A Embraer está criando uma nova empresa na área de integração de sistemas, com foco nos segmentos de petróleo e gás e naval. O
Valor apurou que o engenheiro Daniel Noczydlower, recém contratado pela
Embraer, foi nomeado CEO da nova empresa. Procurada, a Embraer não se
manifestou sobre o assunto.
A
primeira aparição pública do executivo, de acordo com informações
apuradas pelo Valor, aconteceu na semana passada, durante a 3º
Conferência de Inovação Brasil-EUA, no Rio de Janeiro. A Embraer foi uma
das cerca de 20 empresas participantes do evento, promovido pela
Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Banco
Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Movimento Brasil
Competitivo (MBC) e US Council on Competitiviness (CoC).
A criação da nova empresa, de acordo com fontes ligadas à Embraer, faz
parte da estratégia de diversificação de negócios da companhia, a
exemplo do que já aconteceu por meio da aquisição de outras empresas,
como a Atech (tecnologias críticas) a Orbisat (radares) e também a
criação da Harpia com a Ael Sistemas (veículos aéreos não-tripulados),
do consórcio Tepro (gestão integrada de projetos de monitoramento e
controle de fronteiras) e da Visiona, uma associação com a Telebras,
para a gestão de projetos espaciais.
A empresa vai atuar, por exemplo, com tecnologia embarcada para o gerenciamento de operações de navios e plataformas.
A Embraer, segundo informações, também não teria desistido de
entrar no mercado de helicópteros, apesar de sua parceria com a italiana
Agusta não ter dado certo. A fabricante americana Sikorsky, de acordo
com fontes consultadas pelo Valor, é uma das empresas que estariam sendo
analisadas pela Embraer para uma eventual parceria neste segmento.
Líder mundial na fabricação de jatos comerciais de até 120 assentos,
área que ainda responde por mais de 50% da sua receita global, a Embraer
tem investido pesado na diversificação do seu portfólio de negócios e
na expansão global. Em entrevista recente, o diretor-presidente da
companhia, Frederico Fleury Curado, disse ao Valor que quanto mais a
empresa cresce e se diversifica, maior e mais acirrada é a competição
que encontra internacionalmente.
Atualmente, a empresa conta com três unidades de negócios: aviação
comercial, aviação executiva e defesa e segurança. A participação do
mercado da aviação executiva cresceu de 14,1% das unidades entregues no
mundo em 2011 para 14,9% em 2012. Na Embraer Defesa e Segurança, segundo
a empresa, a receita foi 44% superior ao ano anterior.
No segmento de aviação comercial, a Embraer contabilizou este ano a
venda de um total de 130 E-Jets da atual família. Somado com as
encomendas dos E-Jets da nova geração, o total de pedidos firmes em 2013
é da ordem de 330 aeronaves.
Os Estados Unidos continuam sendo o principal mercado para os E-Jets da
companhia, mercado onde ela acredita que exista um potencial de vendas
de 400 aeronaves para as linhas aéreas americanas nos próximos dois a
três anos.
A Embraer mantém-se na liderança do mercado de aviação comercial, com
mais de 50% de participação em vendas e 63% das entregas. A empresa
também reafirmou a previsão de entrega de 90 a 95 jatos comerciais em
2013.
Fonte: Valor Economico
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