O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

JUSTIÇA DO EQUADOR DECRETA PRISÃO DE MILITARES






Vice-ministra de Justiça, Mireya Cardenas, celebra veredito que ordenou a prisão de militares por crimes contra a humanidade.

A decisão da juíza Lucy Blacio atendeu a um pedido do procurador-geral, Galo Chiriboga, que acusou os oficiais por sua responsabilidade em atos de tortura, violência sexual e desaparecimento forçado a que foram submetidos três guerrilheiros do grupo AVC durante o governo do presidente León Febres-Cordero (1984-1988).

O terrível coroné León Febres-Cordero
A ex- guerrilheira, Susan Cajas, festeja com companheiros a sentença contra os criminosos de guerra
Duas das vítimas, Susana Cajas e Luis Vaca, estiveram na audiência, enquanto a terceira, Javier Jarrín, permanece fora do país. Os três foram detidos arbitrariamente e torturados por militares, com Susana sendo violentada repetidas vezes.

A juíza acatou o pedido do procurador-geral e emitiu ordens de prisão contra dois generais - que estão nos Estados Unidos - e um coronel. Blacio também decretou a prisão domiciliar de três generais e dois coronéis, enquanto um sexto general - cujo estado de saúde é precário - foi proibido de sair do país.
 
Ecuadorean police in Quito demo, 27 Aug 13
"É a primeira vez na história equatoriana que a Corte Nacional de Justiça aceita um processo de crimes contra a humanidade", destacou Chiriboga em entrevista coletiva.
Lei de Vítimas
Já o Parlamento aprovou nesta terça-feira o projeto que judicializa casos de violações dos direitos humanos e crimes contra a humanidade ocorridos no Equador entre 1983 e 2008, a maioria durante o governo de Febres-Cordero.
 
O presidente coroné bananeiro cucaracha, quando no poder, fazia papel de Deus

Entre os oficiais acusados de crimes contra a humanidade estão o generais do Exército Luis Piñeiros e Jorge Asanza, ex-ministros da Defesa de Febres-Cordero, e o ex-chefe da polícia Edgar Vaca. 
Na provincia equatoriana de Quayaquil a população do bairro de La Peña, juntamente com o Instituto Nacional de Proteção ao Patrimonio Cultural, tenta barrar a tentativa idiota das forças do atraso em sua pretensão de estabelecer o oculto à personalidade do coroné Febres-cordero em praça pública, em local tombado pelo patrimônio histórico.(mviva)

A justiça as vezes tarda,mas sempre chega. O povo do Equador faz as pazes com o seu exercito e com a história ao punir criminosos que, ao arrepio da lei e dos direitos humanos, enodoavam suas fardas com o sangue dos seus patrícios.(mviva)

A procuradoria fez seu pedido apoiada em evidências coletadas pela Comissão da Verdade aberta por iniciativa do governo de Rafael Correa entre 2007 e 2010.
 

Febres-Cordero combateu violentamente a guerrilha urbana de Alfaro Vive Carajo (AVC), uma pequena organização de orientação marxista-leninista que operou nos anos 80, que na luta de resistência democrática - que, para alguns, muito equivocadamente - se valeu de assaltos a bancos, sequestros. A procuradoria fez seu pedido apoiada em evidências coletadas pela Comissão da Verdade aberta por iniciativa do governo de Rafael Correa entre 2007 e 2010.
 

além de confrontos destemidos com o aparato repressivo e repulsivo comandado por Cordero e seus generais. O grupo foi dizimado militarmente e, em 1991, abandonou a luta armada depois de assinar um acordo de paz. 


Free ilustration by: militanciaviva!

Nenhum comentário:

Postar um comentário