O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

SENADO URUGUAIO APROVA CASAMENTO GAY


______________________________________________________________________________________________________
A iniciativa da coalização de Governo Frente Ampla, maioria no Congresso, foi aprovada não somente pela bancada, mas também de partidos da oposição: o Nacional e o Colorado.
O senador da Frente Ampla, Rafael Michelini, comparou o sentimento de adquirir o direito de se casar com alguém do mesmo sexo com o sentido de liberdade conseguido com a abolição da escravidão. “Claro que não posso comparar com a abolição da escravidão, porque foram lutas que levaram centenas de anos, mas os efeitos da pessoa que adquire direitos não é um sentodo de libertação?”, perguntou diante do Senado uruguaio.
O legislador defendeu o direito dos casais homossexuais de adotar crianças, outro dos direitos que reconhece o projeto, e disse que o importante é receber o amor de uma família.
A lei havia conquistado meia sanção em 2012, mas em dezembro do ano passado os legisladores decidiram prorrogar a aprovação até a primeira sessão de 2013, já que os blocos de oposição haviam solicitado “mais tempo” para seu estudo, incluindo modificações no Código Civil.
O primeiro artigo do projeto ressalta que a instituição do matrimônio “implicará a união dos contratantes, qualquer que seja a identidade de gênero ou orientação sexual destes, nos mesmos termos, com iguais efeitos e formas de dissolução que estabelece até o momento o Código Civil”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário