domingo, 1 de março de 2015

O dia que a policia paraense prendeu deus - Inri Cristo relembra fundação de ordem em Belém

Inri Cristo relembra fundação de ordem em Belém (Foto: Divulgação/Facebook )
Inri Cristo usou sua página oficial no Facebook para relembrar a data.

por  Eduardo Bueres

Os paraenses que moram na capital, Belém, tem um ditado que diz: "tem coisas que só acontecem aqui'. Um dos desses  casos enquadra a  vinda desta personagem teatral, que no inicio da década de oitenta, colocou o clero paraense numa 'saia justa', sem precedentes quando com apoio espontâneo da população, massa composta em maioria por pessoas humildes, invadiu a imponente e emblemática Igreja da Sé, situada no centenário setor histórico da cidade, não deixando ao monsenhor Nelson Soares, a época administrador do templo, outra alternativa  que não fosse chamar pela polícia.  Lembram alguns que, até esta força, diante da dúvida dos milicianos se tratava-se ou não de prender - como fizeram os militares romanos - aquele que bem poderia ser o próprio 'Messias', titubearam em executar a ordem de desocupação da igreja. Coube a ingrata missão de prender  Inri Cristo ao delegado linha dura, Hamilton Cezar, que, devido ao nome, foi lembrado pelo preso, já nas masmorras do Presídio São José, como sendo este a reencarnação do famoso primeiro imperador, aquele que o perseguiu a 2000 anos atrás. Essa história é longa e merecia, na minha opinião, virar um curta metragem para concorrer em Cannes a 'Palma de Ouro'. Quem se habilita?

 

Confira abaixo, a matéria do Diário do Pará:

Inri Cristo, personagem que diz ser a reencarnação de Jesus Cristo, divulgou neste sábado (28) fotos e vídeo que lembram o dia da fundação da Suprema Ordem Universal da Santíssima Trindade (Soust), em Belém. 

No dia 28 de fevereiro de 1982, há 33 anos, Inri reuniu uma multidão - cerca de 10 mil pessoas - e invadiu a Igreja da Sé durante uma missa. A ação realizada na tentativa de “expulsar os fariseus vendilhões” como descreve reportagens da época, terminou com a quebra de um crucifixo e a prisão de Inri por 15 dias na capital.

Assista ao vídeo divulgado:



Após ser solto da prisão em Belém, ele seguiu para Curitiba, de onde se mudou em 2006 para o seu atual endereço, o bairro do Gama, em Brasília.Na região, está localizada atualmente a sede da Soust.
Sede da Soust em Brasília. (Foto: divulgação/Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário