O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

AFRICA - A VERGONHA DO GENOCÍDIO CONSENTIDO, AO VIVO!

Fome na Somália mata 260 mil em um ano e meio

 

Crise alimentar atingiu a metade da população entre outubro de 2010 e abril de 2012

MOGADÍSCIO - Quase 260 mil somalis morreram de fome em um ano e meio durante uma grave crise alimentar, de acordo com relatório da ONU divulgado nesta quinta-feira. 

Nesse período, a fome atingiu 4 milhões de pessoas, metade da população somali. 

“A fome e a grave insegurança alimentar na Somália já mataram cerca de 258 mil pessoas entre outubro de 2010 e abril de 2012...

incluindo 133 mil crianças menores de cinco anos”, afirma o relatório, elaborado em conjunto pela FAO (agência da ONU responsável pela agricultura e segurança alimentar no mundo) e pelo Sistema de Alerta para a Fome - Fews-Net, financiado pelos Estados Unidos.
Crianças fazem fila para receber comida na cidade de Mogadishu, em 2011 Farah Abdi Warsameh


Os números superam o balanço de 1992, quando a fome matou 220 mil pessoas, ainda que, naquela época, a crise foi considerada mais grave por haver atingido uma maior porcentagem da população, segundo o relatório.
A crise alimentar tem origem em uma grave seca que afetou toda a região conhecida como o Chifre da África. 

A situação da Somália é ainda mais caótica. O país está em guerra desde 1991, quando foi derrubado o ditador Muhammad Siad Barre. 

A vitória de Hassan Sheikh Mohamud nas eleições de setembro passado pôs fim à transição política que começou em 2004 com o apoio da ONU e trouxe esperanças de estabilidade. 

A Somália está há 22 anos sem um governo eficaz e nas mãos de milícias islâmicas, que servem aos interesses de um determinado clã e de grupos armados. 

O grupo Al-Shabab, que em fevereiro de 2012 anunciou formalmente sua adesão à rede terrorista al-Qaeda, combate desde 2006 (embora não em sua forma atual) o governo somali e as tropas aliadas, com o objetivo de instaurar um estado muçulmano na região. 



Fonte:G1 

Free ilustration by: militanciaviva!

Nenhum comentário:

Postar um comentário