terça-feira, 9 de outubro de 2012

PT E PSOL JUNTOS NO SEGUNDO TURNO EM BELÉM DO PARÁ E O GRITO DE LULA


F

FORA DE BELÉM TUCANOS!!!
A derrota que Edmílson Rodrigues impôs no primeiro turno sobre os dois principais candidatos que representavam as mais poderosas máquinas eleitorais em Belém, comandadas pelo governador do Pará, Simão Jatene, e atual prefeito de Belém, Dulciomar Costa, representa mais que uma vitória: é uma chamada para compreensão histórica que clama pela criação urgente de uma frente progressista entre o PSOL e o PT. 

Esta é única aliança com forte capacidade eleitoral para se contrapor ao avanço dos conservadores e privataristas tucanos, que desejam exterminar moralmente o Partido dos Trabalhadores pegando carona na pororóca do mensalão do PIG. A materialização desta  aliança é vital e, somente pode ser barrada por parte de certa nova liderança egoísta estadual, e da velha guarda do PT, que ainda hesita em apoiar estrategicamente o ex-prefeito da legenda.  
Não são poucos os que comentam abertamente na cidade, passada a conturbação desse primeiro turno, que uma derrota de Edmilson para os tucanos em Belém, aprofundaria indiretamente ainda mais a já manifestada resistência e a tendência de rejeição depositada nas urnas contra o midiaticamente agredido PT, onde e quando o candidato boa praça, Alfredo Costa, padeceu patinando na vaselina na casa dos  3% de intenções na confiança eletrônica dos eleitores tradicionais da legenda que, desta forma, mandaram um recado direto ao seu partido, que bem poderia assim ser expresso: 'Desculpa Alfredo; estamos do mesmo lado, mas tem alguma coisa errada e vocês precisam mudar!'.
A direção local do  PT que não é burra, não deve ter dúvidas que o resultado  positivo obtido nesta refrega onde existia estruturalmente todo um contexto desleal para o ex-petista Edmílson -falo aqui comparativamente em relação a força da maquina de seus adversários, em nível de recursos e, principalmente, em tempo de propaganda de TV -  não foi obra do acaso nem milagre de Nazaré. 

O resultado que se comemorou nas ruas foi o reflexo de uma  grande movimentação da massa composta de militantes e simpatizantes de esquerda, entre eles milhares de petistas que, sem pedir a 'bença' nem licença para ninguém, sem titubear, contribuiu decisivamente para a vitoria vermelha emprestando seu voto útil em favor do único projeto real de alternância de poder em favor do campo popular existente no atual tabuleiro papa-chibé.  Foi graças a essa rebeldia crítica que a tucanalhada não esta comemorando antecipadamente o inevitável.

 SO NÃO GOSTEI DESSA CAMISA DO PAPÃO NAS MAÕS DE LULA. BEM PODERIA SER DO CLUBE DO REMO...
O entendimento da maioria do eleitorado progressista esta manifestada no sentido de que o presente momento não permite que uma potencia eleitoral decisiva e respeitada como é o caso do PT, em todo o Brasil, se permita na disputa por Belém a optar pela neutralidade; ou mergulhe  numa espécie de 'ressaca' enterrando a cabeça na areia depois  derrota eleitoral de ontem.

Pôr ser um coadjuvante de peso e ter forjado a imagem de partido de luta, não deve marchar na contramão de lideres arrojados como Lula e Dilma, que, já demonstraram em várias ocasiões que preferem meter as mãos na merda, que apostar no imobilismo como estratégia de batalha; que se erguem todos o dias para seguir lutando, levantando bem alto as bandeiras históricas de luta e resistência popular, representadas por programas que produzem efeitos avassaladores no emparedamento da direitona, como: o Minha casa Minha Vida, Pro-Une, entre outros.

Forças que movimentam-se e empreendem neste exato momento um conjunto de esforços para conquistar as capitais com densidade eleitoral importantes e municípios que compõe as regiões metropolitanas, em todo o Brasil, visando a consolidação do segundo mandato de Dilma em 2014. Vamos ser bem claros: o projeto mãe da esquerda brasileira,consiste no sagrado objetivo de reeleger Dilma; sendo que, uma vitoria tucana na principal capital do norte atrapalharia e prejudicaria muito este projeto.
Somente para lembrar: a derrota do candidato de Jader e Helder Barbalho em Ananindeua, o Chicão, deu-se muito fácil; deixou para muitos a impressão de corpo mole, que ouve na verdade uma capitulação em favor do tucano Pioneiro, para o cumprimento de acordos já estabelecidos entre o PMDB x PSDB com vistas as próximas eleições majoritárias de 2014, onde somente eles sabem o que previamente esta amarrado.

Mesmo com todas as dificuldades que possam existir entre o PSOL e seus sectaristas e o PT, é muito importante que esses dois grandes partidos se unam aos esforços de Edmilson Rodrigues e Jorge Panzera para conquistar a prefeitura de Belém, por ser a base e alicerce de reconstrução e refundação de um projeto verdadeiramente socialista, popular e democrático, que terá como grande ato de culminância  a comemoração dos 400 anos de existência da nossa muito amada Santa Maria de Belém do Grão Pará.

Por Eduardo Bueres/militanciaviva!



4 comentários:

  1. A verdade é que estamos de saco cheio de assistir a "competência" eleitoral tucana, que no dia das eleições praticamente dominou as sessões eleitorais com um batalhão de 'formiguinhas'amarelas contratados a peso de ouro,enquanto que eram poucos ou nenhum fiscal existentes vestidos de vermelho nos bairros do Souza e Pedreira.Assim fica fácil chegar na segundona. So queria saber de onde vem essa grana amarela para pagar esse círio de gente!

    ResponderExcluir
  2. Nunca mais perdoaremos o PT se Edmilson perder para Simão Jatene no segundo turno.Vai ser uma coisa imoral, pra lá de triste e muito dificil de perdoar.Eu e meu marido mais as minhas filhas estamos orando pela união para avitoria do pt e do psol.

    Maria Lúcia F. medeiros

    ResponderExcluir
  3. Caro Bueris, não vale coação ou subliminares formas de chantagens,sejam políticas ou emocionais.Esse é um recado fraternal.Não quero também polemizar em público, já que existem foruns internos para isso,coisa que voce sabe por ser um velho militante comunista. De fato não resta mais nada ao PT que não assumir de vez a condição de avalista do nosso ex-prefeito e atual candidato do Psol Edmílson Rodrigues, honrando assim o passado, o presente e o futuro dessa legenda que ficou com a imagrem bastante arranhada diante a sociedade paraense após as profundas dificuldades para governar o Pará demonstrada pelo partido durante o chamado governo em que Ana Júlia participou.A estrela,feito um titanic foi para o fundo e o partido deixou de dar uma satisfação para todos.Chegada as novas eleições,veio o voto de vingança e foi o pobre do Alfredo quem "pagou o pato".Tudo agora o que precisamos é ter humildade para começar do zero,resconqistando a sociedade com atitudes coerentes, e isso passa pelo combate aos tucanos e pmdbistas que logo estarão aliados com Zenaldo.Podemos e vamos decidir por uma Belém vermelha, mesmo porque queremos ver e mostrar novamente o nosso PT forte e combativo,na luta com a cara do velho PT de guerra, mesmo porque temos uma bancada atuante e quadros novos que estão somando a partir de agora,bancada que será decisiva para aprovar e ajudar o futuro prefeito, que poderá ser, (assim espero)o companheiro Edmilson Rodrigues.

    ResponderExcluir
  4. Eu não achava que estaria vivo para ver isto...

    ResponderExcluir