O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

UFPA inicia período de inscrições ao vestibular

UFPA - Belém do Pará

Começam hoje e vão até o dia 25 de outubro as inscrições para o Processo Seletivo (PS) 2014 da Universidade Federal do Pará (UFPA). 


Somadas as vagas do PS às vagas dos Processos Seletivos Especiais (PSE) – que selecionam povos indígenas, quilombolas e estudantes para os cursos de Etnodesenvolvimento, no Campus de Altamira, e de Educação do Campo, ofertado em diversos campi –, a UFPA disponibiliza, em 2014, 7.804 vagas, distribuídas em 156 cursos, para a capital Belém e para o interior do Estado. A UFPA também será responsável pela realização do PS da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), que ofertará, em 2014, 1.170 vagas, distribuídas em 29 cursos.
Serão aceitos apenas candidatos que fizeram inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013. Até 20% das vagas de cada curso serão ofertadas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – de forma que o candidato poderá concorrer duas vezes às vagas ofertadas pela UFPA. Estudantes oriundos de escola pública ou os que cursaram todo o ensino médio em escolas privadas, na condição de bolsistas estão isentos da taxa de inscrição, que custa R$ 20,00. “Não basta o estudante fazer a inscrição no Enem. Para concorrer às vagas ofertadas pela UFPA, é necessário, também, que faça a inscrição no PS da UFPA”, destacou o professor Mauro Magalhães, em coletiva à imprensa realizada no final do mês passado;
O candidato escolherá, no ato da inscrição, se deseja concorrer na condição de cotista ou de não cotista. Tanto na seleção via Enem quanto na seleção via Sisu, 50% das vagas de cada curso são para estudantes de escolas públicas. Dentro desse grupo, cerca de 15% são destinadas a alunos autodeclarados negros ou pardos; 8% para aqueles que possuem renda familiar de até 1,5 salário mínimo; duas vagas a mais podem ser criadas para estudantes indígenas; duas vagas a mais, para estudantes quilombolas; e uma vaga a mais, para Pessoas com Deficiência (PcD).
UEPA
Campi da UFPA as margens do Rio Guamá
Até o próximo dia 10 de outubro, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) divulga as inscrições homologadas dos candidatos a uma vaga nos Processos Seletivos 2014, nas modalidades Programa de Ingresso Seriado (Prise) e Processo Seletivo (Prosel). Este ano, a instituição oferta 3.106 vagas, distribuídas em 25 cursos de graduação.

As erratas que divulgam a prorrogação do prazo para divulgação das homologações foram publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE), no último dia 1 de outubro. As provas objetivas da seleção, correspondentes à primeira e à segunda etapa, serão realizadas nos dias 24 e 25 de novembro. A terceira e última está marcada para o dia 15 de dezembro. Em todas as etapas o candidato deverá responder a questões relativas às disciplinas ministradas em cada série do Ensino Médio. Na segunda etapa será incluída a língua estrangeira e, na terceira, a redação. Os calouros 2014 da Uepa devem ser conhecidos até o dia 31 de janeiro. As informações sobre os cursos mais concorridos serão divulgadas até o dia 10 deste mês.


(Diário do Pará com informações UFPA e Uepa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário