Combustível poderia suprir 1% da demanda global por combustível de aviação a preço competitivo segundo a Boeing
SEATTLE – A BOEING
identificou o “diesel verde”, combustível renovável atualmente usado no
transporte rodoviário, como nova e significativa fonte de
biocombustível sustentável para aviação que emite pelo menos 50% menos
dióxido de carbono do que o combustível fóssil ao longo de seu ciclo de
vida.
A
empresa está trabalhando com a Administração Federal de Aviação dos
Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês) e outros interessados para
aprovar o uso do diesel verde em aeronaves e reduzir ainda mais as
emissões de carbono da indústria da aviação.
Segundo
os pesquisadores da BOEING que realizaram a análise, o diesel verde,
produzido a partir de óleos e gorduras, équimicamente semelhante ao
atual biocombustível de aviação. Se aprovado, o combustível poderia ser
misturado diretamente ao combustível tradicional de aviação.
“A aprovação do diesel verde representaria uma grande revolução na
oferta de combustível sustentável para aviação a preços competitivos. Estamos
colaborando com nossos parceiros na indústria e com a comunidade
aeronáutica para viabilizar essa solução inovadora e tornar a indústria
menos dependente do combustível fóssil”, disse James Kinder, technical
fellow da divisão de sistemas de propulsão da BOEING Aviação Comercial.
Já
existe nos Estados Unidos, Europa e Cingapura uma capacidade de
produção significativa de diesel verde, apta a suprir até 1% – cerca de
2,3 bilhões de litros (600 milhões de galões) – da demanda global por
combustível de aviação comercial. O custo no atacado – cerca de US$ 3
por 3,7 litros (1 galão), com incentivos do governo dos EUA – é
competitivo em relação ao combustível de aviação derivado de petróleo.
A
BOEING, a FAA, os fabricantes de turbinas, os produtores de diesel
verde e outras organizações estão compilando um relatório detalhado de
pesquisa, que será apresentado a outros stakeholders importantes no
processo de aprovação do combustível.
Esses
esforços decorrem da iniciativa da Boeing, tomada em 2011, de trabalhar
junto ao mercado de aviação pela inclusão de uma mistura de até 50% de
biocombustível nas especificações internacionais de combustível de
aviação.
O
biocombustível aprovado para uso neste segmento deve atender ou superar
os rigorosos requisitos de desempenho para combustível de aviação.
“A BOEING deseja estabelecer novos caminhos para o combustível
sustentável para aviação e esta iniciativa do diesel verde é um passo
revolucionário nessa longa jornada”, disse Julie Felgar, diretora de
estratégia e integração ambiental da Boeing Aviação Comercial.
“A BOEING continuará em busca de oportunidades para reduzir o impacto
ambiental da aviação como forma de apoiar nossos clientes, a indústria e
as comunidades”, completou.
Conhecido
também como “diesel renovável”, o diesel verde pode ser usado em
qualquer motor a diesel. Trata-se de um produto diferente, quimicamente
distinto do combustível conhecido como “biodiesel”.
A
BOEING trabalha em parceria com companhias aéreas, fabricantes de
turbinas, governos, empresas de combustível e organizações de pesquisa
em todo o mundo para comercializar combustível sustentável para
aviação.
A
empresa e as 27 companhias aéreas participantes do Grupo de Usuários de
Combustível Sustentável para Aviação (SAFUG, na sigla em inglês) estão
comprometidas em desenvolver biocombustíveis produzidos de forma
sustentável e que não causem impactos adversos nas emissões de gases de
efeito estufa, bem como na segurança alimentar local, no solo, na água e
no ar.
Fonte: DefesaNet /Free ilustration by:militanciaviva!
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