O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

AMOR À GRANA ! - O BEIJO DE FELIX E A AGENDA OCULTA DA REDE GLOBO

Em comunicado, Globo justifica beijo gay em novela…



A conservadora rede Globo enviou um comunicado, para alguns veículos, para explicar o beijo que ocorreu entre os personagens Felix e Niko de "Amor à Vida". 

A pergunta que não quer calar: para quê?

"'Toda cena de novela é consequência da história, responde a uma necessidade dramatúrgica e reflete o momento da sociedade. O beijo entre Felix e Niko selou uma relação que foi construída com muito carinho pelos dois personagens. Foi, portanto, o desdobramento dramatúrgico natural dessa trama. A pertinência desse desfecho foi construída com muita sensibilidade pelo autor, diretor e atores e assim foi percebida pelo público. É importante lembrar que o relacionamento homossexual sempre esteve presente nas nossas novelas e séries de maneira constante, responsável e natural. A cena esteve de acordo com essa premissa e com a relevância para a história", diz a nota.
A relação de Niko e Félix foi construída tão naturalmente que o beijo (um encostar de lábios marcante, como disse um amigo) virou apenas uma consequência. Emitir um comunicado, então, se mostrou desnecessário. A vida é assim e pronto. Não tem de explicar. As pessoas podem não aceitar, mas têm de respeitar. Ficou parecendo que a Globo quis se explicar para as camadas mais conservadoras. Por outro lado, o comunicado também mostra que o canal vai capitalizar muito em cima da cena, óbvio. Os jornalísticos da emissora vão explorar bem o assunto, que há tempos já deveria ter sido superado na teledramaturgia.
Novela é ficção, mas a grande maioria se propõe a abordar a realidade. Adiar um beijo gay só mostrou o quanto o canal é conservador. Poderia ter feito o primeiro beijo gay da história da teledramaturgia há anos (lembram como o público torceu para o Tarso, personagem vivido por Bruno Gagliasso, na novela "América", em 2005?), mas deixou o fato escapar para o SBT na novela "Amor e Revolução", de Tiago Santiago. De qualquer maneira, a Globo mostrou que há uma luz no fim do túnel.
Em tempo: o SPTV exibiu os melhores momentos da cena e o beijo, claro, estava entre eles. 

Nota do Blog: No mundo real, a agenda oculta da Globo não esta atrelada à nenhuma chaga social, que teria virado alvo da  sua 'vocação libertária'. O foco aqui é polemizar ao máximo, para levantar a audiência da emissora que, aliais, anda bastante capenga e, como consequência, o seu  faturamento. Neste falso quesito envolvendo adultérios e amores malogrados entre genêros, o veterano  escrachado João Cleber, é menos hipócrita.

 Fonte:Portal Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário