domingo, 6 de maio de 2012

ENTREVISTA 'BOMBA' COM O PRÉ CANDIDATO DO PT A PREFEITURA DE ANANINDEUA LUÍS FREITAS


O Blog MILITANCIAVIVA inicia hoje uma serie de entrevistas com os pré-candidatos  do PT a prefeitura de Ananindeua, que  é o segundo município mais populoso do Pará, e o terceiro da Amazônia. Sua população é estimada em 471.744 habitantes (IBGE/2010), possuindo 253.619 eleitores cadastrados que votam em dois turnos.

MVIVA – O que esta havendo em Ananindeua com relação ao processo das prévias no seu partido, consta que o senhor esta denunciando irregularidade sobre o processo de quitação coletiva para diretamente ao Diretório Estadual do PT?.

Luís Freitas - Essa questão se refere a uma irregularidade que denunciei sobre quitação com cheques e que o   Diretório Municipal do PT em Ananindeua não acatou e, a partir daí, eu encaminhei para o Diretório Estadual do PT, que é um fórum superior, que recebeu o meu recurso com todas as provas que eu havia anexado, isso com a recomendação que esta instância chegasse antes para dialogar com o diretório municipal, para não passar por cima desta instância. Fato é que esse diretório local não consegue se reunir, pelo menos nas  ultimas dez reuniões que foram convocadas por falta de corum, entre outros vários motivos. O Diretório Estadual vai esperar a manifestação do Diretório Municipal de  Ananindeua e da executiva. Se o não houver manifestação, aí o DE-PT vai se posicionar; eles já fizeram isso  por exemplo, no município de Curuçá, envolvendo essa questão de quitação coletiva com cheque. Mas não há nada ilegal.

MVIVA –  Há uma contradição aqui?

Freitas – O PT permite quando em dinheiro mas, voce avisa ao partido que vai fazer um evento, tipo uma feijoada na casa de um tal companheiro, com a finalidade de levantar fundos para quitar a anuidade de militantes. Isso é permitido, levantar fundos para quitação de uma divida coletiva, mas, com dinheiro vivo. Em Belém teve isso nas últimas prévias; o que esta vedado é o uso de cheque em função de um passado que tu bem o conheces. Aqui em Ananindeua e no Brasil inteiro o partido vai vetar; o único momento em que é citado (pelas instâncias partidária) o uso de chegue, é  para quitar anuidade em nível pessoal, no teu nome, no valor x da tua dívida, cheque do dia, isso é legal,aí  esta tudo ok, é individual o cheque. Este é o único momento que se fala nisso;  o resto esta vetado pelo partido do Trabalhadores.

MVIVA  - Então o processo estaria se  desviando?

Luís Freitas - É esse o vício do processo que eu questiono, não é outra coisa. Tivemos em Ananindeua um calendário, o rito de debate, tudo foi cumprido direitinho; somente quando chegou nesse momento da quitação é que deu o problema: um cheque de quatro mil datado do dia 23.04, sendo que o prazo da quitação já havia encerrado atendendo o que foi aprovado pela  resolução municipal no dia 21.04. So aí voce já vê uma diferença de dois dias fora do prazo legal. 
Ouvi dizer que o pré candidato Favacho falou que todos assim o fizeram, cabe a ele provar e mostrar os outros cheques, porque eu mostrei o cheque que eu tinha na minha mão, que me chegou acompanhado com relatório da tesouraria.

MVIVA –Então o senhor tem  essas provas quanto a existência desses cheques?.

Freitas - Tenho, trata-se de cheque que deu entrada no PT, é um cheque do partido, é um cheque público do PT e consta de um relatório oficial emitido pela tesoureira do PT. Comuniquei o fato para executiva dando conta que havia esse problema com relação a esse cheque. Como eu passei o problema para executiva, era para ela automaticamente se manifestar dizendo - ‘realmente tem problema, tem que esta discriminado aqui o número de quitação equivalente ao montante do dinheiro’. Só que, a executiva municipal não fez isso o que era devido por obrigação fazer, para evitar o que o correu em Curuçá. Olha, todo mundo sabia disso, aqui ninguém é bobo, todo mundo lê, aqui todo mundo é passado na casca do alho...

MVIVA – Procede então a informação divulgada por um blog local que a direção estadual do PT estaria baixando hoje (03.05) para fazer uma possível intervenção em Ananindeua?.

Freitas – Não, não, isso já é exagero!. Primeiro que eu não entrei com nenhuma ação contra a chapa do pré candidato Favacho, o contrário disso não é verdadeiro. Eu entrei contra o processo de quitação por cheque. Se existem chapas que me apoiam e que fizeram isso também, tem que ser excluído o valor do cheque que foi repassado. Deixando bem claro, o meu questionamento é contra o cheque; não é contra ninguém, eu não cito nomes.

MVIVA – Afinal, neste documento que o senhor se refere e que foi enviado para o DE–PT, consta o que?

Luís Freitas - Enviei um texto detalhado  constando: relatório da tesoureira do PT; uma cópia da ata da reunião da executiva do PT; cópia do cheque e  extrato bancário de um outro cheque de no valor de 1.500 reais. Eu sou membro do DE-PA e tenho essa responsabilidade também, não só como pré candidato, mas como parte que lida com esse processo complicado. O resultado disso é que qualquer filiado poderia derrubar isso de errado na segunda feira (durante o encontro das prévias). Seria uma vergonha a Direção Nacional do PT aceitar isso.

MVIVA - Candidato Luís Freitas, qual é o papel real do PT Ananindeua nesta eleição, é partir para a disputa visando tomar o poder no município ou, servir apenas de coadjuvante para sustentar o projéto do PMDB?

Luís Freitas – Ananindeua tem um papel de acordo com a sua construção histórica. Em 2000 quando ouve uma intervenção do PT-Belém impondo a candidatura do professor Luís Araújo, ele retardou o processo que vinha sendo construído com a cara do PT local que era representado naquele momento pelo companheiro Bira Diniz, aí ouve um corte. De 2000 até 2008, entramos num processo de reconstrução que nos construímos até alcançarmos o cargo na vice- prefeitura dessa que é a segunda  prefeitura do estado do Pará. Durante esses oito anos a contar da derrota eleitoral do Luís Araújo até a eleição da ex- deputada Sandra Batista na chapa do PT com o PMDB, foi um processo de acúmulo de forças que nos todos construímos e que nos levou ao segundo cargo político do município, o que poderia ter cumprido o papel de acumular para chegar em 2012, quando e onde o PT tivesse mais condições ainda para disputar com força e autonomia fazer essa disputa. Lamentavelmente, novamente ouve um outro corte nesse processo com a saída da vice-prefeita do PT aqui do município. Com isso mais uma vez retardamos a reconstrução local do Partido dos Trabalhadores. Isso é ruim para o partido.

MVIVA -   Qual o percentual de votos que o senhor acredita que o PT pode alcançar durante o primeiro turno em Ananindeua?

Luís Freitas – Eu penso que estamos perdendo tempo nesse processo interno. Aliais, perdendo um longo tempo. Em maio do ano passado decidimos pela candidatura própria em consenso, quando apontou-se a necessidade de criação de um grupo de trabalho eleitoral encarregado de elaborar o programa de governo do PT. O que aconteceu de lá para cá?. Se travou um debate interno em torno da questão majoritária e mais... O PT disse no encontro de maio de 2011 que, a conquista central  era a conquista de vagas nas câmaras, sequer colocou na prioridade a eleição de prefeito naquele momento. Então ficou claro que a prioridade era a ampliação da bancada de vereadores e que,  se tivesse um vazio, um vácuo, valeria consolidar a questão de um nome para disputar as eleições majoritárias. Doze meses depois nos não montamos sequer a nossa chapa de vereadores, onde nos temos quarenta e poucas pessoas inscritas, mas ninguém sabe quem elas são, o que pensam, quais os  movimentos sociais que atuam; nem definimos ainda a chapa majoritária. Então o PT perdeu esses doze meses de maio do ano passado para cá; isso então nos leva a olhar o nosso futuro com bons olhos?; mais ainda assim acredito que chegado o encontro do dia 06.05, se o PT chegar a fazer um debate com o olhar correto propondo equilibrar relações institucionais, propondo uma política de alianças, eu acho que temos condições de chegar nos 20% de intenções de votos no primeiro turno

 MVIVA – Quais são as principais bandeiras que o senhor vai priorizar durante a campanha em nome do Partido dos Trabalhadores?.

Luís Freitas – Eu acho que o PT tem acúmulo em algumas áreas que nos estamos devendo para Ananindeua. A primeira questão que inclusive consta de um documento interno, é deixar claro para sociedade que as principais ações de impacto no município são ações do governo do PT, sejam do governo Lula ou Dilma. As obras, liberação de recursos para educação, saúde, assistência social, entre outras varias ações como por exemplo: o restaurante popular que oferece refeição a preço simbólico para os trabalhadores; as obras do PAC; Programa Minha Casa Minha Vida; para tudo isso é preciso deixar claro que isso é coisa do PT. Claro que na disputa política nos vamos afirmar isso. 
Assim como o correto é dizer que o governo Helder Barbalho tem sido correto com o governo Dilma, uma vez que, participo de inaugurações e eventos onde vejo ele sempre citar e deixa bem claro este vínculo, esta relação que há;mas isso aí é obra do nosso partido, tem o PMDB que é aliado, mas nos somos o PT. Essa é a primeira questão que devemos deixar claro para a sociedade de Ananindeua. 
A segunda questão é a que se refere ao  que item segurança pública, que é uma das principais preocupações da cidade, que esta na frente, disparado nas pesquisas á frente da saúde, educação entre outros; por isso temos que dar uma atenção especial. 
A criação da Guarda Municipal de Ananindeua já era uma preocupação do PT, inclusive na época que discutíamos o nome de Bira Diniz já se falava na criação da Guarda, o que concretizou-se agora e nos ampliamos com o apoio. Temos que trabalhar essa questão inclusive com ações preventivas envolvendo a juventude. Este é o segundo ponto: que o PT trabalhe esta questão de segurança.

Em terceiro lugar é a questão da mobilidade urbana, que envolve o sistema de transporte nosso que, duma certa forma nos últimos dezoito anos quebrou o monopólio, hoje vemos linhas de ônibus para tudo o que é lado, mas não conseguimos avançar para a questão da qualidade. Falta implantar o cartão inteligente já que isso consegue gerenciar o fluxo de quem esta circulando dentro dos ônibus, com isso a gente consegue fazer um debate sobre a questão da meia passagem com mais tranquilidade, inclusive visando aplicar para alguns setores o passe livre, sendo que, este é um debate que atende a uma bandeira histórica da juventude do PT, que nos precisamos dar atenção também. 

 MVIVA - Quanto a questão ambiental? 

Luís Freitas - A questão ambiental em Ananindeua é emblemática. Nos temos a questão das ilhas, temos o distrito do Curuçambá e a área do Abacatal. Esse é o nosso cinturão verde. Desde o início da década 90 a questão da expansão da especulação imobiliária em Ananindeua, nos deixa com a insegurança do que é o não uma área de proteção ambiental . No Curuçambá algumas famílias resistem, mas não devem ficar lá muito tempo, até que  melhor seja definido algumas questões quanto o que é  área rural e urbana. O abacatal  é uma área de preservação que envolve não somente a questão do negro. A questão ambiental  tem que passar por dentro de outra questão que é: como criar espaços de sustentabilidade na cidade que cresce no ritmo que ela cresce?. Os dois parques que surgiram em Ananindeua nesses oito anos, apontam um  rumo que é interessante.
O parque da BR- 316 e o novo parque do Seringal que foi inaugurado agora, chamando a atenção para esta questão bem amazônica sobre o nosso desenvolvimento sustentável; envolve não somente a questão propriamente urbana mais também á produção de alimentos, deixando uma marca que nos tiramos para o município.

MVIVA – E com relação a saúde, no que envolve essa questão de atendimento de alta e média complexidade, não esta faltando implantar no município?.  

Luís Freitas –  Existem áreas prioritárias que tem recursos vinculados e aqui não se pode dizer que são poucos, muitos ou mal usados; então a Ação Social, através da assistência tem um fundo específico; se não estiver tudo correto, estes não são liberados pelos convênios que existem com os governos estadual e federal. A saúde também tem fundo, e a educação também, possuem os seus conselhos; alias, nos precisamos rediscutir essa questão dos conselhos,saúde,educação e assistência. São entidades muito acomodadas, que já foram motivo de muita discussão antigamente dentro do PT. 

MVIVA -  Quanto a questão da educação?

Luís Freitas - acho que Ananindeua avançou e tem avançado na educação, tem um debate salarial que precisa ser visto com relação aos professores e aqui também se inclui os servidores públicos, os planos de cargos. Lembro aqui o do ex-prefeito Rufino Leão, que foi um dos melhores que eu acompanhei aqui em Ananindeua, que enquadrava e dava um perfil de carreira estável ao servidor municipal, que depois o ex-prefeito Manoel Pioneiro desfez, criando distorções que permanecem até hoje,  quando vemos trabalhador de nível fundamental que esta ganhando praticamente na mesma base daquele que tem o nível médio; isso porque o salário mínimo foi corrigido, e vem criando um processo que vem engolindo a vantagem que existia no primeiro e segundo nível das carreiras. Dessa forma se faz necessário uma revisão nesta questão que envolve os cargos e salários. 

Outra bandeira que nos defendemos foi a chegada dos campis universitários, quando nos posicionamos sobre o que fazer com a área que até o governo Ana Júlia servia de residencia para os governadores, momento que se discutia se serviria para construir casas ou utilizar para projetos voltados á educação. Me posicionei em favor do uso para educação, porque  entendia que o setor imobiliário privado estava preparado para realizar essa tarefa, já que estava a frente da expansão imobiliária no nosso município e não caberia ao Estado esta atentando para isso e, acabou passando essa linha que hoje se concretizou. 
O Instituto Federal  de Educação já esta instalado aqui, é um avanço, assim como o cursinho popular que fazia parte do programa de governo do PT desde a década de 90, que é um processo que preparava melhor o jovem trabalhador para entrar na universidade; foi uma percepção boa. Eu acho que essa última alternativa foi melhor. 

