O processo de transferência de tecnologia para a produção do EC-725, na fábrica da Helibras em Itajubá – MG, vai permitir que a empresa, até 2020, adquira o know-how necessário para conceber, projetar e produzir um helicóptero no Brasil.
Esta informação foi transmitida pelo presidente da Helibras Eduardo Marson Ferreira, durante seminário sobre a Estratégia Nacional de Defesa realizado esta semana em São Paulo.
Entrevista com o Presidente da Helibrás feita em 2010
Ele revelou que as cláusulas sobre a existência de um conteúdo nacional de 50% existentes no contrato com o Ministério de Defesa para a compra de 50 aeronaves EC725, destinadas às Forças Armadas e já em execução, garantirão a capacitação da empresa brasileira – uma subsidiária do grupo Eurocopter.
“Desde o início deste programa o presidente do grupo, Lutz Bertling, já anunciava, durante uma visita ao Brasil, que a Helibras iria se transformar no quarto pilar de produção da Eurocopter, o que significa ter a capacidade de criar e produzir helicópteros para o mercado mundial”, lembra Marson Ferreira.
Implantação avançada
O programa de produção dos helicópteros militares – e, em conseqüência, de sua versão civil, chamada EC225 e utilizada no transporte offshore, entre o continente e as plataformas de petróleo, por exemplo, já está em andamento.
Como previsto desde o início, a produção das primeiras aeronaves foi realizada na França, com acompanhamento de engenheiros e técnicos militares e civis brasileiros.
A implantação das estruturas necessárias no Brasil por técnicos franceses e a capacitação no Brasil e na França dos funcionários da Helibras que produzirão as aeronaves no país, com a contratação de engenheiros (40 até o momento) e mecânicos brasileiros, já aconteceu.
E a contratação de fornecedores nacionais, escolhidos para desenvolver as várias tecnologias utilizadas nesse tipo de helicóptero, também já está sendo realizada.
Uma nova fábrica está em fase de construção, em Itajubá – MG, com sua conclusão prevista para o final deste ano e, no total, a empresa passou de 300 empregados em 2009, quando o contrato de € 1,8 bilhão foi assinado, para 560 atualmente, devendo chegar a 1.000 até 2015.
Além disso, outros conhecimentos vêm sendo adquiridos através de certificações para a realização de grandes manutenções, que também é um estágio necessário à capacitação tecnológica, incluindo-se a homologação de fornecedores brasileiros de ferramentais e serviços.
Quando todo este programa de transferência de tecnologia estiver implantado e as aeronaves militares EC725 (e sua versão civil EC225) estiverem sendo produzidas em solo brasileiro, a Helibras terá condições de definir o tipo de aeronave a ser projetada e desenvolvida no país, considerando seus objetivos de colocar o produto nos mercados não apenas do Brasil ou da América Latina, mas de todo o mundo.
Uma garantia adicional para que esse objetivo venha a ser atingido está no próprio acompanhamento da implantação de todas as etapas do projeto de produção dos helicópteros EC725 e do processo de transferência de tecnologia, feito pelos Ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, da Defesa e das três Forças Armadas.
Fonte:Cavok/fotos:mundoaero.blogspot.com;aereo.jor.br;fotos.sapo.pt;
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