃO' INESQUECÍVEL

http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQJCyckAC2tr7EGdhGQWaOGFzUXU8HejLI3m_9vnmoJXpp1atA6.
Por
Zuenir Ventura (O GLOBO)

Melhor que não tivesse dito nada. Depois de classificar a Lei da Ficha Limpa como "um dos mais belos espetáculos democráticos", instrumento de "purificação do mundo político", o ministro Luiz Fux estreou no STF contrariando a expectativa que ele próprio nos fez criar dele.
Optou por dar mais dois anos de bem-bom aos corruptos. Apegou-se ao artigo 16 da Constituição e desprezou o 14, que prega a moralidade na vida pública. Na prática, preferiu beneficiar a banda suja.

Pois eu e a consciência democrática do país, que não entendemos de leguleio, preferimos a companhia de Cármen Lucia, Ellen Grace, Ayres Brito, Ricardo Lewandowski e Joaquim Barbosa. Em compensação, Jader Barbalho não sabe como agradecer ao novel ministro Fux pelo desempate.

A luta de Saramago contra a cegueira religiosa

 

 

A publicação, em 1991, do romance O Evangelho Segundo Jesus Cristo, de José Saramago, provocou escândalo em Portugal e em várias outras nações onde a Igreja Católica tinha uma posição proeminente.

Por José Carlos Ruy

O romance, que ajudou a consolidar o prestígio do escritor português e a difundir sua obra, foi visto, no melhor espírito medieval, como herético, cuja publicação deveria ter sido proibida, como defendiam muitos religiosos eminentes.

Por uma razão muito simples: pôs o dedo na ferida do preconceito e da hipocrisia dos religiosos. Era obra de autor comunista. Saramago era militante do Partido Comunista Português, foi destacado jornalista na imprensa partidária e defendia uma solução revolucionária e socialista para a crise aberta em Portugal depois da Revolução dos Cravos, de 1975. Mas esta é parte da explicação para a reação negativa. A outra, e principal, pode ser localizada no explícito e militante ateísmo do escritor. O romance humaniza a figura de Jesus Cristo e reescreve sua “biografia” de um ponto de vista profundamente crítico à religião baseada no martírio, no sofrimento e no culto da morte.

Em 1991 Sousa Lara, o Sub-Secretário de Estado adjunto da Cultura de Portugal, membro do governo dirigido pela direita, retirou O Evangelho Segundo Jesus Cristo da lista oficial das obras portuguesas que concorreriam a um prêmio literário europeu, alegando que ele atentava “contra a moral cristã". Em protesto, Saramago mudou-se para a ilha espanhola de Lanzarote, nas Ilhas Canárias, pertencentes à Espanha, onde viveu seus últimos anos.

O arcebispo da cidade portuguesa de Braga, D. Eurico Dias Nogueira, em maio de 1992 acusou Saramago de ser ateu confesso e comunista impenitente que, por isso, não podia ter escrito O Evangelho Segundo Jesus Cristo: “a apregoada beleza literária, a existir nesta obra, longe de atenuante e muito menos dirimente, constitui circunstância agravante da culpabilidade do réu, seu autor”, disse, usando palavras que ecoam uma reação contra a liberdade de expressão que recordam um mundo superado há pelo menos dois séculos, mas cujo sentido permanece vivo na mente ultrapassada de religiosos saudosos das fogueiras da Inquisição.

A reação religiosa contra a publicação de O Evangelho Segundo Jesus Cristo estava centrada numa ideia fundamental: somente a Igreja Católica pode interpretar os escritos bíblicos, tese reafirmada muitos anos depois (em abril de 2009) pelo o papa Bento XVI: "os estudiosos católicos não podem interpretar a Bíblia de uma maneira independente, nem de um ponto de vista científico ou individual".

A aversão católica contra Saramago manifestou-se inúmeras vezes. Por exemplo, quando recebeu o prêmio Nobel de Literatura, em 1998, o diário oficial do Vaticano, L'Osservatore Romano condenou a premiação alegando que “Saramago é, ideologicamente, um comunista inveterado”. Mesmo a morte do escritor não amenizou a ira religiosa e, ao dar a notícia, o mesmo jornal oficial do Vaticano classificou o escritor como "populista extremista" e "ideólogo antirreligioso".

Saramago reagiu com bom humor quando comemorou, muitos anos depois (em 2009), a perda de poder da Igreja. "A mim, o que me vale, meu caro Tolentino, é que já não há fogueiras em São Domingos", disse ao teólogo católico José Tolentino de Mendonça. E, numa ocasião, propôs a inclusão de dois novos direitos na Declaração Universal dos Direitos Humanos: o direito à dissidência e à heresia, reforçando a defesa da liberdade de pensamento, consciência e religião.

José Saramago que, em outubro de 1998 tornou-se o único escritor de língua portuguesa a receber o Prêmio Nobel de Literatura, publicou 17 romances, entre eles Levantado do Chão (1980), A Jangada de Pedra (1986), O Evangelho Segundo Jesus Cristo (1991), Ensaio Sobre a Cegueira (1995) e Caim (2009), cinco peças teatrais, quatro livros de contos, três livros de poemas, cinco livros de crônicas e dois livros de memórias.

Vermelho

Lula acompanha Dilma na visita a Portugal em momento delicado

“A presidenta Dilma Rousseff desembarcará, na próxima terça-feira, em Portugal para uma viagem de apenas dois dias ao país. Ela chega a Lisboa no momento em que os portugueses tentam contornar a crise interna política e econômica. 

Dilma tem reuniões com o presidente português, Aníbal Cavaco Silva, e o primeiro-ministro demissionário, José Sócrates, que renunciou ao cargo no último dia 23.


Porém, a visita de Dilma a Portugal registra uma situação especial, que é o fato de ela estar acompanhada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que será homenageado por três entidades portuguesas. No entanto, a presidenta também tratará de questões políticas na visita a Portugal, que vive um momento delicado.

Em meio a severas dificuldades econômicas, o Parlamento português rejeitou de forma unânime um pacote de medidas de austeridade. 
 
A decisão contrariou o primeiro-ministro, que apresentou sua renúncia ao cargo, na última semana. Porém, o presidente português decidiu que até a escolha do sucessor, ele será mantido com plenos poderes.”

Fonte:Correio do Brasil / ABr

Do Blog BRASIL! BRASIL!

Financial Times sugere que Portugal seja anexado ao Brasil para sair da crise


Redação Portal IMPRENSA

Em artigo publicado na edição desta sexta-feira (25), a equipe de colunistas da seção Lex do Financial Times sugere que Portugal seja anexado ao Brasil para sair da crise econômica e política em que vive: "Aqui vai uma maneira 'out-of-the-box' para lidar com o problema: anexação pelo Brasil (uma década de 4% de crescimento anual do PIB, muito mais elevado recentemente). Portugal seria uma grande província, mas longe de ser dominante: 5% da população e 10% do PIB", lê-se na coluna mais influente do jornal britânico de negócios e finanças.


O premiê José Sócrates renunciou ao cargo, na última quarta-feira (23), após ver seu plano de austeridade ser rejeitado pela Assembleia Nacional Portuguesa, pela quarta vez. De acordo com o presidente do Banco Central Europeu, Jean-Claude Juncker, Portugal precisaria de um empréstimo de 75 bilhões de euros (cerca de R$ 175 bilhões) para solucionar os elevados endividamento e déficit públicos. Antes de renunciar, Sócrates resistia aceitar ajuda externa.


Para o FT apesar da perda de status, Portugal sairia ganhando caso tornar-se uma província brasileira: "A antiga colônia tem algo a oferecer, mesmo para além da diminuição dos 'spreads' de crédito e, proporcionalmente, déficits e contas correntes governamentais muito mais baixos. O Brasil é um dos BRIC, o centro emergente do poder mundial. Isto soa melhor lar que uma cansada e velha União Europeia", escreve o FT, em tradução feita pelo portal luso Económico.


Para o diário britânico, a União Européia vê em Portugal um membro problemático: "Sem governo, elevada resistência à austeridade e crônico desempenho econômico".
 
Repostado do blog O Esquerdopata

QUE VERGONHA!:PRESIDENTE DA OAB ACUSADO DE AGREDIR ESPOSA


http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQn1i9p4tjS9-O5KOLVofqE1pjFY18orw2IV2cK18pzDeilhaX97A.
A Lei Maria da Penha foi criada para proteger as mulheres contra a violência doméstica. A OAB nacional tem por tradição combater qualquer tipo de violência. No Amapá, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Ulisses Träsel, não apenas ignora a Lei Maria da Penha, mas também envergonha os colegas advogados, ao partir para a ignorância contra duas mulheres.
As ocorrências foram registradas na Delegacia Especializada de Crimes Contra a Mulher (DCCM). O primeiro Boletim de número 150532, de 27 de janeiro deste ano, tem como vítima a odontóloga Patrícia Lima Ferraz, esposa de Ulisses Träsel. Ela comunicou à delegacia, que Ulisses Träsel a agrediu fisicamente e a ameaçou de morte. O advogado que deveria ser o primeiro a defender os direitos das mulheres teria, conforme a ocorrência, prendido a esposa na cama, aplicando-lhe vários tapas no rosto, à altura da orelha esquerda, provocando hematomas. A vítima foi encaminhada a exame de Corpo de Delito.
Outra vítima de Ulisses Träsel foi a cirurgiã dentista Sol Moramay Salgado Lins. Ela procurou a Delegacia Especializada de Crimes Contra a Mulher no dia 17 de fevereiro. A cirurgiã disse que foi abordada de maneira grosseira e ameaçadora, pelo presidente da OAB Amapá.
Em documento encaminhado ao presidente do Conselho de Odontologia do Amapá, Moisés Pereira dos Santos a cirurgiã detalha o caso. Ela disse que a agressão aconteceu no auditório do Conselho, quando ocorria a posse dos novos dirigentes do Sindicado dos Profissionais de Odontologia (Sinodonto-AP).
A cirurgiã Sol Moramay resolveu gravar alguns discursos com o celular e, ao término da cerimônia quando levantava-se para sair, sentiu uma mão segurar com força seu ombro direito. Era Ulisses Träsel. Ele falou: “Doutora, a senhora não precisa gravar. Cuidado, você está sendo monitorada”, contou a vítima. O presidente da OAB, segundo Sol Moramay, repetiu mais de uma vez a ameaça. A cirurgiã dentista disse que ficou indignada e constrangida perante seus colegas, que assistiram a tudo. “Estou tomando providências legais, mas espero que esta casa, a nossa casa, se posicione a respeito”, disse ela em documento encaminhado ao Conselho de Odontologia

Fonte: Correio do Amapá

NOTA DE REPUDIO E SOLIDARIEDADE EM FAVOR DO BLOG A PERERECA DA VIZINHA

http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT_XuV24blr6ALhB3GyQCn25i8MUOKPISaexNvFu9rCt4J2Qy3C_w
O BLOG MILITANCIAVIVA DEPLORA FORTEMENTE TODAS FORMAS DE ATAQUE A LIVRE EXPRESSÃO DAS IDÉIAS E, SE COLOCA CONTRA A ARROGÂNCIA E A PREPOTÊNCIA, POR SEREM ESSES OS VENENOS MAIS PERVERSOS USADOS PELOS VERDADEIROS INIMIGOS DA DEMOCRACIA.
TODA SOLIDARIEDADE PARA ANA CÉLIA PINHEIRO POIS QUE, NO SEU BLOG 'A PERERECA DA VIZINHA', DESENVOLVE COM MUITA SERIEDADE E BRAVURA,  UM MUITO BRILHANTE  - E RECONHECIDO -  TRABALHO DE VERDADEIRO JORNALISMO INVESTIGATIVO,AUXILIANDO TODA A SOCIEDADE DO PARÁ E DO BRASIL Á DESNUDAR E ANALISAR OS FATOS E AS SITUAÇÕES QUE, MORMENTE, SÃO LANÇADOS PARA A CONTRA-LUZ NAS REDAÇÕES AMORDAÇADAS DA CHAMADA 'GRANDE IMPRENSA' QUE, CADA VEZ MAIS, INFORMA MENOS, PELO GIGANTISMO E FRAGILIDADE DO CONJUNTO DE SEUS INTERESSES,CABENDO ESSE PAPEL PARA A BLOGOSFERA, QUE INCOMODA, POR ENFRENTAR O PODER E OS PODEROSOS ATRAVÉS DO VEÍCULO MAIS INVENCÍVEL DO MUNDO: AS REDES SOCIAIS LIVRES NA INTERNET.


LIBERDADE, JÁ! PARA A PERERECA.


É COMO DIZ O CONHECIDO POEMA:


NA PRIMEIRA NOITE ELES CHEGAM E ROUBAM UMA FLOR DO NOSSO JARDIM...

sexta-feira, 25 de março de 2011

JIRAU E SANTO ANTONIO: PLANALTO ACUSA CONSTRUTORAS DE TRATAREM OPERÁRIOS DE FORMA ULTRAPASSADA E AUTORITÁRIA!

http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRhKVee3l3clZQYz93YN2zzNJ7QX7kkjwWvSYzmTc1TkYsHcPTn0A

Por Leonencio Nossa

O Planalto acusou as construtoras das usinas do Rio Madeira de tratar de forma ultrapassada e autoritária os operários que, na semana passada, quebraram e incendiaram alojamentos. Mas a obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) enfrenta problemas sociais criados pelo próprio governo.
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRTn72ilXQAyI5Pc4TiVyRR23XQGqxpGHg_ZwHMKCst48V3GzA7Tg
Na região onde as obras estão sendo tocadas, famílias tradicionais reclamam da perda da renda. Os moradores da localidade de Engenho Velho, na margem esquerda do rio, uma das desocupadas para abertura do canteiro de obras da usina de Santo Antônio, que junto com Jirau forma o complexo hidrelétrico, dizem que deixaram de ser ribeirinhos para virar desempregados na periferia de Porto Velho.
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSF-4Nh81KGC1ZAj0psWQyIogVH3F4qbe73PsgxHoDZR6kMpGp7yA.
Transferidos para Novo Engenho Velho, uma vila construída às pressas pelo consórcio das obras numa área mais afastada do rio, eles afirmam que tiveram suas vidas alteradas e, diferentemente das famílias pobres de bairros antigos da capital, situados na margem direita, não têm acesso a programas sociais e à assistência do poder público.
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTQ5-fT0pn5RshwEzBphsTEpx8Hlsx_cFlMfpUZXTwf9vsKs589lQ
Uma parte dos moradores da antiga vila ganhou casa de alvenaria, outra parte ainda espera a promessa de nova residência. É o caso do pescador Manoel Teles de Menezes, 60 anos. Ele reclama que na ponta do novo povoado, mais perto do Madeira, o rio não oferece condições de pesca. "Antes, tirava 40 quilos de peixe por dia. Ontem, não tirei nada", diz. "A gente jogava a rede para pegar dourado lá para cima, onde o consórcio fez um porto", completa. "Agora, só deixam pescar daqui para baixo, na água que não dá peixe."
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQgQY717__hrcog2FEj8UpMy98qG08uY9WORZR1BId7I7r7bQCSKg .
Canoa vendida. 

Os moradores estão abandonando a prática da pesca, principal atividade econômica da comunidade até a mudança. A maioria precisa fazer longas caminhadas até chegar ao rio. Muitos já venderam a canoa. Outros estão colocando placa para vender a casa que ganharam.
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRPpJsH0GaEC-prfiJVf9xNJNFHuVnymT3VRbwn3jWmvP048puM.
Sair da nova vila é o desejo da "ex-ribeirinha" Raimunda Gomes de Freitas, 55 anos. Ela morava numa palafita à margem do Madeira. Vive numa casa de alvenaria a 1 quilômetro do rio. "A vida aqui não está pior, está péssima. Eu pescava 20 quilos de peixes por dia, dava para comer e vender o restante. Aqui, a gente tem de comprar até branquinha, porque a pesca foi proibida", relata. "Na vila antiga, eu não precisa sofrer com a carestia dos preços na cidade."
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTqtjKq3mrSq2tryIbGL2co8g5PXrz9jQLvTuOTh9trJu-j5ooY.
A família de Raimunda não tem mais canoa. O trecho do rio que passa mais próximo das casas é bem mais largo e com mais correntezas do que na antiga vila, impróprio para embarcações sem motor. Raimunda reclama também da qualidade do solo. Antes, no verão amazônico (julho a dezembro), ela plantava feijão, abóbora e hortaliças nas terras da margem do rio adubadas por sedimentos acumulados na cheia.
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT4VKMzreK1iq104yYxc-OpZXpIcitiOzADXe3pUrhh3dfBAmYD .
Ela faz questão de mostrar o pequeno quintal da nova residência. "É só cascalho, veja, é terra dura, as plantas não crescem e as galinhas não engordam", afirma. 
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRK02h15IZ7nO7boDcSJHZK1iqJqcyU3UTPeccmfy0fGb6ZYBc7.
"Limão enxertado dá em todo canto. Menos aqui." A moradora conta que, após o início do projeto da usina, passou a sentir problema da hipertensão.
O Estado de S.Paulo
ENVIADO ESPECIAL
PORTO VELHO
.