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"Quando se legisla sob bases religiosas, abre-se o caminho para todo tipo de intolerância e perseguição religiosa" (W.B Yeats)
“Perseguição não é uma característica original em nenhuma religião, mas é sempre a característica marcante de toda lei baseada em religião, ou religião estabelecida pela lei” (Thomas Paine)
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Diferimos,
pois,
de Estados confessionais, que são aqueles que, embora não se confundam
com a religião da maioria, adotam-na como religião oficial, permitindo
que ela influa nos rumos do país, além de lhe concederem privilégios.
Foi o que
aconteceu com o Brasil Imperial e é o que acontece ainda hoje com países
como a
Argentina, o Paraguai e a Costa Rica, entre outros. E ainda existem as
teocracias, nas quais o Estado se confunde com a religião e esta decide
os
rumos da nação e de seus cidadãos, com os dogmas religiosos pautando as
políticas
estatais e as relações privadas. É o caso da maioria dos Estados
islâmicos,
como a Arábia Saudita e o Irã.
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Agora,
segundo matéria do jornal O Globo de
domingo, mais da metade das escolas públicas brasileiras subvertem a
Constituição ao obrigar os alunos a assistir aulas de religião e mesmo a fazer
orações. Segundo levantamento feito pelo portal Qedu.org.br, a partir dos dados
do questionário da Prova Brasil 2011, em 51% dos colégios há o costume de se
fazer orações ou cantar músicas religiosas. De acordo com a reportagem, nas
escolas públicas de ensino fundamental que oferecem aulas de ensino religioso
(dois terços do total), 49% dos diretores admitiram que a presença nessas aulas
é obrigatória. A maior incidência dessas práticas ocorre no Tocantins, onde 73,9%
dos diretores admitiram ser comum a prática de cânticos e orações nas escolas.
Na sequência, estão os estados de Goiás (67,4%) e Espírito Santo (65,8). Os
estados de menor ocorrência são Amapá (35,4%); Rio Grande do Sul (35,1%) e
Santa Catarina (34,5%).
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Cristina Kirchner e o papa Francisco |
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