O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

domingo, 6 de novembro de 2011

EL COMANDANTE ALFOSO CANO DAS FARCS É MORTO NA COLOMBIA

 http://www.zonacero.info/~zonace5/images/stories/Colombia/2011/Junio/Semana2/alfonso%20cano.jpg

Líder das Farc morre em bombardeio militar na Colômbia

Os soldados da Colômbia orientados pela CIA e instrutores militares do império, mataram o principal líder do mais antigo e maior grupo guerrilheiro da América Latina num ataque a bomba nesta sexta-feira, disse o presidente Juan Manuel Santos. 
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjZGCgQ99W-X8fWSEn_rZoc7_o-sSuYmX1LhwVugH6xvIIli4m3ONen4j1B2u34B1YBtSByxJQKHnhR116U16BrMwTN8TrG3MBRzFL-_RXYmNp4k_C21Wx0e6vgSNvWPpP_arKLgxkhFkUV/s400/alfonso_cano_farc.jpg
A morte de Alfonso Cano representa um revés devastador para as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que atuam na guerrilha desde 1964. Nos últimos três anos, o grupo perdeu seus principais comandantes.
http://www.infosurhoy.com/cocoon/saii/images/2010/12/15/photo1A.jpg
SANTOS, O LACÁIO DO IMPÉRIO,  ESTA ORGULHOSO E TRINFANTE PELA MORTE DO IMPORTANTE GUERRILHEIRO INTELECTUAL DAS FARC'S
A morte de Cano é um trunfo para Santos, que está sob fogo político desde que as Farc iniciaram um aparente ressurgimento nos últimos meses. 
http://www.historiadomundo.com.br/imagens/Farc.jpg
Mudando de tática, o grupo lançou no início deste ano uma série de ataques rápidos que desorientou os militares. 
http://www.diariodamanha.com/docs/image/noticias/2011/janeiro/12/farc.jpg
Em resposta, Santos substituiu seu ministro da Defesa no mês passado e prometeu elevar os gastos no setor.
http://oglobo.globo.com/fotos/2011/11/05/05_PHG_MUN_CANOS00009.JPGA morte de Guillermo León Sáenz Vargas, conhecido como Alfonso Cano, é devidamente divulgada (rasparam sua barba e marca registrada, para desmistificar sua imagem) em sua provincia. Representa um duro golpe para as FARC's e uma vitória para os estratégístas do pentagono, reais autores e planejadores da ação, que dispõe de sofisticados satélites e aviões não tripulados que auxiliam as forças de infantaria do exercito de Santos em seus embates contra a guerrilha.Barack Obama fatura mais uma,desta vez em seu quintal, para usar em sua plataforma de reeleição
"Este foi o golpe mais duro já dado nesta organização terrorista", disse Santos. Alguns analistas afirmam que a morte de Cano, considerado um linha dura, pode aproximar a guerrilha da mesa de negociação com o governo.
http://brasil.indymedia.org/images/2010/07/474763.jpg
"Sua morte representa a maior oportunidade para a paz na Colômbia", disse Rafael Pardo*, chefe do Partido Liberal, que negociou com Cano durante uma fracassada tentativa de acordo de paz há mais de uma década. Autoridades colombianas disseram que as Farc teriam de ser enfraquecidas para que fosse possível iniciar um novo processo de negociação.


RAFAEL PARDO*

Candidato por el Partido Liberal. Su fórmula vicepresidencial es el ex gobernador de Antioquia Aníbal Gaviria.

RAFAEL PARDO HACE PARTE DEL PARTIDO LIBERAL.
Edad:56 años
Lugar de nacimiento:Bogotá
Profesión:Economista
Movimiento Político:Partido Liberal Colombiano. Ha sido Senador, Ministro de Defensa, Consejero Presidencial de Paz, director de programas periodísticos y profesor. El unánime apoyo que recibió en la consulta liberal lo ha encaminado a pensar que puede ser el próximo presidente de Colombia por lo que ya ha emprendido su campaña política a lo largo y ancho del país.
http://www.gurusblog.com/jordi/wp/wp-content/uploads/2011/11/farc1.jpg
O legendário comandante, Manuel Marulanda (ultimo a direita da foto,com a tradicional manta no ombro)marcha ao lado de seus camaradas comandantes e tropa de guerrilheiros

Cano, de 63 anos, foi um intelectual marxista que liderou o movimento formado em sua maioria por camponeses. Ele chegou à liderança das Farc depois da morte por causas naturais do legendário fundador da guerrilha, Manuel Marulanda, conhecido como Tirofijo (tiro firme) , em 2008.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjA5cVZpR5sgMnYvuY4jfugXroIrtWk7NzYhkftlIbkP4lYQDz3ahmT1a3DQxEzsBLjS3v3apvpl3qZ-IEhXx73bndTFatuIOmhsqZyMu3tZLzwU-mXQzkbVnOJ-qMixXI8mR6O79-oLzc/s400/marulanda.jpg
Comandante Manoel Tirofijo Marulanda

A morte de Cano se segue à de Victor Suarez, conhecido como Mono Jojoy (foto abaixo), no ano passado, também num bombardeio. Nos últimos anos, o grupo, que chegou a contar com 18 mil combatentes, se reduziu a estimados 7 mil guerrilheiros. As Farc, que há uma década ameaçavam se aproximar de Bogotá, foram obrigadas a recuar para áreas remotas das montanhas e selvas.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhx5VjeWVLVJri6GNyg4teTHBgTj82hrknk2fY3c2WqVnQdP-VJf6yhngao8GVj8kFduaIMy8-5e4tXPKLxDW-__Oev3vS4-5_B0FIZ2-dfXjbTScYAa936_550RckGf1JJ_kCmcWoG1pl2/s1600/mono-jojoy-300x350.jpg
Ex-estudante de antropologia em Bogotá, Cano abandonou a vida universitária há mais de 30 anos para entrar para a guerrilha. Com uma cerrada barba grisalha, grandes óculos e um passado no Partido Comunista Colombiano, Cano, cujo nome real era Leon Saenz Vargas, era visto por muitos analistas como um ideólogo mais do que um estrategista militar.
http://www.infosurhoy.com/cocoon/saii/images/2009/05/28/COLOMBIA-FARCderrota1.jpgMas analistas alertaram que ele era um dos mais duros líderes guerrilheiros, contrário a qualquer negociação de paz com o governo.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiSptHBIK8t3I-FG0Kfh8oFWmUP_gf52-CJXhBzZwmHLrQIVijkm6Ws-chGr0imR-tBpHnu-D_RXWJbN1JiHM8kO8l_NhLmneIjsbh-8MumqUURsaH-A3ylKs6ZJm3TfTx5J8eZF8-qz8-d/s1600/Alfonso+Cano.jpg
A morte do líder da guerrilha é o último exemplo da capacidade militar colombiana apoiada pelos EUA de destruir a liderança da Farc. Por meio de um programa conhecido como Plano Colômbia, os EUA contribuíram com centenas de milhões de dólares para modernizar a força militar do país.
http://delagoabayword.files.wordpress.com/2010/09/cia-simbolo1.jpg
Nos últimos anos, as guerrilhas, que começaram sua luta como uma insurgência camponesa, se voltaram para o tráfico de cocaína para financiar suas operações. Ao longo dos anos, as Farc também aterrorizaram o país com o sequestro de milhares de colombianos, de cujas famílias exigiam resgates. Os EUA haviam oferecido uma recompensa de US$ 5 milhões pela captura de Cano por tráfico de drogas.
http://priyoworld.files.wordpress.com/2010/01/us_presidential_election_2008_barack_obama_barack_obama_010939_.jpg
Agentes da dministração Obama entregarão uma pasta á alguem com 5 milhões de dolares pela eliminação de Cano
Santos assumiu o governo no ano passado prometendo continuar o combate às Farc, como seu antecessor Álvaro Uribe. 
http://www.nato.int/docu/review/2007/issue3/graphics/contents/a1_1b.jpg
Presidente Santos com o ex-chefe, Alvaro Uríbe
 Como ministro de Defesa de Uribe, Santos ordenou uma série de ataques mortais contra a liderança das Farc, incluindo uma incursão através da fronteira com o Equador em 2008 contra um campo guerrilheiro, durante a qual foi morto Raul Reyes, (foto abaixo), então segundo no comando.
http://www.infosurhoy.com/cocoon/saii/images/2009/09/02/COLOMBIA-RaulReyes(archivo).jpg.
Na ocasião, as forças colombianas capturaram uma série de informações dos computadores de Reyes que mostrariam que as guerrilhas estavam recebendo ajuda política e financeira do presidente Hugo Chávez, da Venezuela. 
http://www.latinamericanstudies.org/farc/raul-reyes-muerto-12.jpg
Corpo de Raul Reyes, apresentado pela cia/governo colombiano

O ataque estressou as relações entre Uribe e os governos do Equador e da Venezuela. Desde que assumiu a presidência, Santos buscou se reaproximar dos dois países. 

informações são da Dow Jones/Estadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário