O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Protesto em São Paulo termina com ao menos 56 detidos; no Rio, são 120


Os estudantes reivindicavam, além melhorias na educação, eleições diretas para reitor nas universidades USP e Unicamp. Um grupo de manifestantes mascarados que aderiu à manifestação entrou em confronto com a polícia na região da Ponte Eusébio Matoso, por volta das 19h. Os estudantes pretendiam terminar o ato em frente ao Palácio dos Bandeirantes. O confronto com a polícia, entretanto, dispersou a manifestação às 21h.
 
Foram depredadas sete agências bancárias  e um ônibus na Avenida Vital Brasil e uma concessionária na Avenida Eusébio Matoso. Os manifestantes também picharam os vidros da Estação Butantã do Metrô. Três carros do Consórcio Via Quatro, responsável pela Linha 4-Amarela do Metrô,  foram alvos de vandalismo.
 
Os estudantes se reuniram no Largo da Batata, na Zona Oeste de São Paulo, às 16h. Após uma aula pública de Plínio de Arruda Sampaio, os manifestantes sairam em caminhada pela Avenida Faria Lima, em direção ao Palácio dos Bandeirantes.
 
No Rio, 120 pessoas foram detidas pela Polícia Militar (PM) nas ações de quebra-quebra e depredações após os protestos do Dia do Professor, ocorridos em várias áreas da região central da cidade e bairros próximos. O balanço do número de detidos é do Instituto de Defensores de Direitos Humanos (DDH).
 
De acordo com o advogado Felipe Coelho, que está prestando assistência aos detidos, “somente na 17ª Delegacia Policial [DP], no bairro de São Cristóvão, na zona norte da cidade, há pelo menos 30 detidos, a maioria adolescentes”. Ele disse ainda que mais detidos foram levados para a 5ª DP, na Avenida Mem de Sá, na Lapa; para a 19ª DP, na Tijuca; e para a 12ª DP, em Copacabana. 


Fonte: G1/ Free ilustraion by:militanciaviva!

Nenhum comentário:

Postar um comentário