"A privatização da Dilma é partilha. FHC era concessão
“Preços pagos no leilão superam geração de caixa de aeroportos”
E aí é que está o busílis da questão.
Na Privataria tucana, o Cerra e o Farol de Alexandria vendiam a preço de banana – como fizeram com a Vale, debaixo de furiosa pressão do Cerra, segundo depoimento envergonhado do FHC – e iam embora para casa.
Ou para Miami.
Primeiro, ela não levou a leilão patrimônio nacional não renovável, como as jazidas minerais da Vale do Rio Doce (foto abaixo).
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O controle do que interessa, do que é vital, a gestão do espaço aéreo, isso continua no Brasil.
Não foi para a Espanha. 
Em segundo lugar, a Infraero é sócia dos consórcios vencedores, com participação forte – 49% em Guarulhos.
Quem ganhou mais?
Ele ou o Brasil?
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Paulo Henrique Amorim sempre impagável em seu blog sobre a “privatização” de alguns dos mais importantes aeroportos braileiros (Guarulhos, Viracopos e Brasília).
'É de se notar que o leilão rendeu aos cofres públicos R$ 24,5 bilhões, 347% a mais do que o previsto. E que as grandes empreiteiras - Odebrecht, Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez, Queiroz Galvão - ficaram de fora, à exceção da OAS.
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Aeroporto de Congonhas |
Empresas da África do Sul e da Argentina, aliadas a fundos de pensão, levaram a melhor. A combinação das duas coisas talvez explique o tom de desdém dos jornalões.
Alguns trechos:
"A privatização da Dilma é partilha. FHC era concessão
Para o Valor, na primeira página, os vencedores do leilão dos aeroportos formam um conjunto de parvos:
“Preços pagos no leilão superam geração de caixa de aeroportos”
Entraram no leilão para ter prejuízo.
A Folha, na primeira página, diz que só empresa micha venceu o leilão.
Claro: nenhuma vencedora tem a musculatura do UOL e da Folha, que, como se sabe, são blue-chips da Bolsa da Valores de Nova York.
O jornal nacional do Ali Kamel deu ao leilão o tratamento de uma batida de trânsito na rua Lopes Quintas.
[..]
Kamel parecia por lenha na fogueira da insurreição baiana
Kamel parecia por lenha na fogueira da insurreição baiana
A Urubóloga esteve implacável no Globo.
[...]
Começa com uma gigantesca imprecisão:
“… como a privatização dos tucanos, foi estatizada demais”
[...]
Começa com uma gigantesca imprecisão:
“… como a privatização dos tucanos, foi estatizada demais”
(Ela não menciona pequena diferença entre uma e outra – a dos tucanos foi a maior roubalheira numa privataria latino-americana, como demonstrou em cem paginas de documentos públicos, o Amaury Ribeiro Jr.)
E aí é que está o busílis da questão.
Na Privataria tucana, o Cerra e o Farol de Alexandria vendiam a preço de banana – como fizeram com a Vale, debaixo de furiosa pressão do Cerra, segundo depoimento envergonhado do FHC – e iam embora para casa.
Ou para Miami.
Vendiam as telefônicas a preço de banana, entregavam ao Daniel Dantas – que não entrava com um tusta – e iam embora para casa.
Ou para Paris.
Se as telefônicas não cumpriam o combinado com os consumidores, se mandavam com todo o lucro para fora e não reinvestiam, se eram as campeãs de reclamação no Procon, problema da Anatel.
A privatização da Dilma é um pouquinho diferente.
Primeiro, ela não levou a leilão patrimônio nacional não renovável, como as jazidas minerais da Vale do Rio Doce (foto abaixo).
Ou as jazidas do pré-sal da 'Petrobrax'.
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Ela leiloou a gestão de serviços.
O controle do que interessa, do que é vital, a gestão do espaço aéreo, isso continua no Brasil.
Não foi para a Espanha.
Em segundo lugar, a Infraero é sócia dos consórcios vencedores, com participação forte – 49% em Guarulhos.
E a Dilma tem direito a veto na administração dos aeroportos.
Ou seja, a Presidenta Dilma tem o pé na porta.
Não cumpriu o que prometeu, ela entra na sala.
E 49% da geração de lucro de Guarulhos não é de se jogar fora, não é isso, amigo navegante ?
É dinheiro para a Infraero aplicar em outros aeroportos essenciais à interiorização do progresso.
Aeroporto de Natal |
O que o Brasil ganhou com a concessão da Brasil Telecom ao Daniel Dantas?
ki,ki,ki,ki,ki,ki,ki, |
Quem ganhou mais?
Ele ou o Brasil?
O modelo que se pode chamar de híbrido da Dilma é manter sob controle do Estado uma formidável “golden share”, como fazia a D. Thatcher, a mãe de todos os privatizadores.
(Aqui, o Cerra jogou a “golden share” num piscinão do rio Tietê.)
A “golden share” da Dilma é o direito a veto.
[..]
É a diferença entre “concessão” e “partilha”, na Petrobras.
O Farol “concedia” as reservas de petróleo do Brasil às empresas exploradoras.
A “golden share” da Dilma é o direito a veto.
[..]
É a diferença entre “concessão” e “partilha”, na Petrobras.
O Farol “concedia” as reservas de petróleo do Brasil às empresas exploradoras.
E quem fica com a parte do leão (Infraero e o direito a veto) é a Petrobras.
A Urubóloga tem razão.
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A Urubóloga tem razão.
A privatização da Dilma é estatizada demais.
O que é uma grande diferença!'
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