O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julga nesta terça-feira (13), a partir das 19h, o processo que pede a cassação do governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho (PSDB), e seu vice, José Thomaz Nonô (DEM). Eles são acusados de usar a máquina pública na campanha eleitoral de 2010, quando teriam distribuído animais de forma irregular.
Vilela e Nonô são acusados de distribuir 1.600 ovelhas a produtores rurais do agreste e sertão do Estado. As doações teriam ocorrido nos meses de agosto e setembro de 2010, em plena campanha eleitoral, por meio do programa “Alagoas Mais Ovinos”. Para a Procuradoria Geral Eleitoral, o governador e então candidato à reeleição cometeu crime eleitoral e deve ser cassado. O relator do processo no TSE é o ministro Arnaldo Versiani.
A ação do pedido de cassação foi proposta pela coligação encabeçada por Ronaldo Lessa (PDT) e Joaquim Brito (PT), candidatos na chapa derrotada no segundo turno. Eles perderam a ação na esfera estadual, mas recorreram da decisão. Se condenados, além de perderem o mandato, Vilela e Nonô ainda podem ficar inelegíveis por até oito anos.
Com,Do UOL Notícias, em Maceió
Nenhum comentário:
Postar um comentário