sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Caos no trânsito de Belém tem solução


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O governo do Pará assinou ontem acordo para empréstimo de R$ 320 milhões para obras de mobilidade urbana que vão beneficiar toda a Região Metropolitana de Belém. O acordo firmado com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) vai garantir a construção do corredor viário entre o município de Marituba e o mercado do Ver-o-Peso, no centro de Belém. https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgx6sKQuywqTl6oW6nUpsLDxn_pCYZ8RwHaGSfw1aAt-D-fJEOaN5ydYgJwpBBiEGjA5SvBiKGm0RC9zdCdYstFr7sCJ62o6zj21o7MgdQ80JOXW1BqiX5m839CWlrczHLI530mukaYEuY/s1600/Mercedes+Capacity+%2528source+Wikipedia+Commons%2529.jpg

As obras terão início em 2014 com conclusão prevista para 2015. O governo estadual vai apresentar contrapartida de R$ 160 milhões.

Com a conclusão da segunda etapa do projeto Ação Metrópole, pode ser resolvido um dos mais graves problemas de trânsito entre as capitais do país, que é o estrangulamento do tráfego de veículos no acesso à cidade, no trecho que envolve a rodovia BR-316, o Entroncamento e a avenida Almirante Barroso, que faz a ligação com o centro da capital. A construção de um corredor de transportes de ônibus exclusivo vai desafogar o trânsito em todo o entorno da RMB.

http://thecityfix.com/files/2010/11/3529532730_a182bde455.jpg
O acordo foi assinado em Brasília e contou com as presenças do diretor-geral do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), César Meira; do coordenador do projeto Ação Metrópole, Paulo Ribeiro; da coordenadora técnica do projeto, Marilena Mácola e do representante sênior da Jica no Brasil, Masayouki Eguchi.

APROVAÇÃO

O próximo passo para a viabilização do projeto é a aprovação do Ministério da Fazenda. Técnicos do MF participaram esta semana das reuniões de avaliação do documento que permite o empréstimo. Em seguida, o projeto será enviado para a Casa Civil da Presidência da República e depois para o Senado Federal, onde deverá ser analisado e votado.

Nos próximos dois meses deverão estar concluídos os editais para licitação das empresas interessadas na construção da obra. Segundo Paulo Ribeiro, as obras do Ação Metrópole devem começar em janeiro de 2014. No final de 2015, o Bus Rapid Transit (BRT) deve entrar em operação.

O BRT é um sistema de ônibus de alta capacidade, com serviço rápido, confortável, eficiente e de qualidade. Com a utilização de corredores exclusivos, o BRT apresenta o desempenho e outras características atrativas dos modernos sistemas de transporte urbano sobre trilhos a um custo muito inferior.

Apesar de o BRT ter sua origem baseada em ônibus, tem pouco em comum com os sistemas tradicionais dos coletivos. Com mais de 160 sistemas operando atualmente ou em construção, o BRT tem se tornado a melhor escolha para melhorar a mobilidade urbana em 23 países dos cinco continentes.

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Na Região Metropolitana de Belém, o BRT terá capacidade para 180 passageiros por veículo. Interligando a Alça Viária ao centro de Belém, terá estações de integração ao longo do itinerário, sendo duas já definidas: em Marituba e no Conjunto Júlia Seffer.

Falando sobre o acordo assinado nesta quinta, Masayouki Eguchi disse que o governo do Japão se sente realizado com o investimento na melhoria da qualidade de vida em uma das cidades mais importantes da Amazônia, uma região de grande valor para o mundo. “A mobilidade urbana é um desafio para as grandes cidades e nós, com esse acordo, estamos promovendo isso”, ressaltou Eguchi.



(Agência Pará)

Um comentário:

  1. Até que em fim um governo resolveu agir no transporte urbano de Belém, que sinceramente não merece esse bando de ferro velho que circula na capital, os micros onibus que circulam na BR 316, são sucatas mesmo, pois eu estive em Belém em janeiro de 2012 e pude ver placas desses micros onibus de Campinas, interior de São Paulo, lixo, lixo mesmo...
    além de terem verdadeira poluição visual, são tantos letreiros sujos na frente desses onibus que mal dar pra identificar o que são.Parece que não a mínima viscalização tanto do governo do Estado quanto da Prefeitura, aliás, prefeito de Belém é um Zé mané mesmo!!! como pode alguem
    ser taõ burro ser prefeito de uma cidade como Belém, Belém não merece esses descso. Belém hoje, mais parece um verdadeiro esgoto ao céu aberto.
    Parabens ao governo do Estado por esta iniciativa em modernizar o transporte de Belém.
    Sou de São Paulo e espero muito ver a cidade que tanto gosto de visitar nas férias ficar melhor, parabens mesmo!!! ainda que o governador seja do PSDB..do mesmo partido do Geraldo Alkmim aqui em São Paulo..mas acredito que lá em Belém algo possa ser melhor.
    Quero ver em 2014 as obras sendo iniciadas...ok!!! estarei lá visitando a cidade maravilhosa.

    PARA O IMBECIL DO PREFEITO DE BELÉM..oh! ZE MANÉ, ACIDADE NÃO MERECE TE TER AI NÃO..CAI FORA E VER SE LIMPA A CIDADE QUE ESTÁ IMUNDA...

    abraço ao povo de Belém!!!!
    Carlos.

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