O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

BELÉM DO PARÁ : ODIONDO ATO DE AGRESSÃO CULTURAL !


O secretário de Cultura, Paulo Chaves Fernandes, e o seu projeto do "Shopping de Charme" para o centro histórico de Belém: tudo a ver  “Shopping de Charme” revolta internautas, que veem agressão ao patrimônio histórico de Belém. Filho de Paulo Chaves seria diretor da Seurb e responsável pela liberação de projetos desse tipo. É mais um rolo do secretário de Cultura do Pará, cuja cabeça já foi pedida pelos artistas locais.

 Empresário quer construir shopping center no Feliz Lusitânia e contrata Paulo Chaves (que nesta imagem aparece com camisa listrada ao lado do governador Simão Jatene) para elaborar projeto.



No Blog da Perereca

O secretário de Cultura do Pará, Paulo Roberto Chaves Fernandes, está novamente encrencado.
E o rolo da vez é o “Shopping de Charme” (seja lá o que isso signifique) chamado Bechara Mattar Diamond.

 

Com 5 mil metros quadrados de área construída e 5 ou 6 andares, será um luxo só: terá até praça suspensa e restaurante panorâmico, com vista para a baía do Guajará.
Tudo muito bom, tudo muito bem, não fosse por um detalhe: o Diamond está sendo erguido juntinho do Complexo Feliz Lusitânia, área histórica do centro de Belém.
Ocupará o lugar do tradicional comércio dos Bechara Mattar, na confluência da rua Tomásia Perdigão com a praça Frei Caetano Brandão (a Praça da Sé).
E, por incrível que pareça, o autor do projeto arquitetônico do Diamond é o próprio secretário de Cultura do Pará.
O “Shopping de Charme”, como você mesmo pode constatar pelas imagens digitais abaixo, destoa completamente dos prédios históricos do entorno.
Além disso, o distinto público, que não foi nem ouvido nem cheirado, desconhece os impactos dessa obra no caótico trânsito da Cidade Velha.
Daí o zum-zum-zum na blogosfera e nas redes sociais, apesar de toda a propaganda do “charmoso” empreendimento.
O alvoroço é tamanho que já corre no Facebook um babado ainda mais forte: ao que se diz, um filho de Paulo Chaves é diretor da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), a responsável pela liberação de projetos desse tipo.
A Perereca conseguiu apurar que o diretor do Departamento de Análise de Projetos e Fiscalização da Seurb é um cidadão chamado Pablo Chermont Fernandes.
E que o secretário estadual de Cultura, Paulo Chaves Fernandes, tem um filho de nome Pablo, que também é arquiteto.
Além disso, segundo colunistas sociais da terrinha, um certo Pablo Chermont Fernandes se casou no ano passado.
E adivinhem o nome do pai desse Pablo casadoiro? Isto mesmo: Paulo Chaves Fernandes.
A mãe do noivo é uma senhora chamada Ana Júlia Chermont – que, por sinal, tem o mesmíssimo nome de uma diretora ou ex-diretora da Secretaria Estadual de Esportes (SEEL).
Quer dizer: é bem possível que seja verdadeiro esse parentesco entre Paulo Chaves e o diretor de Análise de Projetos e Fiscalização da Seurb.
O Diamond foi “apresentado” aos paraenses em reportagem de capa do Caderno Negócios, do jornal Diário do Pará, edição do último 15 de setembro.
Segundo a matéria, o “Shopping de Charme” integra as comemorações do 75º aniversário do grupo Bechara Mattar e é um “presente” dessa família de empresários aos paraenses.
Consta na matéria, também, que o projeto já foi aprovado pelo Iphan, o Instituto do Patrimônio Histórico, e pela Fumbel.
Hoje, escreveu um internauta, no Facebook:“Quais os impactos que esse tal "shopping de charme" que vai ser construído onde era a Bechara Mattar, trará para a Cidade Velha? Apesar da agressão à paisagem urbana do Centro Histórico o projeto foi aprovado, também não poderia ser diferente o empresário contratou o Paulo Chaves para fazer o projeto, ele mesmo Secretário Estadual de Cultura, e por "coincidência" pai de um dos diretores da SEURB, órgão da Prefeitura também responsável pela análise e liberação de projetos. Se quem deveria proteger são os primeiro à destruir em troca do vil metal, à quem recorrer?”
“Tiraram as lojas Bechara Mattar, pra" matar" com o nosso centro histórico, q. horror!!!”, comentou um internauta.
“Meu Deus, matando a Cidade Velha definitivamente!!!”, escreveu outro.
Veja a nota do colunista Adenirson Lage, em março de 2009, sobre o noivado de Pablo Chermont Fernandes. Repare no nome do pai dele. 


Clique aqui: http://www.orm.com.br/amazoniajornal/interna/default.asp?modulo=222&codigo=406266
LEIA MAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário