terça-feira, 12 de abril de 2011

Café Fotográfico com Alexandre Sequeira - 14 de Abril (Marabá)


Trabalhos de Alexandre Sequeira ganham o mundo
 
A Galeria de Arte Vitória Barros e a organização da II Mostra Fotográfica de Marabá convida toda a comunidade marabaense para participar do 'Café Fotográfico' com o renomado artista plástico e pesquisador Alexandre Sequeira. A atividade acontece no dia 14 de abril (quinta-feira) na própria Galeria de Arte Vitória Barros - que fica localizada na Av. Itacaiúnas, 1519 - Novo Horizonte - Marabá / PA. O 'Café Fotográfico' faz parte da programação de atividades de formação da II Mostra Fotográfica de Marabá VER-A-CIDADE - que esse ano tem como tema a seguinte proposição: 'Marabá Ontem e Hoje: Múltiplos Olhares'. De acordo com Vitória Barros - a galeria terá o prazer de começar os seus trabalhos de formação na área da fotografia nesse mês de abril com a participação de Sequeira. 
Café Fotográfico com Alexandre Sequeira em Marabá


Alexandre Sequeira, que é amigo, e já desenvolveu, e apresentou alguns de seus trabalhos na cidade de Marabá, inclusive na galeria, retorna para mais uma intervenção sua na cidade. Artista plástico de formação - Alexandre Romariz Sequeira nasceu em 1961, na cidade de Belém do Pará, tendo formado em Arquitetura pela Universidade Federal do Pará em 1983. Atualmente é professor da Faculdade de Artes Visuais da UFPA, com uma especialização em Semiótica e Artes Visuais em seu curriculo - além de ser mestrando em Arte e Tecnologia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Sempre desenvolvendo trabalhos relacionados ao campo da arte e da fotografia, Alexandre já participou de exposições no Brasil e no exterior - entre elas podemos destacar as seguintes: na França: Bienal Internacional de Fotografia, de Liege Bélgica: "Quatro Artistas Brasileiros" / Engrame / Canadá e Projeto Portfólio em São Paulo / Brasil. 
http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTJQY0Duu5oDUQNEHYtfZ6f2NOnxCD_OuAS9Cgzi5u8uZEVnhYGbA&t=1
Em seus trabalhos com a questão das artes plásticas e a fotográfia, Alexandre consegue sempre imprimir uma marca que é caracteristica sua. Primando sempre por um trabalho que não é meramente estético, suas obras primam pela valorização da questão humana e as demais questões existentes. Uma pesquisa altamente antropológica. Seus trabalhos que percorrem o mundo são bem expressivos - assim, percebemos na série de retratos de pessoas que vivem em comunidades ribeirinhas e foram fotografadas pelo pesquisador, e depois esses retratos foram impressos em toalhas que compõem o cenário de suas casas - isso só para citar uma de suas séries de trabalhos.     Alexandre
http://farm1.static.flickr.com/114/293434765_eb31c78a70.jpg
Alexandre instigará também a questão do olhar sobre a cidade - visto que atividade que vêm participar em Marabá tem esse objetivo VER-A-CIDADE em seus vários sentidos. A ideia será a de provocar debates sobre experimentação na fotografia contemporânea, para impulsionar o desenvolvimento de trabalhos artísticos na cidade de Marabá. Uma atividade bem informal que poderá trazer resultados para lá de interessantes para a cidade de Marabá - quebrando com o conceito formal e tradicional da fatografia - ampliando e alargando os horizontes e as possibilidades de se trabalhar essa arte em nossa região - visto a demanda de temáticas que temos em noss volta.
http://farm1.static.flickr.com/107/293434772_4fc27e5229.jpg
A partir dos diálogos entre os participantes, o 'Café Fotográfico' vai permitir a construção de olhares, sejam eles congruentes ou diferenciados. A proposta é justamente descobrir possíveis maneiras de integrar essas concepções na fotografia. “Mais do que ensinar questões novas, o café têm como objetivo ser um laboratório de construção de poéticas, que serão direcionadas pelo tema ‘VER-A-CIDADE’ / Marabá, explica Alexandre Sequeria.
Trabalhos de Alexandre Sequeira - Conceitos Artístico e Antropológico
Sequeira procura sermpre alertar para a seguinte questão,  enfatizando a dinâmica de pensar a cidade a partir do outro, do parceiro, em um exercício coletivo de diálogo. Uma metodologia que é base da Ciências Sociais / Antropologia. Ou seja, uma atividade que deve reunir conceitos multidisciplinares como as artes plásticas, fotografia, ciências sociais, antropologia, arquitetura e outras ciências relacionadas. Sequeira informa que a realização do 'Café Fotográfico' é sempre um espaço de "articulação de ideias, de realização coletiva”, complementa. As fotos expostas na Galeria de Arte Vitória Barros e que fazem parte da composição da II Mostra Fotográfica de Marabá, são elementos de trabalho para as reflexões do 'Café Fotográfico' em Marabá - visto que a exposição é um mosaico de imagens que retratam a cidade de Marabá de diversos pontos.

Serviço: Mais informações para participar do 'Café Fotográfico' só entrar em contato com a Galeria de Arte Vitória Barros em (94) 3324-1258 ou pelo e-mail em vitoriabarrosarte@yahoo.com.br.vitoriabarrosarte@yahoo.com.br Você pode também acompanhar informações via Twitter @ArteVB e no Facebook. A entrada e participação é gratuita! Dia 14 de Abril, às 18h. Informações também no 'Coletivo Cultura em Movimento' em jairongomes@yahoo.com.brjairongomes@yahoo.com.br ou em 94 - 8128-0035. 

Cultura em Movimento!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário