O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

sábado, 11 de dezembro de 2010

PARABENS NOEL ROSA! 100 ANOS EMBALANDO A NOSSA ALMA.


Brasil comemora hoje os 100 anos de Noel Rosa, o poeta do mundo


Por Eduardo Bueres

Noel Rosa nasceu no suburbano bairro de Vila Isabel, exatamente no dia 11 de dezembro de 1910. A saúde frágil, agravada por uma tuberculose, abreviou sua trajetória, vindo a falecer quando ainda era um moléque, com apenas 26 anos.

Foi ele, sem dúvida, por  todo o curto tempo em que aqui nos visitou fantasiado de ser humano quase comum, um desses seres revolucionários, reinventores de si mesmos...
Alguns historiadores acreditam que, desde cedo, ele ganhou a consciência  de que precisava se diferenciar intelectualmente dos seus contemporâneos, que o saudavam com graçolas e apelidos infames... 

Gozações e sacaneadas, bem ao estilo do espírito libertário-etílico-boêmio dos cariocas que, até hoje, não importa-lhes o calibre da  tragédia, não perdoam - e não perdem -  uma boa chance de quebrar a liturgia das coisas consideradas 'ruins', por menor ou maior que seja, como que,  desdemonizando e aliviando o peso daquilo que consideram feio.

Fato é que, essa sacanagem cósmica, que tanto o maltratava psicologicamente, talvez, tenha sido o fator que provocou uma  reação positiva na sua alto-estima, transformado-o no gênio musical e poético que aprendemos a admirar e a amar. 
 Sua vingança maior foi  deixar para todos esse legado superior em nível de criação e superação onde, o bom humor, foi a sua grande marca .

Existe na sua biografia aquele famoso duelo poético musical que ele travou com o compositor  Wilson Batista; refrega que gerou alguns de seus sambas mais conhecidos como Feitiço da Vila; Rapaz Folgado e Palpite Infeliz, entre os outros, é uma amostra da valentia da sua pena bico de ouro e verve musical; embate com jeito maniqueísta, travado entre o feio, que era ele, Noel, e o belo, que eram seus 'concorrentes' pela voz de Batista, chegando  este, que foi um de seus 'oponentes' mais conhecidos, ao ponto de soca-lo com rimas de muito mal gosto que, faziam referencia ao  seu defeito e sua aparência física.

Esse embate só serviu, mesmo, para reafirma-lo como sendo compositor do bairro de  Vila Isabel, além de matizar e dar uma bela carona na história para as composições do seu desconhecido rival uma vez que, a obra de Noel Rosa é substancialmente mais rica e universal. 

Acredito com muita força, talvez por ser musico e tocar violão, que  a canção O Ultimo Apito, foi feita com muita insinceridade por um cara profundamente apaixonado que, no final, acabou surpreendido com o extraordinário resultado da harmonia entre letra e música.Tipo de beleza tecida em arranhaduras simples que só é possivel ser parida pela  paixão. 

Noel Rosa vive, especialmente, dentro do coração de todos nos, brasileiros, e será sim, eternamente lembrado, cantado e festejado por outros povos como um dos maiores artistas  de todas as épocas. Seu centenário faz matar a saudade de um tempo em que o  verdadeiro bom gosto musical imperava e quase todo mundo prestava-se a ser feliz... 

Feliz aniversário Noel Rosa, patrimônio cultural do Brasil e do mundo!.


Nenhum comentário:

Postar um comentário