O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Parlamentar amazônico, Edmilson Rodrigues, defende a manutenção da maioridade penal


O deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL) fez árdua defesa à manutenção da maioridade penal aos 18 anos, durante a sessão especial que tratou da Jornada Mundial da Juventude, nesta quinta-feira, 9, no auditório João Batista, da Assembleia Legislativa do Estado do Pará. “Está havendo no país a construção intencional da criminalização de crianças e adolescentes. A sociedade está sendo convencida de que realmente tem que matar e prender jovens, só que apenas serão alvo apenas os pretos, indígenas, pobres e favelados. Muita gente não percebe que a solução está em políticas públicas voltadas à diminuição das igualdades sociais. Temos que fazer uma campanha contra a redução da maioridade penal.O Brasil tem que ser território de oportunidades e não de genocídio”, defendeu Edmilson, na tribuna.
O psolista falou da importância do Papa Francisco, quando estiver visitando o Brasil por conta da XXVIII Jornada Mundial da Juventude, entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro, defender a maioridade penal aos 18 anos, em âmbito de uma articulação pela proteção da juventude. Ele destacou que, dos 12.500 detentos do Sistema Penal do Pará, 7.300 têm menos de 29 anos. “É o nosso futuro que está comprometido. Os jovens são maioria nas unidades prisionais superlotadas”, argumentou. Ele propôs a criação de uma frente parlamentar, na Alepa, contra a redução da maioridade penal. “Somos o Estado e a cidade que mais mata jovens no Brasil”, complementou o secretário executivo da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Belém, Heitor Ferro.
A sessão foi requerida pelo deputado Zé Maria (PT). A Jornada Mundial da Juventude foi instituída em 1984, num encontro promovido pelo Papa João Paulo II. A XXVIII edição do evento reunirá jovens de vários países. O lema do evento será “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário