O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

sábado, 31 de dezembro de 2011

PT PARAENSE PODERÁ SER OBRIGADO - NA MARRA - A APOIAR CANDIDATO DO PMDB,JOSÉ PRIANTE EM 2012

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg_hwI2QH-oagPm4Obwzm9TqKLNL8pXBa_6lJsHWd4rvNVeRzXX4Owack9xQi4-XKm4I-nRf95GnAI7TSkBWRPSM26MqpNSRZdHQ-9XUatSINl5g7u9S97Bixn3Vt7Wnkbx9eIg_4Qpfqfu/s1600/JOS%C3%89+PRIANTE+4.JPG

 Em 2012 PT nacional dará a arrancada para consolidar o seu mais importante projeto, que consiste em reeleger a presidenta Dilma Roussef para um segundo mandato nas eleições de 2014. Para tal, as principais lideranças do partido já deixaram bem claro que, não haverá concessões nos redutos eleitorais onde os candidatos petistas foram derrotado em 2008 e 2010, como é o caso de Belém do Pará, e cederá estrategicamente estes espaços nas grandes cidades em favor do PMDB e de aliados. A Cúpula, presidentes falcão, Maia e o supremo comandante, Lula da Silva, pressionarão os dirigentes a abrirem mão de cabeça de chapa em 40 das 118 capitais e municípios.

Especula-se que, em Belém, capital do Pará, a indicação do nome de consenso que representará o esforço de Brasília para a  reeleição de Dilma não sairá do PT, por ter sido este derrotado pelos enfraquecidos e desacreditados tucanos em 2010, mesmo estando o partido no comando da poderosa máquina do Estado e contando com o apoio massivo da força do planalto e das figuras de Lula e Dilma, presentes nos principais comícios.
Acredita-se mesmo que, o arranjo natalino que destravou e levou á diplomação do ex-governador Jader Barbalho pelo TSJ, politico que estava a mais de onze meses em 'banho de Maria' por conta das interpretações dos ministros da casa sobre a lei da Ficha Limpa - e desta feita foi devidamente socorrido pelo chamado "voto de qualidade"  ainda dentro de 2011 - , tratou-se de uma moeda de troca para dar moral ao cacique e ajudá-lo á controlar as suas bases na capital e  em mais de quarenta municípios do interior paraense onde o PMDB manda, além de Ananindeua, segundo maior colégio eleitoral paraense, município que fica na Região Metropolitana que conta com quase quinhentos mil eleitores, o único  - fora a capital - onde haverá segundo turno, local onde o PT local encontra-se há muito tempo, subjugado incondicionalmente á liderança do prefeito pmdbista, Helder Barbalho.
Todo esse esforço de alforria ao Barbalhão, é para manter o casamento com o maior partido de sua base aliada no Pará, dentro desta condicionante simbiótica; desviando os Barbalhos da tentação de fechar uma aliança com o PSDB do governador Simão Jatene que, segundo se afirma em varias rodas, teriam um entendimento firmado onde: melhor colocado - do PSDB ou PMDB -  nas urnas em Ananindeua, apoiaria o outro no segundo turno.
o PT estuda ceder ao PMDB nas eleições de 2012 até 13 cabeças de chapa em municípios considerados estratégicos. Com foco na reeleição da presidente Dilma Rousseff, o comando nacional petista pressiona dirigentes locais a desistir de lançar candidatos próprios para apoiar nomes indicados por legendas amigas.

Dilma com Temer; PT e PMBD articulam parceria para as eleições municipais de 2012
Um levantamento interno do PT, a que o Estado teve acesso, mostra que o partido cogita abrir espaço para seus aliados em até 40 das 118 capitais e cidades com mais de 150 mil eleitores - apontadas como prioridades da próxima disputa e batizadas de "joias da coroa"pela direção nacional da sigla.

Caso todas as negociações se confirmem, o PT abrirá mão de disputar uma de cada três prefeituras consideradas importantes. Em 2004, na primeira eleição municipal do governo Luiz Inácio Lula da Silva, a sigla cedeu a cabeça de chapa em 18 das 95 cidades estratégicas - média inferior a uma a cada cinco.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário