O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.
sexta-feira, 26 de março de 2010
ESTUDANTES: CARAS PINTADAS ESTÃO NA RUA NA LUTA PELOS 50% DO PRÉ-SAL...!
Estudantes paraibanos defendem pauta dos 50% do fundo do pré-sal
O ato da Jornada de Lutas do MOvimento Estudantil 2010 agitou a cidade de João Pessoa (PB). Cerca de 300 estudantes protestaram nas ruas da capital paraibana pelos 50% dos recursos do fundo do pré-sal para a Educação na última quarta-feira (24/3).
Arquivo UNE
A diretora da UBES-PB, Marília França, conduziu o ato pelas ruas de João Pessoa.
Nesta quarta feira (24/3), a Paraíba realizou seu primeiro ato público em defesa do repasse do pré-sal. Cerca de 300 estudantes tomaram as ruas de João Pessoa em direção a Assembleia Legislativa com cartazes, caras pintadas, e o principal, com um intuito em comum de reivindicar os 50% dos fundos do pré-sal para a educação e um piso salarial digno e justo para os professores.
Estiveram presentes na manifestação o presidente da Associação dos Estudantes Secundaristas da Paraíba (AESP), Marcelo Lima, e a diretora regional da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES-PB), Marília França. Juntos, eles participaram de todo o trajeto da manifestação com os estudantes.
A diretora Marília França afirmou que a aprovação da cota do pré-sal é elemento fundamental no progresso da educação do país. “Para que nossa educação possa avançar é sim necessário que aprovemos os 50% do fundo do pré-sal para educação. Não permitiremos que os tubarões da educação continuem nos tirando o que nos é de direito: viver em um País melhor, justo e igual para todos”, declarou a diretora.
Em meio à manifestação, os estudantes tomados pela vontade de mudar a história, entoavam gritos como, “Sou estudante não abro mão, quero pré-sal para educação”.e
Em Ananindeua,Região Metropolitana de Belém, a lider estudantil Mariana Freitas, diretora regional da UBES-PA e outras lideranças jovens importantes, como Fernando Assunção e Raoni, se articulam para avaliar e articular os rumos do movimento no Estado do Pará
Assinar:
Postar comentários (Atom)
SOU ESTUDANTE NÃO ABRO MÃO, QUERO PRÉ-SAL PARA EDUCAÇÃO!!!
ResponderExcluirCom essa palavra de ordem os estudantes brasileiros começam dar sinais de retomada das lutas estudantis e da combatividade desse tão importante movimento nas lutas sociais do país.
Fico orgulhoso de receber informações como essa, eu que tive a honra de participar, na década de 80, no final da ditadura, do ME na UFPA, rearticulando junto com valoros companheiros o CALF (Centro Acadêmico Livre de Farmácia) e participar de duas gestões do valoroso DCE/UFPA, nas gestões "AROEIRA" e "MOARA", certamente vivi os melhores momentos de minha vida, pois a Universidade passou a fazer sentido a partir de muitas lutas e conquistas estudantis.
Bons tempos aqueles em que se forjaram lideranças nas lutas como da meia-passagem em que pulamos roleta, realizamos inúmeras manifestações de massa até conseguirmos nosso itento, hoje uma realidade para inúmeros estudantes.
E vejam só novamente os estudantes se mobilizaram e extenderão esse direito aos nossos estudantes do interior do estado através da meia-passagem intermunicipal, aprovada e sancionada pela Governadora Ana Julia.
Fico orgulho e feliz de ver e conviver com novas lideranças do movimento estudantil e dizer a vocês, não desanimem, vamos a luta, vamos construir juntos novas conquistas para a sociedade, assumam o seu papel na luta de classes desse país, que é de protagonistas a forjar e produzir novas lideranças para os movimentos sociais.
VIVA A LUTA DOS ESTUDANTES, TODO APOIO AS SUAS REIVINDICAÇÕES!!! VIVA TODAS AS LUTAS DO POVO BRASILEIRO!!!
Um grande abraço
Fernando Maia
EU ESTAVA PRESENTE JUNTO COM NOVAS CARA DE DA JUVENTUDE DE ANANINDEUA E DO PARA NO ÚLTIMO CONGRESSO DA UNE EM BRASÍLIA, ONDE FOI TIRADA DE FORMA UNÂNIME 50% DO FUNDO PRÉ-SAL PARA EDUCAÇÃO, ONDE TEVE UMA MARCHA UNIFICADA COM A CUT POR BRASÍLIA ATÉ PETROBRAS.
ResponderExcluirDIA 28 FOI A COMEMORAÇÃO DA MORTE DO PARAENSE EDISON LUIZ, É COM ESSE ESPÍRITO QUE VEM SURGINDO UMA NOVA JUVENTUDE EM ANANINDEUA, DE ESTUDANTE E CAMPONESES PARA DEFENDE NOSSA FLORESTA AMAZÔNIA.
VIVA A LUTAS DOS TRABALHADORES E DOS ESTUDANTES!
Fernando Assunção
Pois é,Fernando Maia... Essa luta esta contida no DNA das novas gerações de transformadores sociais com suas caras pintadas de soluções e misturadas com todas as cores do futuro e dos sonhos...
ResponderExcluir'ARRIBA LOS HIJOS Y NUEVOS GUERRILHEIROS SOCIALES !'
É isso aí Fernando Assunção: A supremacia da educação é o parametro inegociável para a contrução de qualquer cenário socialmente justo e vitorioso em qualquer lugar do mundo.A curto, médio e longo prazo se contarmos com os 50% do pre-sal, o futuro,passado e o presente se cruzarão no infinito, elevando os brasileiros a condição de fiadores natos de um nova ordem mundial...
ResponderExcluirObrigado por sua visita meu Camarada e volte sempre ao MVIVA.