O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

A cruzada de Dilma em favor da saúde na Amazônia - 22 Médicos Cubanos chegam em Santarém

Santarém, Pará - Amazônia brasileira


Por: Martha Costa

Na manhã desta sexta-feira, 1 de novembro, chegaram a Santarém, os 22 médicos cubanos que integram o programa Mais Médicos, firmado pela parceria entre o Governo Federal, Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), e que atuarão nos municípios de Placas, Monte Alegre, Alenquer, Óbidos, Oriximiná, Juruti, além de Santarém. Acompanhados de oficiais da Marinha, os médicos chegaram até a sede da Capitania Fluvial de Santarém em um micro-ônibus do 3º Batalhão da Polícia Militar por volta das 7 horas.
"A Marinha recebeu 22 médicos para transportarmos até os municípios onde eles irão atuar. Nós sabemos da importância deste programa e da necessidades dos municípios, muitos devido a sua localização ficam meio até que isolados e com a chegada destes profissionais a gente sabe que terão uma atenção especial”, falou o comandante da Capitania Fluvial de Santarém, Capitão de Fragata José de Fátima Andrade.
 
Entre os 22 profissionais da Saúde está a médica clínico geral, Raima Rivas Carraleiro, que em 16 anos de atuação e se voluntariou para fazer parte do programa. “Nós vamos trabalhar com a atenção integral continuada por pelo menos três anos nesta região, apesar de eu não ter experiência com regiões ribeirinhas eu quero me dedicar as pessoas que precisam de atendimento médico nesta região tão carente e por isso viemos de nossa terra tão longe”, declarou a médica que seguirá para o município de Óbidos.
 
Além de Óbidos, que recebe três médicos, também recebem “reforços” na saúde os municípios de Monte Alegre, com três profissionais; Placas, um médico; Alenquer, um médico; Oriximiná, três médicos; Juruti, 2 médicos e Santarém, nove médicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário