domingo, 27 de março de 2011

A ORDEM ERA PARA MATAR!: MARINHA DO BRASIL ORDENOU A MORTE DE MILITANTES ANTI-GOLPISTAS GUERRILHEIROS NO ARAGUAIA EM 1972



Doc­u­mentos escritos pelo Co­mando da Mar­inha rev­elam que havia a de­ter­mi­nação prévia de matar os in­te­grantes da Guer­rilha do Araguaia, e não apenas der­rotar o maior foco da luta ar­mada contra a di­tadura mil­itar.

Os pa­péis, de setembro de 1972, re­latam a preparação da Op­er­ação Pa­pa­gaio, uma das prin­ci­pais ofen­sivas das Forças Ar­madas contra o grupo criado pelo PC do B entre Pará, Maranhão e a região norte de Goiás, que hoje é o Es­tado do To­cantins. A doc­u­men­tação a que a Folha teve acesso faz parte do ac­ervo da Câ­mara dos Dep­utados. Era con­fi­den­cial até 2010, mas foi lib­erado para con­sulta pública.

“A FFE [Força dos Fuzileiros da Esquadra] em­pen­hará um gru­pa­mento op­er­a­tivo na região entre Marabá e Araguaína para, em ação con­junta com as de­mais forças amigas, elim­inar os ter­ror­istas que atuam naquela região”, afirmam duas “di­re­tivas de plane­ja­mento”.

Fonte:Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário