O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

O ADMIRAVEL GADO NOVO - ZENALDO COUTINHO CASTIGA POPULAÇÃO DE BELÉM NO 'CURRAL' DA ALMIRANTE BARROSO


Não se sabe se é apenas mais um caso de inexperiência administrativa, como outros tantos por esse Brasil, ou pura teimosia, misturada com descaso da parte do prefeito novato, que poderia evitar com pequenas medidas a descomunal dor de cabeça que os desgraçados motoristas de Belém do Pará são obrigados a suportar todos os dias - eu disse todos os dias! - graças as obras do famigerado BRT de Belém, bandalheira-açú que iniciou-se na gestão do super ultra processado  - e nunca condenado -  pela justiça paraense, ex-prefeito Dulciomar Costa, que foi apoiado pelo PSDB  do governador Jatene, quando de sua eleição. 
O senhor Zenaldo  Coutinho, precisa com toda transparencia vir á público explicar para a população as suas razões reais, os motivos que o fazem negar a retirada das barreiras de concreto que barram o livre acesso e dificultam o tráfego nas transversais das pistas centrais na Avenida Almirante Barroso, vias  que já se encontram concluídas e que, provisoriamente, podem e devem ser entregue para ao tráfego dos ônibus das centenas de linhas urbanas convencionais, fato que contribuiria em 50% para a solução dos transtornos diários neste que é o principal corredor de entrada e saída da cidade.
 A INTRANSIGÊNCIA DO PREFEITO NÃO PERMITE A LIBERAÇÃO DAS PISTAS PRONTAS


Como desconfia-se que o organograma de entrega desta obra esta comprometido por diversos fatores técnicos e financeiros envolvendo vários níveis de governos e entidades financeiras, da mesma forma, calcula-se que, a obra tartaruga, não  será entregue no prazo, mesmo reiniciando antes do primeiro semestre de 2013, devendo pelo menos demorar mais uns cinco anos. 
GUARDAS MULTADORES DA AMURB (EX-CETBEL) COMPLETAM O MASSACRE AOS MOTORISTAS
A pergunta que o prefeito Zenaldo Coutinho, que  é publicamente reconhecido como um 'marinheiro de primeira viagem', se recusa á responder já que inexiste argumentação de caráter técnico que convença a sociedade é a seguinte:  - A população vai ter que aguentar essa tortura diária no transito até a conclusão final da obra em 2018, quando nem ele mesmo estará mais á frente da prefeitura?.
BRT-Belém: Zenaldo fala,fala, fala e ninguem entende nada! (fora o governador Jatene que, pela visivel expressão de otimismo e grande satisfação com o seu pupilo, demonstra forte entusiasmo, alegria, convencimento e confiança em seus argumentos) ...



Bem á proposito,falando em BRT-Belém, o legendário cantor Zé Ramalho, já cantava nossos males. Confira a lubricidez do poema comentado..



Uma análise contemporânea de “Admirável Gado Novo" que o MVIVA copiou para os seus milhares de leitores.

Revivendo o blog do nada, venho fazer um post interessante para quem gosta de interpretações um tanto quanto filosóficas.Abaixo mostro uma análise diferente, não digo minha porque muitas pessoas devem ter isso em mente também, da música Admirável Gado Novo de um dos meus artistas favoritos dentro do cenário musical brasileiro, Zé Ramalho.

No título existe uma referencia clara ao livro “Admirável Mundo Novo” de Aldous Huxley.Nessa fábula, Huxley trabalha uma visão futurista de enorme contraste com a sua época, 1931, caracteriza pela falta de ordem.A obra retrata um mundo extremamente normativo, de ordem em demasia, com sociedades divididas em castas e aonde o social é substituido pela atuação da ciência.

Na troca de “mundo” por “gado” acontece não só uma redução social, o foco caí sobre nós humanos modernos através de uma metáfora Nietzschiana, mas também exprimi outro uso da frase tomado pelo sentido literal.É um “gado novo”, um “gado” que ainda não participa do jogo e que assim, assiste a tudo da form mais isenta possível.
Oooooooooh! Oooi!
Vocês que fazem parte dessa massa
Que passa nos projetos do futuro
É duro tanto ter que caminhar
E dar muito mais do que receber…

Logo no começo há uma retomada das idéias dissecadas do título.”Vocês” é usado para distânciar o narrador da “massa”, palavra essa que toma o sentido de rebanho.
“projetos do futuro” remonta o ambiente futurista do livro “Admirável mundo novo”.
A frase “dar muito mais do que receber” pode ser interpretada como o famoso problema social do produtivismo, sistema que se inaugura na sociedade mercantilista.

E ter que demonstrar sua coragem
À margem do que possa parecer
E ver que toda essa engrenagem
Já sente a ferrugem lhe comer…

Aqui é possível notar uma afirmação, quase um manifesto, alertando a autodestruição do sistema social-político em que vivemos.

Êeeeeh! Oh! Oh!
Vida de gado
Povo marcado
Êh!
Povo feliz!…(2x)

Essa felicidade citada no refrão pode ser facilmente relacionada com o conceito de felicidade moderna de Nietzsche*.

Lá fora faz um tempo confortável
A vigilância cuida do normal
Os automóveis ouvem a notícia
Os homens a publicam no jornal…

-Na primeira frase é tomada a alienação de forma sarcástica mudando o foco para um mundo em que o próprio narrado não se inclui mais.
-Quem conhece as teses de Foucault logo se identificará com a segunda frase e a ligará com a “Sociedade Disciplinar” *.Uma sociedade que castra as subjetivações e que controla através de poderes* normatização da sociedade.
-As últimas duas frases invertem o modo de visão humanista tratando o homem como mero propagador objetivo do que se passa em um mundo mecanizado.

E correm através da madrugada
A única velhice que chegou
Demoram-se na beira da estrada
E passam a contar o que sobrou…

Nesse verso a palavra “velhice” pode ser tomada como amadurecimento, ou seja, o único e pseudo amadurecimento que chegou.

Êeeeeh! Oh! Oh!
Vida de gado
Povo marcado
Êh!
Povo feliz!…(2x)

Oooooooooh! Oh! Oh!
O povo foge da ignorância
Apesar de viver tão perto dela
E sonham com melhores tempos idos
Contemplam essa vida numa cela…

Uma critica a segregação.A ignorância está mais perto do que se pensa, e o que se costuma se chamar de “elite” é apenas um grupo que foge da ignorância deixando rastros nítidos.
Nas últimas duas frases há uma explicitação do conformismo tal qual Álvaro Campos(Fernando Pessoa) na consagrada poesia “A Tabacaria” que tenta levar o passado na algibreira da calça, vivendo assim de uma ilusão.

Esperam nova possibilidade
De verem esse mundo se acabar
A Arca de Noé, o dirigível
Não voam nem se pode flutuar
Não voam nem se pode flutuar
Não voam nem se pode flutuar…

Uma crítica clara à religião e a dependência causada por ela.Sem catástrofe, sem a inumdação a arca não se move, além de não existir alguém capaz de dirigi-la, dependemos de Noé.Dependemos de um avatar, e isso se mostra em todas as religiões.

Êeeeeh! Oh! Oh!
Vida de gado
Povo marcado
Êh!
Povo feliz!…(2x)
Ooooooooooooooooh!

“Sociedade disciplinar” —-Foucault mostra como a sociedade é normativa e como ela padroniza os cidadãos(sem excessão) violentamente através de todos os tipos de poderes, principalmente o do saber.
Poderes em Foucaut —-No contexto o filósofo francês não só trabalha com poderes históricamente e economicamente absolutos como grandes corporações, religiões, sistemas sociais.Demonstra que poderes estão presentes em qualquer tipo de relação seja ela uma mera conversa ou um regime político.
Alegria moderna em Nietzsche —- Nit ironiza o conceito moderno de felicidade mostrando que ele é apenas uma fuga da vida, um jeito parcial de se viver fugindo da dor e dos aspectos tidos moralmente como “negativos”.A real felicidade só é encontrada quando se aceita a vida integralmente, com todos os seus prazeres e toda as suas dores e sofrimentos.

4 comentários:

  1. Não é preciso buscar nas filosofias dos grandes pensadores, qualquer trabalhador que faz da sua vida a própria filosofia de vida ainda escravizada pelas ordens dos poderes dos poderosos percebe a aberração que é essa montagem vergonhosa do projeto BRT, já foram gastos 60 milhões, só que o volume de obras não mostra esse tanto, além do mais não tem data prevista para entrega pelo menos dos 5 onibus que custou cada um mais de um milhão de reais.
    Eu vou pra marudá, eu vou pra marudá kkkkk....

    ResponderExcluir
  2. Sobre a inconcebível paciência do povo de olhos puxadinhos que habita esta parte chuvosa do planeta, cá abaixo da linha do Equador, desconfio que tenha algo relacionado com uma possível - mesmo não comprovada - porção sino-oriental. Quanto a Marudá, com suas garças,guarás e andorinhas tesouras singrando o seu belo céu azul, que Deus proteja as suas águas verdes por muitos anos ainda, antes que ela venha á cair em mãos impiedosas,como é o caso da destroçada Belém.Obrigado pela visita e apareça sempre.

    ResponderExcluir
  3. Me irmão, ñ fike com peninha não dessa gente burra e idiota que ñ sabe votar.KKKKK kkkkk, CARTIGA Zenaldão!!,maltrata mas que é disso que o povão cabeça de camarão gosta naquela hora da volta de busão com janela fechada da chuva no engarafamento da peste!.Eu choro,muleke!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. BRT - BANDO ROUBAM NO TRANSPORTE. ENTRE E SAI PREFEITO TUDO FICAM COMO ANTES. ROUBO, ARROMBA, POLICIA, MINISTERIO PUBLICO E TODO MUNDO ROUBA.

    ResponderExcluir