O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

GOVERNADOR JATENE PSICOGRÁFA EDMILSON RODRIGUES?

 http://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/_agenciabrasil/files/gallery_assist/3/gallery_assist639160/3fde2110c5c20.jpg.

O entusiasmo poético do atual deputado estadual e ex-prefeito de Belém  Edmilson Rodrigues, é umas das suas marcas racionais 'registradas' mais conhecidas.

São idéias, pensamentos que parecem nascer espontâneamente do seu espírito ideológico 'papa-chibé', para transformar-se, mais tarde, em inestimável benefício para o povão desta ainda muito pobre região norte do Brasil, como foi o caso da criação do pronto socorro municipal, no bairro do Guamá.

http://veja.abril.com.br/080409/imagens/medicina2.jpg
Resgato aqui o fragmento de uma conversa informal que tivemos, logo no início do ano passado, na sede do Rancho Carnavalesco 'Não Posso Me Amofinar", quando ele fez uma defesa - até apaixonada -  da necessidade da realização de transplantes no nosso querido Estado do Pará que, segundo ele, "possui profissionais e médicos altissimamente competentes e qualificados até em instituições nacionais e internacionais consagradas, preparados para realizar as salvadoras cirurgias de transplantes, procedimento que, muitas vezes, representa o último portal que separa a vida da morte".

A contradição,denunciava o professor, era quanto a questão estrutural, fator que obrigava estes profissionais a praticarem os seus talentos em outras capitais do sudeste e do sul.

O governador Simão Jatene, justiça se faça, quando milagrosamente (eu disse milagrosamente!) inspirado nas bandeiras da esquerda acaba fazendo, vez por outra, um golaço de placa. 


Confiram a matéria abaixo publicada no DOL.
http://www.folhadobico.com.br/wp-content/arquivo/2010/12/pa11.jpg
Simão Jatene

Governos firmam pacto para agilizar transplantes

Um dia após a inauguração do novo hospital público Jean Bitar, o governador Simão Jatene se reuniu com o coordenador geral do Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, Helder Murari Borba. O encontro aconteceu na manhã desta terça-feira, 4, no gabinete do Comando da Polícia Militar e contou com a presença do secretário de Estado de Saúde, Hélio Franco.

Durante a reunião foi discutida a possibilidade de o estado do Pará intensificar os transplantes de rim, córneas e coração e começar a realizar o transplante hepático. “O novo hospital inaugurado pelo governador oferece tecnologia e profissionais capacitados para que os transplantes comecem a acontecer no estado. As Regiões Norte e Centro Oeste são as que mais carecem dos transplantes. Temos certeza que com o que vimos aqui no Pará, essa realidade poderá será mudada”, enfatizou Helder Borba.

Ele disse ainda que o Ministério da Saúde está interessado e fazendo o possível para facilitar a realização do transplante hepático (fígado) no novo hospital público de Belém. O Hospital Ophir Loyola já deu entrada junto ao Ministério da Saúde para credenciar a equipe médica e o material necessário para a realização do transplante no Jean Bitar. “Nos comprometemos com o governador a fazer o possível para agilizar essa situação e que o Pará possa começar a realizar o transplante”.

O secretário de saúde afirmou que desde o início da atual gestão, o governador demonstra preocupação com a questão dos transplantes. “A situação dos pacientes que precisam de transplante é muito complicada e causa um transtorno financeiro e social. O governo está buscando mudar esse cenário”, ressaltou. Na próxima semana, será agendada uma nova reunião entre o governador, o secretario de saúde, representantes do Ministério da Saúde e os profissionais que atuam no Sistema de Transplantes de Órgãos no Pará. 

(Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário