Reprodução da campanha da empresa Couro Fino, lançada para o Dia das Crianças, em Fortaleza. (Foto: Couro Fino / Reprodução)
Campanha exibe crianças "adultizadas" e gera revolta no Facebook. Imagens mostram crianças apenas de fralda com as pernas semi abertas, maquiagem e joias em excesso e calçados de couro muito acima do seu número
A ideia era mostrar o interesse das filhas pelos acessórios
utilizados pela mãe — como joias, sapatos e maquiagem. Mas o efeito que
uma campanha para o mês das crianças da varejista cearense Couro Fino
gerou em seus consumidores não foi o esperado: nas redes sociais, as
imagens da campanha sofrem uma forte rejeição por conta do que as
pessoas consideram “adultização” e “erotização” das crianças.
Uma imagem registrada por uma fotógrafa amadora mostra um cartaz em
frente a uma das lojas da marca: a publicidade mostra uma criança apenas
de fralda com as pernas semi abertas, maquiagem e joias em excesso e
calçados de couro muito acima do seu número.
“É certo que menininhas calçam os sapatos das mães. E isso é uma
gracinha mesmo! Mas, para falar disso, é necessário maquiar, de forma
carregada, e colocá-la de pernas abertas? A menininha com as sandálias
da mãe poderia ser mostrada, sem nenhuma conotação sensual”, afirma
Hermínia Lima, autora da fotografia, na descrição da imagem — que, até
agora, conta com pouco mais de 280 compartilhamentos e 31 comentários. (Atualização: a imagem foi apagada)
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Na fanpage da marca, onde estão publicadas as fotografias oficiais da
campanha — incluindo na imagem de capa –, as reações são semelhantes:
mais comentários reprovando as imagens da campanha do que reações
positivas. Algumas pessoas afirmam já ter denunciado a publicidade ao
Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar).
“Sou consumidor… Tenho uma filha de 5 anos, ela
brinca com as roupas e sapatos da mãe, ela tem prazer em se vestir como a
mãe, mas infelizmente vocês deturparam a inocência de uma criança,
exageraram na comparação e inseriram uma personalidade “erótica” a uma
criança… Meus pêsames por esta campanha agressiva”, escreveu o
consumidor Marcos Lima.
A publicidade infantil é um tema que está se tornando cada vez mais
sensível. Embora as crianças representem um vasto público consumidor,
com forte apelo de compra, a publicidade agressiva direcionada para elas
— ou que as utilizam em determinadas situações — não é bem vista.
Fonte: Blog do Pragmatísmo Político
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