O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

A IMPUNIDADE É UMA PRAGA NOJENTA!: O NOVO CÓDIGO FLORESTAL - SE BONZINHO É COM OS VILÕES - FARÁ TRIPLICAR O DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA

http://mdnoticias.com.br/2011/wp-content/uploads/2011/04/42-180141031.jpg

Novo Código Florestal aumenta desmatamento na Amazônia, diz diretor do Ibama

http://outrapolitica.files.wordpress.com/2008/08/desmatamento-e-queimada.jpg
Luana Lourenço
 

Brasília - A expectativa pela votação do relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB) propondo mudanças no Código Florestal tem provocado uma corrida ao desmatamento na Amazônia, de acordo com o diretor de Proteção Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Luciano Evaristo.

“Há na região a impressão de que o novo Código Florestal vai regularizar as propriedades ilegais. E essa expectativa vem estimulando a abertura de novas frentes. 
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhqy34Kl0j1llkyh2fkLFcpocHUR26UMl1Z0PKC_GXzNi4SCbjFMINHQV6Zvh5Jo5scwjZp-3JaJ1tuT4bERCHDu4ap8xYNWBWZph0Vt7Ow7yeL4UPfA2yKImUdiFgfzSB-F1ryxOjrOosM/s1600/valetimbopeba.jpg
'Pindura' aí  essa conta para as próximas gerações
Ouvimos produtores flagrados por desmatamento dizerem abertamente que estavam desmatando porque o Código Florestal será votado esta semana e vai anistiar todo mundo”, disse hoje (5) Evaristo à Agência Brasil.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiTp3C1fJw_foYZjjWrTsTRWME2OAvz9icgjIrKQ0snLIKdT65itgGqJXR3qVbXovmznFz3yAdrBFIaqjTbtS2Bcmux9xI-EG6uTpqJ4NVBH4pO-3fzOCwWqddfNVYy9n6oyNcmKHgjTUPD/s1600/queimada_amazonia2.jpg
Motivados pela falsa expectativa de anistia para quem desmatou ilegalmente, proprietários têm avançado sobre a floresta mesmo na época de chuvas, quando tradicionalmente as taxas de desmate na Amazônia são menores. “Nem esperaram a estiagem, que se inicia em maio. Começaram a desmatar desde novembro, debaixo de chuva, de qualquer jeito.”
 http://catedral.com.sapo.pt/manuel%20filipe/riacho.jpg
Aprovado em julho do ano passado por uma comissão especial da Câmara, o relatório de Rebelo prevê uma série de flexibilizações na lei florestal, inclusive a redução de áreas de preservação permanente e a possibilidade de isenção da reserva legal. No entanto, o deputado deve modificar alguns pontos do relatório e apresentar nova versão nos próximos dias.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiu0O6SMA5iMJJcbykOFUe26FILC2aM-y4IKc_4VtXzzkQ9iLe6NJCGKTVoYaEpT5nbomBBUeZaP9lf-RszXOp3jSWP8nfP-R1tWFlbMtIw8lvd6_POdmc0WO_iExU3qw7yEXz6K7F32K0/s1600/queimada++fogo+seca+floresta+calor+quente+luta+prova.jpg
Mesmo na versão original do relatório de Rebelo, criticada por ambientalistas e por parte do governo, não há previsão de anistia para desmatamentos recentes. 

No texto, o deputado prevê anistia a produtores que desmataram ilegalmente até julho de 2008. Por pressão do governo, a questão deve ser um dos pontos a ser retirado do relatório pelo parlamentar.
http://www.jornaldelondrina.com.br/midia/tn_620_600_litoral_aerea_8.JPG
Desmatamento X Erozão

A expectativa dos produtores é que a aprovação de novas regras antes de 11 de junho, quando vence o prazo para regularização ambiental previsto em decreto, tire os infratores da ilegalidade e não permita punição ou multas para quem desmatou sem autorização.
http://temnailha.com.br/wp-content/gallery/desmatamento/desmatamento01.jpg
“Temos que deixar claro que ninguém será anistiado e que o Terra Legal [programa de regularização fundiária] não vai regularizar quem desmatou. 
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEheR-h4R5tWrcil8cj6W3GMEwZk5UPNWpdrc5Sbn3DQiBA9ex_MuqNGLUaS4PnGHn3U9TdHBA_FgJNn0SV4Y5RXoTJmEss3yxS30pPa5rlJmvS8Op3QQ8CfLNcSBv28jjDqYA9PEN_vgig/s1600/AA.jpg.
Pelo contrário, estamos fiscalizando, o Ibama vai multar e embargar as propriedades”, disse Evaristo.

Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário