O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

RECESSÃO ANUNCIADA


http://www.cartacapital.com.br/wp-content/uploads/2011/06/Espanha4.jpg.


A grande mídia no Hemisfério Norte voltou a especular “se” e quando as três maiores economias (EUA, Alemanha e China) vão entrar em recessão, apostando que a China não escapa pelo menos de uma forte desaceleração, após a crise zerar o crescimento dos Estados Unidos e em boa parte da Zona do Euro em 2012.
O Brasil tem se conduzido bastante bem diante dessas situações de crise que estão abalando a sociedade mundial. No governo do presidente Lula, enfrentou os efeitos da instabilidade dos mercados financeiros e da súbita extinção das linhas de crédito, em 2007/2008, com políticas de estímulo à produção e de manutenção dos empregos. Enquanto na maioria dos países a prioridade passou a ser a salvação do sistema bancá rio, aqui a intuição do presidente mostrou que o dever sagrado dos governos era garantir às pessoas as condições de continuar trabalhando e consumindo. E tão logo superou a fase crítica tratou de renovar os incentivos aos setores privados para a retomada do crescimento, com ênfase no aumento da produção industrial e nos investimentos na infraestrutura.

Militantes protestam contra medidas
dos governos diante da crise. 


Foto: Pascal Guyot/Af

Diante da nova crise que se abateu com virulência ampliada nos mercados financeiros da Zona do Euro, o governo da presidenta Dilma Rousseff foi obrigado a adotar medidas prudenciais para aumentar a solidez da política fiscal e flexibilizar a política monetária, mantendo inicialmente a expansão do crédito ao consumo e reduzindo as taxas de juro. O aumento da inflação externa, ameaçando a meta inflacionária, levou o governo a restringir temporariamente a expansão do crédito, que aos poucos está sendo retomada com bastante prudência.
http://img.zapcorp.com.br/conteudo/img_3628_1.jpg
O principal objetivo do governo Dilma – da mesma forma que no governo Lula – é claramente manter a economia brasileira crescendo o mais próximo possível do pleno emprego e, na medida em que as condições externas não se tornem determinantes, acelerar o ritmo do desenvolvimento. Em nenhum instante isso significou leniência diante das pressões inflacionárias, e sim uma atitude mais inteligente de combater a inflação dilatando apenas o prazo para que a taxa retorne ao centro da meta. Hoje, os agentes do mercado financeiro, antes reticentes, já trabalham com a expectativa de que o núcleo da meta seja atingido no fim de 2012.

O Brasil está superando duas das três principais dificuldades que frequentemente interrompiam o seu desenvolvimento: as crises de pagamentos externos e a escassez de energia. O terceiro problema, o da autonomia alimentar, já estava sendo resolvido neste início de século e se consolidou de forma extraordinária por um processo de expansão da fronteira agrícola e de rápido crescimento da produtividade (inclusive na pecuária), fruto dos investimentos em pesquisa de empresas privadas e públicas, notadamente da Embrapa. Os investimentos desses últimos 30 anos foram premiados com a expansão do comércio exterior (basicamente com o aumento das compras asiáticas e chinesas), que elevou os preços das commodities.
A ameaça de crises de pagamento e de falta de energia foi afastada quase que pelo mesmo fator, a confirmação das reservas petrolíferas do pré-sal. 
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhqCtlEfEvEJ6pRiJSjfQ2FHq2ia_xW6ZkC42VGrRoOs5jea5CAHq0ED8TIAwTu4QnZFg1Y1P7BvTBg9DEfG7Bu9ptOh5EveRmSEEloh8s2Ut-HaEM557Gz6GH4BNpdi1gTeY0x4-WPZEI/s1600/pr%C3%83%C2%A9-sal.bmp
No caso da autonomia energética, é de justiça que se reconheça a participação decisiva e corajosa do presidente Lula e de sua ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, quando derrotaram as objeções das inúmeras organizações (supostamente não governamentais) no Brasil e no exterior, as quais conseguiam retardar o aproveitamento da hidroenergia dos rios da Amazônia.
http://colunistas.ig.com.br/leisenegocios/files/2010/11/belo-monte1.jpg
Muitas dessas ONGs foram sustentadas financeiramente (com mão de gato) por empresas petroleiras, carboníferas e de energia nuclear, a pretexto de defender o ecossistema, graças a incentivos proporcionados por seus governos. Trata-se de entidades estrangeiras interessadas em impedir o desenvolvimento sustentado da Amazônia e a soberania brasileira sobre o enorme potencial de riquezas já identificado num território das dimensões da Europa.
http://www.politicahoje.com.br/admin/obj_file/artigo_cad/21758_des_imagem_lula-e-dilma.jpg
Lula quebrou o tabu, ao apressar os procedimentos e autorizar o licenciamento das usinas de Santo Antônio e Jirau, no Rio Madeira, e a presidenta Dilma reafirmou, em entrevista recente, o caráter estratégico do aproveitamento dos rios da Amazônia para a consolidação da infraestrutura energética brasileira. Ela defendeu a construção da usina de Belo Monte, no Rio Xingu, dizendo que é um bom projeto, uma obra importante para o País, e que por isso vai ser feito. E aconselhou seus ministros a não se impressionarem com as habituais críticas na mídia estrangeira.


Delfim Netto
 

No CartaCapital

Nenhum comentário:

Postar um comentário