O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

DE NOVO JATENE? - PRIVATIZAÇÃO DA COSANPA

Belém do Pará - Vereadora comunista Sandra Batista, se posicionou contra o projeto de privatização do governador tucano Simão Jatene, alertando que: " a vocação de  lucro mais admissível para a COSANPA não é o financeiro; e sim aquele de caráter profundamente social e humano".

Confira a matério do DOL, abaixo:
Oposição quer explicações sobre privatização da Companhia de Saneamento do Pará

A vereadora de Belém, Sandra Batista (PCdoB-PA) e Deputados da oposição na Assembleia Legislativa (AL) vão exigir que o governador Simão Jatene explique à sociedade os detalhes sobre os estudos que vêm sendo feitos com o objetivo de passar os serviços de água e esgoto que hoje são prestados pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) para controle da iniciativa privada.
 
Publicamente, o governador afirmou reiteradas vezes não ter intenção de privatizar a companhia, mas na semana passada tornou-se público que empresas trabalham na modelagem de negócios na área do saneamento em três cidades da Região Metropolitana, entre elas a capital Belém. As outras cidades provavelmente seriam Ananindeua e Marituba.
“Trata-se de uma falácia e de um jogo de palavras do governo. Dizem que, na verdade, é concessão, mas qual a diferença? Os serviços aéreos no Brasil são concessão e quem aqui ousaria dizer que a TAM não é uma empresa privada?”, indaga o deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSol). 
Rodrigues informou ontem que já pediu à sua assessoria jurídica para analisar o caso. Nesta semana, vai apresentar também um requerimento pedindo informações ao governo e analisa também convocar o presidente da Cosanpa, Antônio Braga, para prestar esclarecimentos na AL. “Se percebemos que o governo está evitando dar as informações necessárias, podemos pensar na abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito”, diz. 
Deputado Edmílson Rodrigues
Deve-se ao presidente da OAS Soluções Ambientais, Louzival Mascarenhas Júnior o fato de os estudos para privatizar a Cosanpa terem se tornado públicos. Em entrevista ao jornal de economia e negócios Valor Econômico, Mascarenhas Junior informou que a empresa trabalha hoje na elaboração de três Procedimentos de Manifestação de Interesse (PMIs), etapa inicial de análise para possíveis Parcerias Público Privado. “Estamos em fase de estudo ainda, mas a modelagem deve ser uma PPP e os investimentos podem superar R$ 5 bilhões”, disse o executivo ao Valor Econômico.
PPP
O deputado Carlos Bordalo, do PT, diz que uma PPP (Parceria Público Privado) pode não necessariamente configurar a privatização dos serviços e defende esse tipo de parceria feito, por exemplo pelo governo federal no caso da exploração do petróleo do Pré-Sal, mas no caso da Cosanpa faz uma ressalva. 
“O que nos causa desconfiança é o histórico dos tucanos que privatizaram a Celpa (companhia de energia). Precisamos analisar se haverá recursos públicos e, nesse caso, o projeto terá que passar pela AL, temos que discuti-lo. Não pode ser feito assim sem debate”, afirmou. Bordalo também está entre os deputados que devem apresentar nesta semana requerimento com pedido de informação ao governo sobre o assunto. 
O deputado Parsifal Pontes (PMDB) diz que legalmente o governo tem instrumentos para transferir os serviços para a iniciativa privada. A Lei das PPS foi aprovada pela AL logo no início do atual governo e inclui a água entre os itens passíveis de concessão para empresas. 
Pontes ressalta, contudo, que a reação da sociedade ao projeto pode fazer com que haja um recuo do governo, principalmente considerando-se que 2014 é ano de eleições. 
O Sindicato dos Urbanitários que reúne servidores da Cosanpa e trabalhadores da Celpa está entre as entidades que já se manifestaram contra a possível privatização da Cosanpa. O diretor Otávio Pinheiro diz que a entidade vai protestar, realizar greves e poderá ir à Justiça para impedir a transferência dos serviços de água e esgoto para a iniciativa privada.
Ministro Padilha com deputados Airton Faleiro e Sandra Batista
Em recente encontro reservado com o ministro da saúde Alexandre Padilha, Sandra Batista já alertava para as questões relativas a qualidade da água na capital e no resto do Estado, condição esta que, segundo ela declarou para imprensa, esta ligada diretamente a própria vida.

Até o momento o governo não se manifestou oficialmente sobre as declarações do presidente da OAS Soluções Ambientais ao Valor Econômico.


(Diário do Pará)

5 comentários:

  1. Não sabia nada sobre esta tentativa de sabotagem contra toda a nossa população!. A postura da vereadora Sandra é corajosa,ela que se cuide, já que sabemos que o que esta por trás do interesse dessa raça cínica é a ganância e o lucro que pode ser gerado a partir da comercialização mercenária deste precioso bem,como ela mesmo diz, que é a água. Infelizmente este espírito politiqueiro esta atrelado a uma mão de via dupla, onde, o grupo empresarial composto de tubarões vorazes por dinheiro embarcam neste tipo de projeto certos que é o tipo de investimento onde obterão lucros extraordinários.Na outra via fica a obrigatoriedade de apoio político incondicional para eleição ou reeleição do (os) "mecenas" que patrocinaram esta mina de ouro líquida à ser explorada. Politicalha podre!!!.

    Abílio Morais - Marabá

    ResponderExcluir
  2. Primeiro os tucanos entregaram a CELPA, que distribui energia gerada pelos rios paraenses, para fazer a riqueza do resto do Brasil. Depois venderam a Cia Vale do Rio Doce, que exporta nossos minérios para a locomotiva econômica que empurra o mundo,a China, sem deixar nada além dos buracos no solo;até o lucro portuário é entregue para o maranhenses em Itaquí. Depois querem privatizar a nossa sagrada água.Está mais que na hora de mandar todos à merda!.A culpa fica com outros merdas que não tem noção e não sabem votar.

    ResponderExcluir
  3. Isto tudo esta cheirando a bandalheira de sempre. Mas por que tanto espanto? quem esta querendo fazer média com a população é deputado que sabe que a ALEPA é uma casa dominada pelo governador e, mesmo querendo,não terá força para ir contra a maioria de seus pares vendidos. Quanto a vereadora, é esse o seu papel,afinal entre os maiores prejudicados estão os moradores da capital. Esperamos que a justiça impeça esse novo atentado de lesa pátria contra o Pará.

    ResponderExcluir
  4. estamos em apuros nao sabemos em quem confiar so nos resta apegarmos a DEUS e confiar na justiça divina voce viu o fim do ALMIR

    ResponderExcluir