Pouco mais de três anos depois do início da construção, a Usina Hidrelétrica Santo Antônio, no Rio Madeira (RO), vai começar a gerar energia na segunda quinzena deste mês. A primeira das 44 turbinas será acionada em um evento que deverá contar com a presença da presidenta Dilma Rousseff.
A empresa Santo Antônio Energia, responsável pela obra, não confirma a data do início do funcionamento da hidrelétrica, mas garante que será ainda este mês. O último balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), apresentado recentemente, prevê que o empreendimento vai começar a operar no dia 20 de dezembro. Os detalhes do evento e do início da geração comercial da primeira unidade geradora também não foram divulgados.
Cada uma das 44 turbinas do empreendimento tem cerca de 8 metros de diâmetro, aproximadamente mil toneladas e uma potência média de 72 megawatts (MW). Segundo a empresa, a energia gerada por cada turbina é suficiente para abastecer até 350 mil residências. As demais turbinas devem entrar em funcionamento gradualmente até 2015.
A usina começa a gerar energia um ano antes do que estava previsto no cronograma inicial da obra. No leilão da hidrelétrica, realizado em 2007, a previsão era de que a operação começasse em dezembro de 2012. Segundo a Santo Antônio Energia, a antecipação deverá possibilitar a geração de mais 10,5 mil gigawatts por hora, e teve um investimento extra de R$ 150 milhões.
.
Para o coordenador do Grupo de Estudos do Setor Elétrico (Gesel) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Nivalde de Castro, o início da operação de Santo Antônio é um marco histórico para o setor elétrico brasileiro porque é o primeiro dos grandes empreendimentos previstos para a região Amazônica, que terá outras hidrelétricas como Jirau, também no Rio Madeira, e Belo Monte, no Rio Xingu (PA).
“Para o Brasil é muito importante, porque com toda a perspectiva de crescimento econômico do país, vamos precisar de muita energia elétrica. E, diferentemente de outros países como a China e Índia, onde a demanda é atendida por fontes poluidoras, o Brasil está conseguindo atender à demanda de energia elétrica com fontes limpas, renováveis e a custos muito competitivos”.
Vista aérea do Rio Madeira |
A Usina Santo Antônio terá capacidade instalada de 3.150 megawatts e é operada pelo consórcio Santo Antônio Energia, formado pela Andrade Gutierrez, Furnas Eletrobras, Cemig, Odebrecht e Banif. Junto com a Usina Hidrelétrica Jirau, Santo Antônio forma o Complexo Hidrelétrico do Rio Madeira, um dos principais empreendimentos energéticos do PAC.
Fonte: Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário