O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Estudantes da Amazônia terão bônus de 10% na nota

Estudantes da Amazônia terão bônus de 10% na nota (Foto: Cézar Magalhães)
Marlene Freitas
Estudantes da própria Universidade Federal do Pará (UFPA) e de cursinhos planejam realizar uma manifestação, na próxima sexta-feira, para questionar as mudanças no vestibular de 2014 da UFPA, que adotará exclusivamente as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 
Os estudantes reclamam que a decisão foi tomada pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) sem qualquer debate ou consulta prévia. Ontem, a presidente da Comissão Permanente de Processos Seletivos e reitora em exercício, Marlene Freitas, esclareceu os detalhes do novo processo seletivo.
Segundo Marlene, o sistema de cotas e os processos seletivos especiais da instituição serão mantidos, bem como o exame de habilidades específicas para graduações das áreas de arte. Para compensar o aumento da concorrência, segundo a assessoria de imprensa da UFPA, Marlene Freitas revela que o Consepe aprovou a criação de um bônus para todos os alunos que fizeram todo o ensino médio em escolas - públicas ou privadas – da Amazônia. O bônus será de 10% na média geral do candidato no Enem. Se ele obteve 500 pontos, por exemplo, ficará com 550 para efeito de classificação na UFPA.
Ela reafirmou que a decisão do Consepe, tomada na última segunda-feira, 3, visa prioritariamente garantir a viabilidade econômica do processo seletivo, que correria risco com a sanção da Lei 12.799, em maio. “A Lei sancionada pela presidente Dilma (Rousseff) garante gratuidade para estudantes de baixa renda que, ao mesmo tempo, tenham cursado ensino médio em escola pública ou tenham tido bolsa integral em escolas privadas. Isso representa uma parcela enorme de alunos. Como nosso vestibular é autocusteado, toda a organização, elaboração, aplicação são pagas através das taxas de inscrição”, diz.
INSCRIÇÃO
A partir deste ano, a universidade abre mão de aplicar sua própria prova e passa a utilizar o Enem como fase única para ingresso em seus cursos superiores. Por conta disso, os candidatos estão isentos de pagar uma segunda taxa de inscrição e poderão se inscrever automaticamente no vestibular da UFPA através da internet. 
A decisão gerou protesto de alunos, que alegam que não foram consultados, e temem aumento na concorrência de estudantes de outros Estados. “Apesar de ter sido uma reunião extraordinária, nós avisamos com antecedência e convocamos os alunos. Apesar, disso apenas um deles apareceu. Eu senti falta realmente”, afirma. 
Outra novidade é a destinação de parte das vagas da UFPA ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) , do Ministério da Educação (MEC). “De 10% a 20% do total de vagas serão destinadas aos alunos do Sisu. É um processo seletivo todo organizado pelo MEC e oferece ao candidato ter até duas opções de curso em qualquer das instituições superiores do país que participam do sistema. Desta forma, ele pode concorrer com a nota do Enem no Sisu e no processo seletivo da UFPA”, explica Marlene.
Estudantes farão protesto contra decisão
O conselheiro da classe estudantil Rubens Camelo ressaltou que recebeu no último dia 27 um e-mail informado que haveria uma reunião do Consepe, mas a convocação oficial teria sido feita em cima da hora. “Eles fizeram a convocação na última sexta-feira (31), um dia depois do feriado, quando estávamos em um congresso pela UNE (União Nacional dos Estudantes) e logo não ia ter acesso ao e-mail”.
No entanto, Rubens disse que está mais preocupado com os estudantes que irão ingressar na universidade a partir deste novo processo seletivo, pois se prevalecer a nota do Enem candidatos do país inteiro poderão disputar a vaga na UFPA. “Vai acontecer o mesmo que na Ufam (Universidade Federal do Amazonas), onde 90% dos alunos do curso de Medicina são das regiões Sul e Sudeste. Em Roraima, este percentual é de 87%”.
PREOCUPAÇÃO
Nas salas de cursinhos pré-vestibulares, a preocupação é com o conteúdo programático. A estudante Fernanda Carvalho, 20, disse que não concordou com a utilização exclusiva da nota do Enem. Segundo ela, este sistema desfavorece os alunos que moram no Pará. “Vai ficar mais difícil para a gente e mais fácil para os que forem de outros Estados, onde a Educação é mais eficiente”.
O diretor do DCE da UFPA, Renato Assunção, informou que uma manifestação está programada para a próxima sexta-feira, às 9 h, para questionar as mudanças no vestibular 2014. “Nós iremos nos mobilizar no hall da reitoria e pedir explicações. A nossa critica é que a universidade não debateu a mudança previamente. Convocou a reunião em cima da hora para evitar que a classe estudantil participasse”, reclamou Renato.
Além do DCE, Renato confirma a participação de estudantes de escolas públicas e também de cursinhos para participar do ato na reitoria. “Já soubemos que algumas escolas estão se mobilizando para vir de ônibus para cá”.


(Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário