O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Cuba anuncia desburocratização para migração





https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgN7_aw1IoQKPc8se2TIxLqoRcinx8zX_D3PFAgRnvQF4D41bbQyEb9K_yHqolIrRJGV0_qydzPstUK7jhmI9Qwny99a05UK-C_DcKGhDh4BtRFPGP-sxDt-g_VwdweEwWFsTAFoctQyK77/s1600/malecon-de-la-habana.jpg


.
No movimento de abertura da economia interna de Cuba, o governo anunciou a flexibilização das autorizações de migração para a capital, Havana. Atualmente, as transferências de domicílios no país são submetidas à autorização do governo e envolvem uma série de medidas burocráticas. A ideia é tornar essas mudanças mais rápidas e simples. O objetivo é incrementar a economia.
http://static.panoramio.com/photos/original/16655747.jpg


Mulheres, filhos, pais e avós de cubanos residentes em Havana deixarão de ser obrigados a pedir autorização para entrar na capital, de acordo com decreto divulgado na Gazeta Oficial, publicação do governo cubano. O decreto não altera, no entanto, as restrições às viagens ao exterior.


http://cache2.artprintimages.com/p/LRG/38/3807/5ZNIF00Z/art-print/john-clarke-la-habana-cuba-ii.jpg
Porém, a decisão assinada pelo presidente cubano, Raúl Castro, modifica apenas parcialmente a regra que determina o pagamento de multa e o reenvio para as suas terras de todas as pessoas encontradas em Havana que não possam provar sua residência legal ou apresentar uma justificativa oficial para a sua estada na capital.

http://www.cubadebate.cu/wp-content/uploads/2010/05/1ro-mayo-06.jpg
As normas em vigências foram adotadas há cerca de 20 anos para tentar conter a migração das zonas rurais para a capital, depois do fim da União Soviética - maior parceiro comercial de Cuba. Nos últimos anos, o governo adota uma série de medidas de abertura também para impedir o agravamento da crise da economia interna, uma vez que o embargo econômico imposto pelos Estados Unidos afeta todos os setores cubanos.
http://www.cubanet.org/wp-content/uploads/2011/07/3994522551_45e0758bd4_b.jpg
Também foi anunciado o fim do monopólio do Estado cubano sobre os correios. A ideia é substituir o controle até  2012 por um grupo de empresas públicas. Os correios cubanos contam com 13.600 trabalhadores e 1.015 postos. O novo grupo será composto por 18 empresas provinciais.

As medidas ocorrem na mesma semana em que o governo anunciou a autorização, a partir de 1º de dezembro, para que os agricultores possam vender diretamente seus produtos às empresas ligadas ao turismo, como hotéis e pousadas.

  (Agência Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário