O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Estudantes voltam a se manifestar no Chile e 70 são detidos

Milhares de estudantes protestaram nesta quarta-feira em Santiago em uma manifestação que terminou com confrontos e 70 presos. Eles exigem uma completa reforma no sistema educacional chileno, um dos mais caros e desiguais do planeta, herança da ditadura de Augusto Pinochet.

O protesto foi iniciado na praça Itália, no centro da capital chilena, e percorreu ruas da região, dançando, cantando e levando cartazes. No fim do protesto, fizeram um ato central, com discursos de lideranças políticas e estudantis.

"Vamos continuar sendo rebeldes, porque o movimento estudantil não vai se conformar com a correção de excessos. Nós queremos corrigir tudo", afirmou em seu discurso o presidente da Federação de Estudantes da Universidade do Chile, Gabriel Boric.



Estudante faz referência ao grupo de hackers Anonymous em protesto contra a reforma tributária no Chile
Estudante faz referência ao grupo de hackers Anonymous em protesto contra a reforma tributária no Chile

A Confederação de Estudantes do Chile, que organizou o protesto, calculou em 100.000 o número de manifestantes, enquanto a polícia informou que cerca de 20.000 participaram.

A manifestação foi concluída com ao menos 70 detidos por distúrbios protagonizados por encapuzados, que foram repelidos com gás e água pelos policiais.

Este foi o segundo protesto nacional de estudantes do ano após o realizado em 25 de abril passado, que reuniu cerca de 50.000 manifestantes.

Os estudantes pedem uma reformulação do sistema educacional chileno, considerado um dos mais caros e desiguais do planeta, como consequência das reformas impostas pela ditadura de Pinochet (1973-1990), que reduziu a menos da metade o aporte público à educação e fomentou a inclusão do setor privado.

DA FRANCE PRESSE, EM SANTIAGO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário