terça-feira, 23 de novembro de 2010

NO PARÁ: PT,PMDB,PSDB,DEM,PPS. SACO DA MESMA FARINHA


No jogo do poder que tem intensidade política, só faz aumentar a força: essa é uma  tendencia no município de Ananindeua, região metropolitana de Belém.

O mesmo raciocínio vale para o Pará, como um todo, uma vez que nada, eu disse nada, pode ser tratado isoladamente,de maneira una: o poder é múltiplo...

Me refiro aos partidos pertencentes a direita conservadora paraense, PSDB,DEM,PPS e o coringa PMDB, que lograram sair vitoriosos nas urnas em 2010, pois que, acumularam  com essa "lavada" trabalho e capital humano, demarcaram mais e melhor o território e gestam firmemente estratégias articuladas entre si, tencionados e dispostos a levar adiante as conquistas obtidas nas urnas.

O PT paraense participará da ceia pelo controle do poder, em quaisquer circunstancias, pela expressão proporcional que obteve - só na ALEPA 9 -  no papel de noiva feia que tem a varinha mágica de Potter com o poder de mexer com  o bom humor e as bondades de Brasília e, não abram a boca ou se espantem: irá o Partido dos Trabalhadores negociar  a sua parte de interesse no Estado do Pará com todas as forças: PSDB,PMDB,PTB,PSB,etc.Aguardem!.

O seu maior problema é interno e deve chover canivete na hora de acomodar alguns graduandinhos companheiros (bagrinho não conta) na aguardada cota  de consolação que será ofertada pelo solidário governo federal.

A pergunta que não quer calar: quem será o interlocutor com Paulo Bernardo ou outro nome qualquer que venha ocupar a casa civil do governo Dilma?Ana Júlia e o seu indissolúvel 'estado maior'?; Paulo Rocha e seu grupo?; o federal Puty?; ou cada um por si e todos pelos cargos?.

O orçamento programado para o estado do Pará por conta das obras do PAC salvaria a Grécia e Portugal...

Oposição ideológica, para valer?, ficará em grande parte, por conta dos nanícos, PSOL,PSTU,PCB.. e dos coletivos mais organizados como professores,bancários,juventude,entre outros...

Por enquanto, os movimentos ainda são lentos e somente ocorrerão acelerar depois de um prévio alinhavado - a base de muito red black com água de côco -   visando a nova composição de forças  que irá se revelar  -ao vivo e a  cores- num  despudorado e muy sofisticado tabuleiro que, estará recheado de nomes de velhas raposas, as mesmas de sempre, não chegarão a surpreender nem D. Zico em Nazaré...

As discussões, ainda, estão no terreno das  concepções e formatos de como  se dará a  grande partilha e conseqüente distribuição dos 'despojos' em nível de cargos na esfera estadual, no primeiro, segundo e terceiro escalão e , da definição dos indicados para as lideranças das Casas legislativas; por outro lado faltam dados técnicos importantes, não revelados na mesa dos operadores da transição que, necessariamente terão que 'casar' com outros importantes fatores de ordem conjuntural e política...Esse gato & rato levou Edilson e Leão, os principais negociadores á Brasília.

Esse quebra-cabeça,  somente se definirá substancialmente, após instalado, de fato, o novo   (IV) governo tucano, no mês  de  fevereiro de 2011, quando já - assim espera-se -  estarão definidas colegiadamente as pedras que serão submetidas á Jatene; porque serão os nomes dos atores principais,de todas as cores, que atuarão em postos  chaves, sustentando o projeto de um governo frágil onde, não vale  a repetição do equivoco suicida do isolamento partidário, receita que levou a óbito recentemente, vocês sabem...

A quase totalidade dos cargos tanto em nível federal quanto estadual, será distribuída de acordo com critérios políticos,menos técnicos.

Por todas essas questões, não esta em pauta o ano de 2012, ano da troca do administrador municipal de Ananindeua, Helder Barbalho e de Belém, Duciomar Costa, por uma questão muito simples: o ordenamento do tempo político carece de fatos construídos; é quando a ordem dos fatores altera o produto...


Vamos aqui á uma pequena lasquinha do resultado -restrito ao Município de  Ananindeua-  para deputado federal nas eleições 2010.


Elcione Barbalho....................47.228,
Arnaldo Jordy........................ 23.640
Wladimir Costa............. ........11.883
Pastor Raul Souza...................9.453
Priante.................................. 8.250
Zequinha Marinho............... ..7.458
Zenaldo................................ .5.939
Cláudio Puty...................... ....4.757
Betinho do Psol.................. ...3.545
Gerson Peres..................... ....3.454
Andre Dias........................ ....3.141
Beto Faro............................. .2.985
Lúcio Vale........................... ..2.727
Miriquinho.......................... .2.589
Ademir................................ .2.260
Augusto Pantoja do PPS.... ....2.185
Zé Geraldo......................... ...2.104.
Panzera.............................. ..1.963
Zé Carlos do PV.................. ...1.635.
Henrique Biscaro do PTB ......1.598
Carlos Martins.................. ...1.528
Giovanni Queiroz..................1.506
Pepéca..................................1.270
Síglia Padilha.......................1.334
Bira Rodrigues........................619
Lira Maia................................593


Por aqui, da para sentir um pedaço do panorama que apontará os rumos depois de retirado o tapume em fevereiro de 2011. 

Arriba!



9 comentários:

  1. Muito bem Bueres, concordo com a frase "Oposição ideológica, para valer?, ficará em grande parte, por conta dos nanícos, PSOL,PSTU,PCB.. e dos coletivos mais organizados como professores,bancários,juventude,entre outros...", pois ganhamos a AEBA(associação dos empregados do BASA), com uma chapa de oposição. Foram mais de 300 votos de diferença. Derrotamos a chapa da DS, Artban e PCdB. Estamos crescendo e tenha a certeza: vamos ganhar o sindicato dos bancários.
    Marlon George

    ResponderExcluir
  2. Bueres,Parabéns,muito boa a análise,eu que vinha muito pouco por aqui pelo MVIVA; agora o faço todos os dias.Poucas pessoas conseguem enxergar que a divisão do poder,aqui e em qualquer lugar, se faz de forma articulada.É como uma grande cassada a raposa onde os partidos mais fortes possuem os melhores cavalos e cavaleiros para cercar a 'presa', no caso os interesses partidários.Lamentavelmente aqueles que mais trabalham para coloca-los no poder, são os que menos usufruto conseguem,ou seja: a militância e o povão sem noção.Sei que este tipo de raciocínio agride e até incomoda muita gente que esta aí com a boquinha aberta fazendo pose de lutador,mas a realidade as vezes parece pior do que é.Continue produzindo essas contribuições para que os "pensadores" da direita conservadora,como você diz, saibam que estão trabalhando a descoberto e, permanentemente são monitorados por quem soube tirar lições básicas e chegar ao poder federal.

    Um forte abraço e saudações socialístas!

    ResponderExcluir
  3. Perdão,Bueres.No comentário que fiz,mais cedo, escrevi a palavra caçada com dois ss.Deve ser o medo das famigeradas ss nazistas.Não publique antes de corrigir.
    Obrigado
    Saudações Socialístas

    ResponderExcluir
  4. Desculpe anônimo das 22:17. É que eu já estava com o dedo no gatilho.rss.Não se importe com esse errinho de grafia pois isso acontece com as melhores penas de ouro do mundo.O importante é o conteúdo do seu comentário que esta excelente.
    Obrigado pela visita camarada e venha sempre aqui.

    ResponderExcluir
  5. Companheiro Bueres, o que você esta publicando não é npovidade,invente outra: Somente o tempo vai domesticar esses costumes da baixa militância como os que se vê aí em Ananindeua.É muito triste para a juventude (a qual pertenço), assistir e ter que conviver com esse triste formato de subserviência da dupla de "secretários" Felipe,Freitas e do despersonalizado vereador Pedro,que não pode ser exemplo para nenhum povo, onde o desejo de servir á quem domina e detém a caneta é mais forte que a inteligencia; onde o amor próprio e jogado no lixo e a preferencia de viver subjugado pelo salário mercenário é uma lei que pode transformar uma futura liderança numa espécie de ridículo criado.Precisamos,URGENTE,repensar o PT Ananindeua e paraense e se possível refunda-lo!!!.Parabéns pela matéria por ter sido bastante oportuna e esclarecedora para todos nos.

    Obrigado

    Wesley

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pela visita Wesley.Quanto ao PT,concordo que é preciso avançar - e muito!- já que, pior do que esta não vai ficar; estamos no limbo.É verdade,o nosso partido inchou,ficou pasteurizado em suas posições;as lideranças principais envelheceram mas,refunda-lo? não acho que seja possível...Vamos pensar "prafrentemente",como dizia o Odoríco.

    Seja muito bem chegado e compareça sempre á esse espaço.

    ResponderExcluir
  7. Tem gente que só sabe jogar pedra,mas fazer que é bom,cadê?.É legitimo dentro da democracia á todas e a todos exprimir e transmitir suas idéias e ações de acordo com a sua consciencia ou seja,com aquilo que acredita ser o melhor para aquele momento político.Não da para sair atirando e jogando na lama o trabalho de companheiros como Felippe Bastos,Freitas e Pedro Soares, que reconhecidamente lutaram e resistiram,nos piores momentos,antes da invenção de "pára-quedistas" empurrad@s goéla abaixo da militância, quando não havia ninguém interessado em manter vivo o partido dos trabalhadores em Ananindeua.O que voce esta fazendo Bueres,não passa de uma atitude de patrulhamento e perseguição gratuita para com quem tem uma linda história de luta construída e esta cumprindo uma tarefa importante num momento que todos sabemos, ser dos mais importante para demarcação, agora, em 2012, através do oferecimento de um vice,liderança daqui de Ananindeua,verdadeira e natural,com transito bom com todas as lideranças e movimentos sociais, que é para acumular e cacifar o PT para uma futura vitoria em 2016.Não seja injusto companheiro!

    Luciane - Ananindeua

    ResponderExcluir
  8. Parabéns e desculpe, Marlon.O post certo é: parabéns pela sua vitória e de seus camaradas pelos 300 votos de diferença.Desejo-te mais vitorias e sucesso quando da futura disputa pela direção do sindicato dos Bancários.Quando a boa luta é travada a festa é da democracia.
    Grande abraço Camarada, e volte sempre,que a casa é sua.

    ResponderExcluir
  9. Luciene. Conforme é permitido,como você mesmo o diz,todas,eu disse todas, as opiniões podem e devem ser respeitadas.Aqui,minha camarada, não se excedeu o limite do que é lícito em nível ético,nem existiu nenhum ponto desregrado em quaisquer comentários que não fosse estritamente tratado no campo da política que, por sinal, não costumo e até 'condeno' quem a faz com o 'figado'.Qualquer ligeiro embaraço que alguem sentir com tudo o que aqui for publicado,contará com esse espaço aberto para oferecer sua resposta.Quanto ao patrulhamento que você se refere, eu discordo 100%, já que questionar,pautar,prover controvérsias e contestações ao conjunto de ações de pessoas públicas, faz parte da construção dialética que precisamos para avançar.As veze,como diz o mestre Cupijó: " o silencio é o pai dos males".Obrigado pela visita e, pode chegar sempre.
    Um abraço.

    ResponderExcluir