O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Por que a internet em Cuba é cara?

Os Jovens estudantes cubanos são as principais vítimas do apartheid digital imposto contra seus avós pelos EUA.



Os jornais noticiam o início do funcionamento de 118 centros públicos de acesso à internet em Cuba.
Também informam que isso foi possível pelo início do funcionamento de um cabo submarino de fibras óticas que liga a ilha à Venezuela.
E destacam, também, que o preço da conexão é caro, entre US$ 0,60, para sites do país, e US$ 6 a hora, para os do exterior, o que afasta grande parte da população de seu uso.
O que nenhum deles conta é que o preço é por causa da distância – 1.630 km – que os sinais têm de percorrer até se ligarem, via Venezuela, à rede mundial de telecomunicações.
E que essa “lonjura” se deve ao fato de que os EUA não permitem que se faça a conexão por seus cabos, que passam justamente ao largo da costa cubana. Qualquer empresa que se aventurar a isso vai sofrer as consequências do embargo econômico e será proibida de operar em território americano. Isso já aconteceu quando o Governo americano proibiu a Nokia, a Alcatel e a Siemens de venderem aparelhos de telefonia celular à ilha.
 
Os Estados Unidos estão a apenas 160 km de Cuba, e como é preciso instalar repetidores a cada 100 km de cabo, multiplicar por dez o tamanho do cabo encarece imensamente a conexão.
Que só podia ser feita, até agora, por satélite.
 
Então, quem censura mesmo a internet em Cuba?

Nenhum comentário:

Postar um comentário