 MVIVA - Quanto a questão da saúde?

Já com  relação da rede de apoio de saúde da família, este é o município que mais cobre. Isso não sou eu quem esta falando, foi o próprio Ministério da Saúde, ligado ao ministro Padilha, que chegou a me falar ser esta a rede mais ampla em cima deste conceito de PSS, que é uma acertada  política do governo federal. Mas, nos temos que entrar sim, na alta e média complexidade. Eu acho que esse é o gargalo hoje que o município precisa enfrentar nesta área, além de umas outras questões mais setoriais. 

MVIVA - Quanto a questão da mulher?

A questão da mulher esta sendo construída; agora temos a criação da Casa de Saúde da Mulher; outras questões estão voltada para pessoas portadoras de necessidades especiais, com problemas de mobilidade e fisioterapia. Então eu acho que nos precisamos ter aqui um grande centro de reabilitação, porque não da para as pessoas vitimas de derrames e portadoras de sequelas precisando ser atendidas, tenham que se deslocar para Belém.

MVIVA – E com relação ao tratamento de pacientes que necessitam de hemodiálise?

Freitas – Nos temos aqui alguma coisa, mais é insuficiente e nos precisamos de demandas públicas que cubram essas áreas mais pontuais.

MVIVA  -  Não é de estranhar que não exista um hemopa, para evitar que o sangue que possa salvar uma vida, tenha de que viajar de Belém até este município? 

Luís Freitas -  Aí eu vejo que nos temos estruturas móveis que hoje que podem cumprir esse papel. São grandes estruturas que envolvem essa questão e eu penso que Ananindeua podia se preparar para essa expansão, mas nos somos muito tímidos. Eu  pedi para o pessoal da guarda participar do programa de doação de medula óssea, que considero um debate bom, que ainda não esta muito claro para a população, não somente  a doação de sangue.

MVIVA - Candidato Luís Freitas, quais são os partidos que o senhor tem conversado e já tem fechado para se aliar com o PT visando a conquista do seu objetivo no primeiro turno em 2012?

Freitas – Eu acho que o PT primeiro precisa sair desse momento e se resolver. A partir daí, da escolha de um nome, se passe a  tratar dessa outra questão que envolve isso; esse nome posto é quem vai tratar dessa questão das alianças que, neste momento esta colocado em segundo plano. Quanto a chapa de proporcionais que foi colocado ainda a pouco, só tenho a dizer que o PT esta atrasadíssimo. A gente vai ter formatar isso, esse é um debate partidário, não é um debate que um candidato tenha que resolver; mas eu quero e o PT  tem que tratara desse debate. 

 MVIVA - Mas não há nenhuma perspectivas?


Como já disse o PT esta atrasado nisso. Mas somente como exemplo, acho que o Partido Verde (PV) é um partido que pode somar. Tratei com o Zé Carlos Lima, foi uma conversa que tivemos e ele me falou que, quer fechar com o PT  em todos os municípios em que exista essa oportunidade, em nível estadual.

MVIVA - Quanto uma  aliança com o  PCdo B?

Luí Freitas - Em Ananindeua tem uma pessoa  conhecida por Muca,ex-vereador do PT que hoje esta no PCdo B, que sofre uma resistência do nosso vereador  Pedro Soares, que é uma voz que precisa ser respeitada, tem que ser ouvido, tem um mandato na mão, quer se reeleger. No PCdo B acontece a mesma coisa, então é complicado.

MVIVA – Neste caso o senhor esta dizendo que o vereador Pedro Soares não é simpático a uma aliança do PT com o PCdo B, que alias é um partido tradicionalmente aliado ao PT,inclusive em nível federal?

Freitas – É o que ele tem dito de forma pública. Essa  é uma preocupação que envolve esse nome do PCdoB que ele acha ser um ameça pois que, este partido pode ficar com a sua vaga. O ex-vereador Samuel Reis, o Muca,  seria uma ameaça a sua reeleição.  Então  a coisa é assim, cada vez que a gente menciona um partido,sempre aparece uma fala para apontar: ‘olha, ali tem  o Fulano, aqui tem o Beltrano...' tem sido assim mas, é o tipo de debate que a direção precisa assumir que é para construir a estratégia do PT até o fim de maio, coisa que nos vamos referendar ainda  depois das prévias, que ainda vai organizar o seu encontro de tática e estratégia . É aqui na verdade, que vai se definir se o candidato á  prefeito sairá só, ou se vai sair com algum aliado; se o PT recua do seu nome; se faz ou não coligação. Quando e como e com quem e aonde mas, como eu já disse , esse é um debate que será feito até final de maio. Mas acho o PCdB  um aliado importante assim como o PV, com quem deveremos manter um diálogo permanente.

MVIVA  - E o PSB estaria fora desse arco?

Freitas -  O PSB é complicado porque esta na base do governo Jatene,na verdade nem saiu da base do governo Ana Júlia, só mudou o titular, mas na cadeira permanece. Não tenho nada contra o Fábio Figueiras mas,na política hoje, não dá...

MVIVA - Para encerrar, pré-candidato Luís Freitas, deixe uma mensagem para os seus eleitores e para a militância do PT no município de Ananindeua.

Luís Freitas – Digo para os companheiros que não é para perder a esperança na nossa construção histórica. O PT surgiu no Brasil,no Pará e aqui em Ananindeua. Em todos esses anos de construção da nossa história, nos que sempre militamos em Ananindeua, nos que sofremos as coisas boas e as ruins  e, que  sempre ficamos aqui para reconstruir o processo, só temos a dizer para todos os militantes e simpatizantes que o processo de reconstrução nunca foi fácil na história do PT  e que  aqui em Ananindeua, não vai ser diferente. Estamos aqui na luta, uma luta histórica, uma luta que começamos a ver um processo de geração que vai fazer aparecer novos quadros para lutar e operar a transformação social que o Brasil Precisa. Precisamos fazer isso  com mais clareza para a sociedade de Ananindeua aquilo que o governo federal faz com bastante competência desde 2002.     .
Comentários

ROGER disse...
Ananindeua sofre há décadas a ditadura da incompetência, todos os administradores que por ali passaram pertencem á escola do coronelato e apenas usaram o município como trampolim para seus interesses político, como é o caso do empresário pecuarista Manoel Pioneiro e agora do magnata Helder Barbalho, que se prepara para dar um salto bem maior que este degrau que já galgou. Cabe historicamente á essas administrações de direita a criação do monopólio do eleitor incapaz, massa que é tocada e tem o couro ferrado com as marcas de seus patrões nos currais eleitorais por vaqueiros e boxeadores tipo esse senhor da “entrevista” Luiz Freitas, que é um ventríloquo que tem na cabeça de novo ou original, apenas as velhas receitas do almanaque vovó; de propósito mesmo, deseja mostrar a força nos músculos da sua língua que é para melhor usar feito um chicote a serviço do patrão. Caberia aos governos de esquerda a tarefa urgente de democratizar e libertara politicamente esse pobre município, livrando assim o povo de Ananindeua desse cativeiro. Infelizmente a Sandra Batista foi embora depois de ver enterrado esse sonho de democratização por obra da incompetente Ana Júlia e seus jumentinhos milionários rebeldes que negaram-lhe o apoio. O Helder já vai tarde e, se for para contar com o que ele esta propondo no tabuleiro de despedida, vai continuar faltando uma proposta de inclusão política que se traduza em avanço real, que sirva inclusive para garantir a vitoria local do projeto de Lula e Dilma.

14 comentários:

  1. ROGER disse...
    Ananindeua sofre há décadas a ditadura da incompetência, todos os administradores que por ali passaram pertencem á escola do coronelato e apenas usaram o município como trampolim para seus interesses político, como é o caso do empresário pecuarista Manoel Pioneiro e agora do magnata Helder Barbalho, que se prepara para dar um salto bem maior que este degrau que já galgou. Cabe historicamente á essas administrações de direita a criação do monopólio do eleitor incapaz, massa que é tocada e tem o couro ferrado com as marcas de seus patrões nos currais eleitorais por vaqueiros e boxeadores tipo esse senhor da “entrevista” Luiz Freitas, que é um ventríloquo que tem na cabeça de novo ou original, apenas as velhas receitas do almanaque vovó; de propósito mesmo, deseja mostrar a força nos músculos da sua língua que é para melhor usar feito um chicote a serviço do patrão. Caberia aos governos de esquerda a tarefa urgente de democratizar e libertara politicamente esse pobre município, livrando assim o povo de Ananindeua desse cativeiro. Infelizmente a Sandra Batista foi embora depois de ver enterrado esse sonho de democratização por obra da incompetente Ana Júlia e seus jumentinhos milionários rebeldes que negaram-lhe o apoio. O Helder já vai tarde e, se for para contar com o que ele esta propondo no tabuleiro de despedida, vai continuar faltando uma proposta de inclusão política que se traduza em avanço real, que sirva inclusive para garantir a vitoria local do projeto de Lula e Dilma.

    ResponderExcluir
  2. Como assim ‘democratização’ da política em Ananindeua se todos os vereadores que foram eleitos são parte da base do atual prefeito?,Inclusive o único do PT, Pedro Soares, que “lesgila” somente para o umbigo dele e a muito tempo so tem um projeto: se dar bem!.A câmara municipal Ananin tem que ser renovada,essas pessoas que lá estão, para quem ainda não sabe,estão ali para cumprir um papel e não querem saber dessa estorieta de‘democratização’que é coisa de intelectual.Caso ocorresse essa tal 'democratização" eles não estariam ainda hoje usufruindo das benesses oferecidas poder.

    ResponderExcluir
  3. 0brigada por fornecer mais provas necessárias para o oferecimento de denúncia do Freitas à Comissão de Ética, visando sua expulsão do PT.

    Marineide Soares.

    ResponderExcluir
  4. Agora é que eu entendi qualé a do vereador Pedro Soares. É o medo de desmascararem essa sua postura que seria covarde, traiçoeira e suja?, de "vetar" a participação do PCdoB para ñ perder a sua bokinha na câmara. Só ele é que não cai na real que com essa manifestação de individualismo e egoísmo sinistro , agride todo o baita esforço do nosso quse ex-prefeito Helder para fortalecer o seu candidato qse poste Chicão, que para vencer o mané Pioneiro precisa ampliarno máximo seu arco de alianças.Pena que terão pessoas de bem trabalhando na sua campanha por pura necessidade financeira. Particularmente eu iria catar papel, papelão e latinhas nas ruas mas não batia um prego para reeleger essa figura sem remorsos, por toda ajuda que já recebeu do prefeito Ananindeua,pra quem deve o tudo o que conseguiu. Quem sabe ele seja um (é) refém do seu próprio umbigo. Ñ Queriamos, mais agora Queremos o Muca!!!!!!
    Abaixo o império do cinismo!!.

    ResponderExcluir
  5. Alex Rodrigues7 de maio de 2012 13:11

    Canaradas, esta claro pra mim qual projeto queremos pra ananindeua, infelizmente a inércia da direçao do pt municipal da qual eu faço parte nao consegue entender que nosso projeto e muito maior de que qualquer disputa interna que possa existir em nosso partido.
    Faço parte da MS, (tendencia interna do partido dos trabalhadores) que vem tentando buscar des de o começo desse debate o distencionamento dessa relaçao que se deu no PT local por conta da disputa interna.
    Diferente do Presidente Jose Oeiras que se absteve da votaçao, eu como membro da executiva Municipal votei a favor da validaçao do cheque assim como o vereador Pedro Soares, Favacho e a Siglia, na tentativa de buscar sempre a unidade partidaria.
    Porém, tambem entendo que cabe recurso da decisao Municipal junto a instancia Estadual, sendo legitimo a qualquer militante que sentir prejudicado no processo dentro do prazo regimental e estatutario.
    Faço questao de esclarecer que nao tem intervençao estadual, o que ocorre é que se o diretorio nunicipal nao reunisse em tempo ábil para deliberar sobre tal fato então viriam dois membros do DM Estadual numa reuniao da executiva Municipal expor qual a resoluçao tirada pelo mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Esse 'petista' esta indo totalmente na contramão da linha prioritária do planalto,quando expressa a sua visão referente a área de habitação. Esse discurso de que a solução para o problema da falta de moradia no Brasil é uma responsabilidade da iniciativa privada, não cabe mais nem no discurso dos demotucanos mais jurássicos.É impressionante o baixo nível de qualificação politica e alfabetização ideológica nesta entrevista exposto. São essas percepções sem nível de coerência, sem nível crítico e até bizarras, por parte desses candidatos a prefeitos do interior da Amazônia, que fazem com que a região permaneça apresentando os piores índices -IDH- do Brasil.Tomara que ele não ganhe o cargo para não envergonhar ainda mais o PT e seus aliados dai, da terra de Chimbinha e Joelma.

    ResponderExcluir
  7. Meu Deus tende piedade. Nunca ví tanta asneira junta, é o sujo falando do mau lavado e virce-versa.
    Se colocarmos todos no crivo não vai dar uma gota.

    ResponderExcluir
  8. Meu grande Bueres da perna quebrada,muitas melhoras irmão.Li com atenção a entrevista com o companheiroFreitas e achei suas colocações até que muito bem colocadas,pode crer.Porque?,E lógico que não será numa entrevista para um pequeno blog feito o seu (que é muito bom!!) que ele vai deslancha toda uma plataforma de campanha, que não foi ainda toda construída por falta de maturidade,e de união, do próprio PT de Ananindeua.Por falta de tempo, eu não acompanho muito de perto esse processo da disputa que aqui já desenrola,em nossa Ananindeua, mas entre os nomes colocados tipo o do corretor Jerfesson Duarte que sem querer faltar com respeito,em termos políticos ele é um astronauta.Depois o da professora Aranha, que é uma pessoa prá lá de desconhecida, da nova e velha geração (no começo eu pensei até que fosse bandalheira),ninguém sabe de que buraco ela saiu.E por Último da candidatura do meu brother Raoni que´ainda não esta preparado nem pra vereador,já quer ser prefeito?.Fala serio,velho!. que o lance fosse o nome do Mineiro,tá, dava pra entender,ainda assim mas oum menos.O nome melhor nesse clip pesado de havemetal é o do Caréca.Abraço camarada.
    Naldo

    ResponderExcluir
  9. Nossa como o Freitas é mesmo o melhor candidato não para o PT e sim para o projeto da direita, onde o SENHOR dos SENHORES HELDER BARBALHO, diz LULU te dou 20 cargos e tu COMPRAS "alguns companheiros", que teram que dizer que o que tu fazes é tão somente e não mais que somente para o fortalecimento deste teu partidinho. E ele assim obedece, fazendo manobras que até DEUS duvida, porem quem o conhece não! Seu mais intelectual de todos os intelectuais Feitosa que faz defesas na net, publicando todo sua sapiencia só porque estava de quatro (DAS4)imaginem agora que passou pra cinco ira degolar qualquer um que falar verdades sobre suas manobras escabrosas, penso que aqui começa o cortejo funebre deste partido que tem o gov. federal.
    Cheiros de Angola.

    ResponderExcluir
  10. Quero mandar um recado para o meu querido e denfensor dos frascos e comprimidos, Fernando Bin Laden:VENDIDO, VENDIDO, VENDIDO............kkkkkkkkk. Quem te viu? Quem te ver??? Freitas pedindo tua cabeça na estadual, Felipe pedindo tua expulsão, Favacho te defendendo, e agora?????????????? Só mesmo sendo muito VENDIDO, junto com um grupo (de três) que orbtava junto ao presidente do pt ananin, curtindo os seus. MOÇOS POBRES MOÇOS, SE SOUBENSSEM O QUE EU SEI.
    PINCK DO PAAR

    ResponderExcluir
  11. A militância em peso,vai cobrar do "presidente" Oeiras sua postura de cocotinha com TPM. Em vez de se unir com o DM e os candidatos se abrindo para encontrar soluções, o que fezfoi chutar o balde.O Oeiras não deveria tomarnenhum partido de fações e tendencias, isso é coisa de lider?. Ser contra os objetivos do partido é tfazer isso que ele acabou de fazer na sua entrevista bizarraao militanciaviva.Estamos com o companheiro Luís Freitas que é mais original pra resgatat o espirito do pt de lutas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liberdade, Pluralidade, Autonomia e controle social

      Nos últimos anos, alguns dirigentes, de forma individualizada, conduzem o Partido dos Trabalhadores a efetivarem acordos esdrúxulos, equivocados com o PMDB. Esses dirigentes negociam o governo na surdina, a revelia da direção partidária e da maioria de seus militantes, demonstrando o desrespeito com essa militância, inclusive, tentaram impedir internamente as PRÉVIAS Petistas, porém elas oportunizam aos militantes filiados, a concorrer ou escolherem seus representantes de forma coerente, participativa e democrática. Temos clareza e compreensão do nosso arco de alianças em todos os níveis e reconhecemos a importância dos partidos que a compõem. Questionamos, todavia, a forma de como a mesma está sendo conduzida.
      Mas, felizmente, há no PT, muitos militantes que estão preocupados politicamente com um partido que represente a cara dos movimentos populares, dos sindicatos, dos movimentos étnicos, dos movimentos estudantis, da juventude, LGBT e dos movimentos de mulheres.
      O governo Federal nos últimos anos( Lula e Dilma) implementou importantes projetos em nosso município com dimensão social nunca visto em nossa história, mas não capitalizamos isso em função da apropriação do governo municipal sobre essas obras, a exemplo da inauguração do restaurante popular, da inauguração das casas a fundo perdido do projeto de Assentamento do INCRA e Luz para Todos na Região das Ilhas onde sequer nossos secretários, no governo municipal, puderam manifestar-se.
      Feitas as considerações acima, apresentamos o nome do companheiro FAVACHO à militância petista, para concorrer as PRÈVIAS e tornar-se o nosso candidato a PREFEITO pelo nosso partido com o apoio de toda militância aguerrida, ousada, como alternativa socialista para gerenciar o nosso município com o modo petista de governar: participação popular e controle social. O que nos possibilitará, de fato, efetivar uma gestão municipal que transforme o quadro sócio-econômico de nosso município com geração de renda, emprego, inclusão social aos nossos munícipes para fazer jus ao segundo município do Pará que é Ananindeua.

      Excluir
  12. O que causa-me estranheza e a falta de postura e o falso moralismo de uns camaradas. A oposição do PT e o próprio PT, onde ficam se gladiando em vez de buscar soluções e projetos reais a politica e a sociedade ananindeuense, fico realmente triste quanto a nao capitalização dos recursos sociais do governo federal que poderia lavancar o nosso partido no munícipe, embora, sejamos aliados nacional do PMDB nossa proposta e de candidatura própria, embora haja excelentes nome e uns com curriculum excelentes, acreditamos veemente no companheiro LUIS FREITAS por acreditar ser o melhor nome nesta conjuntura que nos encontramos.
    Ataques e insultos a companheiros destabiliza nossa estratégia e financia o desequilíbrio da política. Sabemos que a politica e dinâmica e mutável, os aliados de hoje podem ser inimigos, amanha ou vice versa; na politica nacional assistimos os inimigos de ontem serem os amigos de hoje. A história nos mostra os caminhos a serem trilhado, da revolução russa a cubana, do mechevismo ao bolchevismo; Lenni ensina-nos no livro "esquerdismo, doença infantil do comunismo", a infantilidade de ortodoxos pseudos radicais que destabilizao a governabilidade e destrói a luta dos proletários e camponeses que sonharam por uma sociedade de igualdade, fraternidade e unidade socialista.
    Enquanto o PCdoB, alegra-nos sua combatividade, sua luta no seio a sociedade e seu crescimento político, mas, no processo da nossa estratégia e tática defendemos a aliança no majoritário tendo-os como um possível vice; no proporcional nos distanciamos de qualquer partido que tenham aproveitadores e oriundos da direita conservadora sem comprometimento com o povo e melhoria do município.
    A leitura das previas e seus pre-candidatos a prefeito impossibilita-nos de alavancas o nome do nosso candidato e assim disceminarmos a construção de um projeto de crescimento visando a conquista da prefeitura. Candidatos a vereadores como o jovem Fernando do PT, mostra sua maturidade e renovação do partido, sua luta e discordância com a medíocre burguesia do partido abriu-se um leque de aprendizado tendo acertos e erros... A furiosa rajada da oposição menchevique respinga sobre o nascimento de um novo líder, direcionado por jovens militantes oriundos dos movimentos estudantis, religiosos, camponeses, proletários, sindicais, profissionais públicos, liberais e intelectuais.
    VIVA A FRATERNIDADE E UNIDADE!
    VIVA A JUVENTUDE SOCIALISTA!
    VIVA A RESISTÊNCIA E LUTA!
    VIVA A RESISTÊNCIA VERMELHA!

    ResponderExcluir
  13. A POPULAÇÃO ANANINDEUENSE VAI ELEGER MANOEL PIONEIRO A POPULAÇÃO ANANINDEUENSE VAI ELEGER MANOEL PIONEIROA POPULAÇÃO ANANINDEUENSE VAI ELEGER MANOEL PIONEIROA POPULAÇÃO ANANINDEUENSE VAI ELEGER MANOEL PIONEIROA POPULAÇÃO ANANINDEUENSE VAI ELEGER MANOEL PIONEIROA POPULAÇÃO ANANINDEUENSE VAI ELEGER MANOEL PIONEIROA POPULAÇÃO ANANINDEUENSE VAI ELEGER MANOEL PIONEIROA POPULAÇÃO ANANINDEUENSE VAI ELEGER MANOEL PIONEIROA POPULAÇÃO ANANINDEUENSE VAI ELEGER MANOEL PIONEIROA POPULAÇÃO ANANINDEUENSE VAI ELEGER MANOEL PIONEIROA POPULAÇÃO ANANINDEUENSE VAI ELEGER MANOEL PIONEIROA POPULAÇÃO ANANINDEUENSE VAI ELEGER MANOEL PIONEIROA POPULAÇÃO ANANINDEUENSE VAI ELEGER MANOEL PIONEIROA POPULAÇÃO ANANINDEUENSE VAI ELEGER MANOEL PIONEIROA POPULAÇÃO ANANINDEUENSE VAI ELEGER MANOEL PIONEIROA POPULAÇÃO ANANINDEUENSE VAI ELEGER MANOEL PIONEIROA POPULAÇÃO ANANINDEUENSE VAI ELEGER MANOEL PIONEIROA POPULAÇÃO ANANINDEUENSE VAI ELEGER MANOEL PIONEIROA POPULAÇÃO ANANINDEUENSE VAI ELEGER MANOEL PIONEIROA POPULAÇÃO ANANINDEUENSE VAI ELEGER MANOEL PIONEIROA POPULAÇÃO ANANINDEUENSE VAI ELEGER MANOEL PIONEIROA POPULAÇÃO ANANINDEUENSE VAI ELEGER MANOEL PIONEIRO

    ResponderExcluir