terça-feira, 23 de setembro de 2014

Quem é Jack Ma, o dono do grupo chinês Alibaba



Jack Ma em festa dos funcionários

Publicado originalmente na BBC.
A autora, Juliana Liu, é correspondente da BBC em Hong Kong.


Conheci Jack Ma, fundador do Alibaba Group, em uma conferência de tecnologia pouco depois dechegar a Pequim em 2002.
Ele se destacou imediatamente entre as jovens, energéticas pessoas que falavam inglês.
Sua empresa, que na época encontrava clientes de fora da China para fábricas que queriam vender seus produtos, era baseada em Hangzhou, uma cidade no leste mais conhecida pela sua paisagem pitoresca
do que pela qualidade de seus engenheiros.
Ele também não tinha pedigree educacional ocidental, tendo estudado na faculdade de um professor em sua cidade natal depois de ter fracassado no exame nacional de admissão à universidade – não uma,
mas duas vezes.
Com seu entusiasmo e uma forma extremamente direta de falar, ele é um personagem maior que a vida.
Afinal, não há muitos executivos que se vestem com couro, uma peruca moicano, passa batom, põe piercing no nariz e canta músicas de Elton John para seus empregados.
Mas foi isso exatamente o que ele fez para comemorar 10 º aniversário da companhia em 2009.
Escavando o tesouro Excepcionalmente para alguém que nunca tinha vivido fora da China, ele falava inglês fluentemente.
Quando lhe perguntei sobre suas habilidades com a língua, ele riu e disse que aprendeu o idioma organizado passeios gratuitos de West Lake a Hangzhou para turistas estrangeiros.
Naqueles dias, Jack era muito generoso ao falar com os repórteres.
Ele escreveu seu número de celular em seu cartão de visita e sempre atendeu chamadas pessoalmente.
Liguei para ele em uma sufocante sexta-feira, em julho de 2003, quando o Alibaba anunciou que estava entrando em um novo mercado – compras on-line.
Dois meses antes, ele havia lançado um site chamado Taobao, que significa “cavar o tesouro”.
O site oferece uma plataforma para os compradores e vendedores para atender on-line e comércio uns com os outros.
Para mim, o modelo de negócio soou exatamente como o site de leilões eBay, que tinha investido centenas de milhões de dólares na construção de seu mercado de China.
Jack se disse satisfeito com o desafio do eBay. Mas a sua era uma empresa totalmente caseira, e usou o conhecimento local como vantagem.
Em vez de cobrar pelas listas, o Taobao as oferece de graça, e ainda o faz. Ao contrário do eBay, que anuncia na internet, o Taobao anuncia na televisão, que tem um público muito maior.
Em seus primeiros dias, conseguiu conquistar um público específico – os funcionários de escritório do sexo feminino em meados dos 20 anos que gostam de fazer compras de cosméticos e lingerie. Eles
ainda formam a espinha dorsal do seu negócio.
O site foi tão bem que, três anos depois, no final de 2006, a eBay decidiu fechar suas operações na China.
Fama internacional Desde então, o Taobao tornou-se a jóia da coroa do império de internet do Alibaba e é hoje o maior site de compras da China.
Taobao e seu site irmão Tmall lida com mais mercadoria do que o eBay e a Amazon combinados.
Quanto a Jack, a derrota do eBay fez dele uma celebridade nacional.
Enquanto que, em janeiro, ele deixou o cargo de executivo-chefe, entregando a função para o funcionário de longa data Jonathan Lu Zhaoxi, ele continua a ser presidente e chefe efetivo da empresa.
Também é agora o homem mais rico da China, de acordo com o índice Bloomberg Billionaires, com um patrimônio líquido de mais de US $ 21 bilhões, o que não é ruim para uma empresa que começou em 1999, com 60 mil dólares levantados a partir de cerca de 80 amigos.
Quanto à Alibaba, sua avaliação atual varia entre US$ 150 bilhões e US$ 250 bilhões. Seu IPO, em Nova York – um dos maiores que já vi na área de tecnologia – significa que Jack Ma está prestes a se tornar internacionalmente famoso. 
 
DCM

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