O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

ECONOMIA DO BRASIL 'COM A FACA E O QUEIJO NA MÃO', ENTREGA O OURO...



Brasil: hospital de multis cambaleantes

http://fmecenas.files.wordpress.com/2011/02/logos.jpg.
Não consigo entender a lógica do governo nesse enfrentamento da crise.
Blindou-se relativamente a economia brasileira, graças às reservas cambiais e ao mercado interno. E só. Cadê a visão estratégica para aproveitar oportunidades?
http://user.img.todaoferta.uol.com.br/D/R/L3/56OSFZ/bigPhoto_0.jpg
No plano externo, permite-se que, com o câmbio apreciado, as exportações asiáticas e europeias se apropriem da maior parte do crescimento do mercado de consumo em diversos setores.
No plano interno, o BNDES tonou-se o financiador de empresas estrangeiras em dificuldades, à custa do consumidor brasileiro
A matriz da empresa entra em dificuldades, por conta da crise mundial. A empresa então rapela o cofre, envia para a matriz 100% do lucro e ainda juros sobre capital próprio. Desvia recursos que deveria estar investindo aqui.
Parte desse desvio resulta em deterioração dos serviços, um custo indevido pago pelo consumidor. Hoje em dia algumas operadoras de celulares estão em estágio pré-pane.
Parte dos investimentos mínimos é garantido pelo BNDES: a empresa remete o lucro total e se financia no BNDES.
http://veja.abril.com.br/assets/pictures/11557/BNDES-size-598.jpg?1278014012
Dilma e Mantega, permitem que as multinacionais brinquem de faturar as custas da poupança suada do brasileiros
http://thumbs.dreamstime.com/thumblarge_189/1190842853tsE69b.jpg

Não tem lógica. O papel do BNDES sempre foi o de suplementar o investimento, de agregar novos ativos ao país. Esse papel substitutivo não é da lógica do banco nem do interesse nacional.
http://www.jb.com.br/media/fotos/2011/08/29/627w/dilma-e-mantega-durante-reuniao-com-dirigentes-das-centrais-sindicais-an.jpg
Vamos descer do 'sapato alto' e corrigir as distorções enquanto há tempo.

Se o banco continua com o sonho da grande empresa nacional, que monte pools de investidores para adquirir o controle de algumas dessas empresas cambaleantes ou lá fora ou aqui dentro. Se a matriz não dá conta de garantir os investimentos internos, nem à custa de reinvestimento de lucros, que venda o controle para grupos em condições.
Agora, amparar multinacionais dessa maneira é uma ação antinacional.

Luis Nassif
No Advivo/Contexto Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário