O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

CARTA ABERTA AO SENADOR MARIO COUTO



CARTA ABERTA AO SENADOR MARIO COUTO

Por Eduardo Bueres

Senador tucano Mario Couto, que feio foi o papel que o senhor fez: aliais, foi muita cara de pau da sua parte, foi mais que uma grosseria, foi uma atitude rasteira digna de um pré-derrotado candidato que talvez, somente por fazer parte da oposição neoliberal e conservadora -cheirando a naftalina- foi capaz de desferir.

Foi um muito vil ataque na tentativa de atingir a figura humana da governadora, mulher do nosso Estado, cidadã meritória que é detentora de uma ficha 100% limpa -ao contrário de muitos que o senhor convive muito cordialmente...

Sei que o fez no intuito de mostrar serviço e gerar alternativa de matéria para imprensa marrom,afinal, as vezes é preciso aparecer a qualquer custo.

Sé é um antecipado (e bizarro) recurso de campanha tirado como linha de ataque desesperado em razão dos resultados das verdadeiras pesquisas, as não manipuladas, que apontam a vitória dos candidatos da esquerda,deixa não apenas de convencer o eleitor que percebe, quase imediatamente, ser o senhor uma espécie de alternativa altamente desnivelada que deve ser descartada por sua falta de argumentos e ausência de consistência ética e moral tão necessária a uma autoridade da republica... acredite...

Que acaba por torna-lo, juntamente com o conjunto do seu partido e possiveis aliados, uma opção antecipadamente desprezível, pelo exemplo de mal gosto, já que toda a nossa família paraense, que inclusive o esta julgando neste momento,não deseja que a covardia e a falta de respeito sejam a tônica que venha substituir as boas propostas em nível de edificação de construção de um novo projeto político para o Estado que tenha força o suficiente para superar o que ora brilha sob a liderança da governadora Ana Julia, que é apoiada e também ajuda o presidente Lula que governa o país com êxito desde 2003.


A sua retórica, Senador Mario Couto, certamente esta ligada a admiração secretamente contida em seu peito choroso, por tudo o que esta sendo construído e que vocês poderiam ter feito e não o fizeram, coisa que pode ter-se transformado em inveja.

Dor-de-corno, que pode estar ligada a dúvida quanto à dissolução -e até extermínio- da sua própria legenda, que esta sendo esterilizada pelos novos ventos da modernidade;

Certamente essa baixaria estar ligada ao desespero das agendas não cumpridas que batem a sua porta e pela tortura provocada pela abissal distancia em nível de competência administrativa e gerencial se comparadas às gestões velhas dos Demos-tucanos no governo FHC/Almir-Jatene, que o senhor tão bem representa, e a nova gestão, com Ana Julia/Lula, apresentada pelo Governo Popular, que esta mudando o Pará e a própria Amazônia, em vista aos investimentos ‘tsunâmicos’ realizados pelo atual modelo de governar que, atrelado a enorme popularidade e competência do presidente Lula, coloca Dilma e Ana Julia como alternativa de vitória, fato este que deve ter funcionado como fator inibidor à elaboração de críticas mais embasadas de sua parte por ter ficado com a mente embasbacada...

A sua dor de cotovelo passa, certamente, por essa penosa falta de argumentos referente ao modelo plural que esta sendo implementado com muito sucesso no Pará em contraponto ao que foi deixado pelos senhores, que pagam agora pelo próprio pecado por terem sido incompetentes, razão pela qual se encontram ultrapassados, coisa que o projeto de Lula e Ana Julia superou no dia-a-dia quando colocou o povo paraense e o ser humano no centro dos benefícios,

Ao contrário do que ocorreu em seu governo quando o Pará, não passava de uma mal disfarçada colônia exportadora de matéria prima bruta ,quando em razão da má gestão e da incapacidade de lidar e negociar com os barões das multinacionais que foram beneficiados com o golpe da privatização praticado pelos cardeais do
neoliberalismo do seu PSDB, que garantia apenas a certeza da cobiça e a satisfação dos interesses do grande capital estrangeiro e americano.

Época negra da história quando não se trabalhava pela edificação de uma política externa independente e soberana que apontasse para a muito sonhada integração latino-americana e pela transcendência e alternância comercial na busca nova parceiros em todos os países do mundo, que nos fortalecesse em nível estratégico global como o fizemos no governo Lula...

O que fez com que o nosso país, num cenário de crise comparada a que ocorreu na década de 20, fosse um dos três primeiros a superá-la a despeito de todo o peso contrário que a chamada grande imprensa golpista e setores conservadores que hoje apóiam o seu candidato das cavernas, Jose Serra, jogou contra por todo o tempo que durou a crise, impatrioticamente,desveladamente no lema de ‘quanto pior para o Brasil e seu povo, melhor’, para vocês, é claro, que precisam das trevas para brilhar.

Estes são apenas alguns tópicos contra os quais o senhor, senador Mario Couto, poderia tentar contra argumentar, contrapondo-nos com o vosso programa que tanto lesou a população do nosso Estado e País por terem sido elitistas e antipatrióticos e não teve coragem.

O Governo Popular tem dado uma forte demonstração de energia e capacidade administrativa a ponto de provocar o desespero em figuras como o senhor, um cadáver insepulto, que representa a estagnação da era FHC.

É esta a diferença de percepção entre o Pará de ontem, o dos ricos, e o Pará de hoje, o de todos, o que fundamenta a opção pelo continuísmo do atual projeto tido por todo cidadão de bem como de fundamental necessidade para avançarmos, ainda mais, no rumo das mudanças.

Para encerrar, o seu desespero, senador, consiste na sua incapacidade de reverter essa realidade o que o leva ao erro maior de fugir desse enfrentamento cometendo o desatino de maltratar a cidadã Ana Julia, efeito colateral que bate de frente com a opinião pública e que vai ficar marcado na memória de todos, coisa que o povo não esquece e não perdoa e que, esteja certo, sóbrio e consciente, desta vez passará seu troco nas urnas, momento que o senhor precisará procurar emprego novo na terra da garoa, possivelmente junto aos seus bicudos pares perdedores.

8 comentários:

  1. A concorrência é dura naquele Senado pra ver quem dá mais vexame, se esse Mário Couto ou aquele Mão Santa do Piauí. Duas criaturas... Uma pena o Pará eleger uma figura desse tipo pro Senado. Infelizmente o Almir elegeria até um poste pro Senado naquelas eleições...

    ResponderExcluir
  2. As línguas aguçadas de certas aves bicudas sentiram o gosto do sabão da verdade. Um forte abraço Bueres e Parabéns pela excelente análise, foi a melhor coisa que já li!!
    Toninho – Santo Andre – São Paulo

    ResponderExcluir
  3. VALEU, PROFESSOR EDUARDO!PARABENS PELA POSTAGEM INTELIGENTE.TORNAR BRANCO O SUJO É TAREFA PARA POUCOS E AO MESMO TEMPO PARA TODOS AQUELES PRIMAM PELAS MUDANÇAS QUE TRAGAM PARA A SOCIEDADE AS BOAS E VERDADEIRAS PROPOSTAS POLÍTICAS.DEPOIS DESSA SUA ANÁLISE, NUNCA MAIS ESSE CHARLATÃO VAI PODER OLHAR DE CARA, DE FRENTE OU FIXAR OS OLHOS COM ALGUEM SEM PROVOCAR UM SENTIMENTO DE REPROVAÇÃO E NOJO PELO QUE FEZ.É O COMEÇO DO FIM DA SUA CARREIRA.

    REGIANE SANTOS - ACADEMICA DE DIREITO UFPA)

    ResponderExcluir
  4. É preciso deixar bem claro que o Senador Mario Couto fala e expressa suas somente suas opiniões particulares, o que não significa que todos que pertencem ao seu partido pensem da mesma forma.O que esta havendo na verdade é uma tentativa de lichamento covarde a partir da distorção maldosa do ele realmente disse, o que pode levar as pessoas a uma interpretação errada e falsa, bem de acordo com o voces pretendem.Isso sim,Boueres é uma vergonha!

    ResponderExcluir
  5. A prática dos maus costumes é incentivada pela certeza da impunidade.É lamentavel que isto va continuar a acontecer e não tem justiça que de jeito!O mario Couto até agora não mostrou nenhum préstimo fazendo jus ao mandato que recebeu.Vista o pijama,velhaco!


    Raimundo Nonato

    ResponderExcluir
  6. ESSE PILANTRA É UM IMPROPÉRIO AMBULANTE COM UM MANDATO!.SÓ FAZ BARBA COM ÓLEO DE PERÓBA ! RSSS


    GUTO QUADROS

    ResponderExcluir
  7. Essa é a morte política e moral de um crápula que jamais seria um eminente e legítimo representante do povo do Pará, porque falta nele o principal,ou seja, os bons princípios.É como diz o ditado "pau que nasce torto, não tem jeito,morre torto..."


    Djacy Maranhão - Marabá, Pará

    ResponderExcluir
  8. Colega, O Senador Mario Couto nunca perdeu uma eleição, logo não é um derrotado. Hoje vc sabe quem é a derrotada!!!!


    Pedro Paulo Maia Oliveira

    ResponderExcluir