O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

O CIRCO DO HANGAR, IDEIA DOIDIVANA: E A CELPA?

http://blog.blackboots.com.br/wp-content/uploads/2008/09/dsc01938-300x225.jpg
Por Eduardo Bueres

Governo do Estado soltou nota dando conta que, as portas do Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia  serão abertas nesta quarta-feira, 12, às 9h30, quando o local "passará por vistoria" e que,  uma alta comissão formada por representantes da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil seção Pará (OAB-PA) e técnicos do Centro de Perícias Científicas "Renato Chaves" estará no local verificando a situação das instalações, quando deveriam, caso fossem coerentes, estar focando na prestação jurídica das contas e movimento fiscal da O.S.


Se essa 'marmota' banana-latina pega moda, então o emprego dessa verdadeira tropa de choque civil-militar deveria estender-se,  dirigindo-se, imediatamente, após a tomada deste conjunto de prédios vazios,  á sede da Rede Celpa...


Que fica logo ali perto, na Av. Magalhães Barata, já que, a concessionária - que foi privatizada e vendida durante o governo Almir Gabriel - tem atazanado a vida de toda a população, com exceção aos prédios onde funcionam os grandes centros comerciais e edifícios granfinos da Avenida Dondóca de Sousa Franco, que possuem geradores próprios. 


O golpe praticado contra a maioria da população que paga e mantém regiamente suas contas  em ordem, é praticado no formato de uma série infinita -e descarada- de 'apagões'  sem quaisquer prévios avisos ou pedidos de desculpas á quem merece todas as satisfações: o povo paraense, dono das maiores reservas de energia hídrica do mundo, cujo usufruto é o sofrimento imposto pela Celpa e pelo modelo idiota da lei Kandir. 


Sem falar que os telefonistas e atendentes da CELPA responsáveis em ouvir e encaminhar as reclamações dos desprotegidos usuários,  ficam localizados em outras esferas da federação, onde?, sabe-se lá onde...


As avarias provocadas nas redes domesticas, quando as famílias tem seus alimentos estragados; pela falta de água (movidas a bombas elétricas); os prejuízos aos estoques perecíveis dos pequenos comerciantes e médios empreendedores; a fragilização na segurança pública, ceifando a vida de muitos, quando se sabe que, a escuridão, dificulta o reconhecimento do bandido e facilita a sua fuga...


Os estragos e a ruína na saúde de famílias já que, os ventiladores, são mais que refrigeradores mecânicos da temperatura tropical: são  sinônimos e aliados imprescindíveis, na periferia e nas classes mais humildes, baixa e média, dos cidadãos que não tem condições de possuir ar refrigerado, e o usam como arma eficaz na luta contra o mal da dengue, e da febre amarela, entre outros... 

São prejuízos irreparáveis que, o tecido da justiça em formato de grande  mutirão, feito esse que acompanhará o augusto secretário, ainda não foi criado nem visto em nosso Estado em defesa dos pobres.


sapato alto
Portanto, todo outro emprego de palavras como: esquisito, ridículo e extravagante, ainda é pouco na boca da população que, nunca viu um um aparato republicano desse calibre ser evocado, por exemplo, á visitar o escritório administrativo da Rede Celpa, para cobrar e verificar junto aos seus executivos a situação das instalações das redes de transmissão, mapas e planilhas de fornecimento desse serviço vital, os gráficos atualizados com detalhamentos e justificativas técnicas das suspensões diárias do fornecimento, por região..

promovendo e socializando a  aplicação da justiça e da lei; momento em que, poderia ser proposto a aplicação de um "gatilho" legal, na forma da lei, por iniciativa do poder legislativo que, seja capaz de gerar indenizações, reais, sem a ação dos chicaneiros togados a serviço do grupo, ao conjunto da sociedade prejudicada em seu patrimoniado e vida. 
 
A Polícia Militar do Pará que, lacrou e ocupou o Hangar, desde o início da noite da última sexta-feira (7), a pedido da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e os Treze (?) policiais militares que permanecem no local e possuem outros deveres, possivelmente, estão desviados de suas funções uma vez que as praças, prédios e monumentos públicos tem a proteção garantida pela Guarda Municipal.

Infelizmente quem paga o soldo deste grupo de combate e o povo, o que esta errado, pois que, deveria ser descontado do salário do novo secretário estadual de cultura que, ousou praticar um gesto digno dos tempos da ditadura militar. Imagine se esse homem fosse escolhido ministro da defesa?

Um comentário:

  1. O articulista poderia informar quantas vezes, na gestão petista que felizmente se encerrou, a ARCON foi acionada pelo governo do estado para fiscalizar a CELPA?

    Hum!!! Nenhuma? Acho que o governo anajulista,com a inequívoca incompet~encia e a demonstração de desconhecimento das mais elementares noções de gestão pública confundiu ARCON - Agência de Regulação, com empresa de AR CONdicionado.

    A "sanha" privatista, falsa como uma nota de 15 reais, é um discurso mais vazio do que os cofres da SETRANS.

    ResponderExcluir