O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

EUA abandonaram no Panamá depósito de armas químicas usadas em guerras, revela jornal

Washington armazenava no local material disparado na Segunda Guerra Mundial e na Guerra do Vietnã

Os EUA abandonaram no Panamá um depósito com toneladas de armas químicas que sobraram de confronto militares durante o século XX. O arsenal - com substâncias como gás mostarda, gases asfixiantes e fósforo - foi deixado por tropas norte-americanas no distrito de San José após utilização durante a Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945) e a Guerra do Vietnã (1964-1975). A informação foi divulgada nesta sexta-feira (04/10) pelo jornal El Pais.
 
 Leia mais: Conheça 7 ataques químicos que EUA se negam a comentar
Mesmo com o material há décadas estocado em um depósito, as autoridades locais afirmam que ainda há um grande perigo de derramamento químico, que poderia causar graves prejuízos ao meio-ambiente.

Agência Efe Equipe da ONU trabalha para destruição de armas químicas na Síria
Após insistência do governo do Panamá, Washington fez um acordo para limpar o local até 2014. Em carta entregue ao El Pais, o chanceler panamenho, Fernando Núñes, afirma que, além dos EUA, Reino Unio e Canadá também utilizaram o território da país como depósito de arsenal químico durante os períodos de guerra e "nunca retornaram" para se desfazer do material.

Leia mais:
Empresas dos EUA faturam bilhões com repasses financeiros de Washington ao Exército do Egito
A informação sobre o depósito de armas químicas no Panamá surge no momento que a ONU (Organização das Nações Unidas) trabalha na Síria para destruir o arsenal do país. Em nota oficial, a entidade afirmou ontem (03) que uma equipe de peritos alcançou "progresso inicial encorajador" em seu trabalho com a finalidade de eliminar o arsenal sírio de gás venenoso.

Leia mais:
Hacker diz ter documentos que sugerem que EUA forjaram ataque químico na Síria
"Os documentos entregues ontem pelo governo sírio parecem promissores, segundo os membros da equipe, mas novas análises, em especial de diagramas técnicos, serão necessárias e algumas outras questões ainda precisam ser respondidas", diz um comunicado da ONU.

A equipe internacional consiste de especialistas da Opaq (Organização para a Proibição de Armas Químicas), de Haia, e pessoal da ONU que dá assistência a seu trabalho. Na semana passada, o Conselho de Segurança da ONU exigiu por unanimidade a eliminação do arsenal de armas químicas da Síria. 

Fonte: Viomundo /Free ilustration by: militanciaviva!

Nenhum comentário:

Postar um comentário