O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Alemanha convoca embaixador britânico e pede explicação de denúncia de espionagem


O governo alemão afirmou haver indícios de que o telefone celular da chanceler Angela Merkel foi monitorado por serviços de espionagem dos EUA. O governo alemão não deu detalhes de como obteve os indícios, nem da forma ou período da suposta escuta. A Alemanha é mais um país que teria sido espionado pelos EUA, após Brasil, França e México, de acordo com os documentos da Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) vazados por seu ex-consultor Edward Snowden. Merkel cobrou o presidente americano Barack Obama e afirmou que "condena categoricamente" tais práticas, classificadas de "totalmente inaceitáveis" Leia mais Fabrizio Bensch/Reuters
O ministério das Relações Exteriores da Alemanha afirmou que pediu explicações ao embaixador britânico no país, Simon McDonald, sobre a acusação de que a agência de vigilância britânica opera uma rede de "postos de espionagem eletrônica" nas proximidades do Parlamento alemão e do gabinete da chanceler alemã.

ALVOS DE ESPIONAGEM

Telefonemas, e-mails e IPs de computadores de Dilma e assessores
Rede privada de computadores da Petrobras
Telefonemas e e-mails do Ministério de Minas e Energia do Brasil
Telefone celular da chanceler alemã, Angela Merkel
E-mail do ex-presidente do México Felipe Calderón
A denúncia foi feita nesta terça-feira (5) no jornal britânico "The Independent" com base em documentos vazados pelo ex-prestador de serviço de uma agência de espionagem dos EUA Edward Snowden.
"Por iniciativa do ministro das Relações Exteriores, Guido Westerwelle, o embaixador britânico foi convidado para vir ao Ministério das Relações Exteriores. O diretor do Departamento de Assuntos Europeus do ministério pediu uma explicação sobre os relatórios divulgados por meios de comunicação britânicos", divulgou o órgão em uma nota.
Para o governo alemão, as escutas de comunicações feitas de dentro de uma missão diplomática em Berlim seriam "uma violação do direito internacional".
Um porta-voz da embaixada britânica em Berlim confirmou que uma reunião foi realizada com o embaixador Simon McDonald e membros do ministério das Relações Exteriores alemão, mas se recusou a dar detalhes.
"Podemos confirmar que a reunião ocorreu, mas não comentamos mais nada sobre o assunto", afirmou.

A denúncia

Documentos da Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA, na sigla em inglês), em conjunto com fotos aéreas e informações sobre atividades passadas de espionagem na Alemanha, sugerem que o Reino Unido opera sua própria estação de escuta secreta próximo ao Parlamento e ao gabinete da chanceler Angela Merkel usando equipamento de alta tecnologia instalado no telhado de sua embaixada em Berlim, segundo o "Independent".
A operação de espionagem, conduzida pela agência britânica GCHQ em edifícios diplomáticos ao redor do mundo para interceptar dados em países-sede, é conduzida junto com os EUA e outros parceiros, informou o jornal.
Agências de espionagem por toda a Europa Ocidental trabalham juntas na vigilância em massa da Internet e tráfego de telefone em programas similares ao conduzido por suas equivalentes nos EUA e criticados pelos governos europeus, publicou no sábado o jornal britânico "The Guardian". 

UOL (Com Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário