Rio de 1889, o ano, o país tornou-se uma República.
Última imagem da família imperial, em 1889, pouco antes de seu exílio em Paris. Photo by Haes Otto.
Imigrantes italianos chegando em São Paulo em 1890. Hoje, pelo menos 60% de todos os paulistanos descendem parcialmente de italianos.
Padre Cícero o sacerdote e líder político de Juazeiro, no estado do Ceará, por volta de 1891. Padim Ciço, como ele também é conhecido, tem uma enorme quantidade de seguidores até hoje, apesar de sua má relação com o Vaticano.
Revolta da Armada em 1894. Um motim contra o presidente Floriano Peixoto. Imagem por Juan Gutierrez
Sobreviventes do massacre de Canudos, uma comunidade rebelde no estado do Ceará derrotados pelas tropas federais em 1897. A melhor reportagem sobre este episódio foi escrita pelo escritor Euclides da Cunha, que escreveu "Os Sertões", considerado um dos melhores livros já publicados no país.
Photo by Marc Ferrez, o principal fotógrafo brasileiro no século 19. Esta imagem foi tirada provavelmente no Rio nos últimos anos do século.
Avenida Eduardo Ribeiro , em Manaus. Cerca de 1900. Exibe todas as riquezas produzidas durante o Ciclo da Borracha, quando a Amazônia tornou-se, por um curto tempo a Paris do Brasil.
Fotomontagem feita em 1901 por Valerio Rodrigues Vieira. Note que todos os indivíduos nesta imagem, incluindo as fotos na parede e na estátua são retratos do autor.
Epidemiologista Oswaldo Cruz, sem dúvida, o principal promotor da vacinação e da adoção de procedimentos de higiene no país. Início do século 20.
Em 1905, notas falsificadas de alta qualidade de 200 mil réis, a moeda na época.
Santos Dumont testa seu mais pesado que o ar (primeiro avião), o 14 Bis, com a ajuda de um burro e cabos de aço. 1906
Freiras salesianas e seus índios estudantes Bororo 1908.
O Kasato Maru traz ao país o primeiro grupo de imigrantes japoneses, em 1908
Revolta da Chibata, em 1910. Um motim naval no Rio contra os castigos físicos, foi comparada com a revolta Potemkin, na Rússia. Aqui, o líder João Cândido (sorrindo a esquerda do de terno) e outros marinheiros são vistos com alguns repórteres.
O velho oeste brasileiro foi de fato no extremo sul. Guerra do Contestado, um conflito entre fazendeiros e colonos (1912-1916) nos estados do sul, Paraná e Santa Catarina e também na Argentina
Uma das expedições organizadas pelo marechal Cândido Rondon para entrar em contato com grupos indígenas isolados, em 1912.
O Minas Gerais (navio de guerra), entre 1910 e 1915. Biblioteca do Congresso EUA via Flickr Commons.
Idem
Uma imagem do Rio de Marc Ferrez em 1915
Bilhete para um jogo de futebol entre Flamengo, do Rio, e uma equipe do Pará, na Amazônia, em 1916
Funeral de anarquista José Martinez, morto pela polícia em São Paulo, 1917.
A alta sociedade de Porto Alegre na Confeitaria Rocco, em 1920.
Revolta do Forte de Copacabana, em 1922. Primeiro de uma série de protestos contra as elites tradicionais, organizados por jovens oficiais na década de 20, pedindo eleições mais democráticas, entre outras coisas. Foto por Zenóbio da Costa, publicado em revista O Malho.
Um corso, carnaval do início do século 20. Esta foto foi tirada em Ourinhos, estado de São Paulo, em 1928.
"Abaporu" ("O homem que come" em tupi-guarani) foi pintado por Tarsila do Amaral em 1928. Inspirou o Modernismo brasileiro e o Movimento Antropofágico. Também é a peça mais valorizada da arte brasileira hoje.
A Revolução de 1930 foi um golpe contra o presidente Washington Luis pelo general Getúlio Vargas, visto no meio da foto em traje militar. É o começo da ascensão de Vargas, uma das figuras essenciais na história do Brasil
Cristo Redentor - Foi inaugurado em 1931.
O governo federal decidiu em 1931 para queimar quantidades gigantes de café para forçar seu preço para cima.
Em 1932, o presidente Getúlio Vargas teve que enfrentar uma revolta popular no estado de São Paulo - uma resposta ao seu golpe de Estado, dois anos antes. Este cartaz convida paulistas para lutar - eles fizeram, maciçamente, mas perderam a chamada Revolução Constitucionalista.
Cenas de batalhas durante a Revolução Constitucionalista de 1932.
Monteiro Lobato, patrono da literatura infantil brasileira, cercado por seus personagens principais em uma caricatura de Belmonte.
Alzira Soriano, prefeito de Lajes, Rio Grande do Norte, em 1929. Ela foi a primeira mulher brasileira eleita para um cargo executivo. Com a Revolução de 1930, Alzira Soriano perdeu o seu mandato, por não concordar com a ditadura de Getúlio Vargas.
Trabalhadores na selva em Fordlândia, propriedade do magnata Henry Ford, no estado do Pará, na Amazônia em 1934. Photo by Henry Ford Foundation, Flickr.
Luís Carlos Prestes, capitão do Exército, político e líder comunista histórico, é preso em 1936 por seu rival, o presidente Getúlio Vargas.
Beachwear sexy 1937
Soprano brasileira Bidu Sayão foi o artista principal no Metropolitan Opera, em Nova York, 1937-1952
Virgulino Ferreira, conhecido como Lampião - o líder dos cangaceiros, bandidos violentos que aterrorizaram a região Nordeste na década de 20 e 30.
Lampião, seus homens e sua companheira Maria Bonita foram mortos e decapitados pelo Exército em 1938. Suas cabeças foram expostas na escada que leva à entrada de uma igreja no estado de Alagoas.
Carnaval cena na Bahia, 1940. Imagem por Pierre Verger.
Carmen Miranda em "A Gang é All Here", com Betty Grable, John Payne e Cesar Romero, lançado em 1944
Parada militar em 07 de setembro, o feriado nacional, em 1943
Presidentes Getúlio Vargas (Brasil) e Franklin Roosevelt (EUA) reunião em 1943 selou a aliança (relutante) do Brasil com os Aliados durante a Segunda Guerra Mundial.
1944. Soldados brasileiros que lutaram com os Aliados na Segunda Guerra Mundial. Em pé, à esquerda, com um bigode impressionante, correspondente de guerra e escritor Rubem Braga.
Compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos com o seu homólogo Aaron Copland (esquerda) e Oscar Correia, diplomata dos EUA, no Waldorf Astoria, em Nova York, em 1945.
Frevo em Recife, 1947. Imagem do grande fotógrafo franco-baiano Pierre Verger.
Emilinha Borba (a morena) e Marlene foram as duas rainhas do rádio no final dos anos quarenta e cinquenta. Elas disseram ter uma rivalidade, que provavelmente era só uma espécie de estratégia de marketing.
Marta Rocha não é eleita Miss Universo em 1954, por ter 2 polegadas a mais em seus quadris.
Suicídio do presidente Getúlio Vargas "relatado por Última Hora, em 1954.
Amigo da Onça, um desenho famoso de Péricles muito popular na revista O Cruzeiro da década de 50. invariavelmente traindo alguém. Ainda hoje, chamamos as pessoas traiçoeiras "amigos da onça"
Considerado pela maioria o maior escritor brasileiro do século 20, João Guimarães Rosa publicou em 1956 seu "Grande Sertão: Veredas" (The Devil to Pay no sertão).
Oscarito e Grande Otelo, o duo de artistas que marcaram os dias de ouro da Atlântida, a produtora de cinema brasileira na década de 50. Aqui eles em "De Pernas pro ar", 1957.
1958 - Brasil ganha sua primeira Copa do Mundo. Nesta foto, de pé, Feola, Djalma Santos, Zito, Bellini, Nilton Santos, Orlando e Gilmar. agachados: Garrincha, Didi, Pelé, Vavá, Zagalo e o treinador Paulo Amaral.
Cantora Angela Maria na capa da mega-popular revista O Cruzeiro em 1959
Escola na área rural de Vere, Estado do Paraná, por volta de 1959. Verifique a construção muito típica de madeira, uma estrutura altamente influenciada por imigrantes italianos
João Gilberto lança o primeiro registro da Bossa Nova em 1959.
1960. Pelé 2 gols na vitória do Brasil sobre Malmö da Suécia (1x7)
Construção de Brasília, capital planejada do país, que foi inaugurada em 1960.
Glória Menezes e Tarcísio Meira, o casal mais famoso de atores da televisão brasileira, estrelou a primeira telenovela diária em 1963: "2-5499 Ocupado". Personagem de Glória trabalha como operadora de telefone. Tarcísio se apaixona quando ouve a voz dela.
Roberto Carlos, o rei Brasileiro do ie-ie-ie, um de seus primeiros sucessos, "O Calhambeque" / O Jalopy, em 1965.
Três vezes vencedor em Wimbledon, Maria Esther Bueno foi a rainha das quadras de tênis do mundo entre o final dos anos cinqüenta e início dos anos sessenta
Cacilda Becker, que muitos consideram a melhor atriz brasileira de todos os tempos.
Atrizes (da esquerda) Tônia Carreiro, Eva Vilma, Odete Lara, Norma Bengell e Ruth Escobar, em um protesto contra a censura em 1968
1968. Primeiro vôo do Bandeirante, o avião de maior sucesso construído pela Embraer, a empresa pública que se tornou um dos maiores construtores de aviões do mundo.
Geral Emílio Garrastazu Médici torna-se presidente em 1969 e inicia o período mais violento da ditadura militar.
Os presos políticos que foram trocados em 1969 pelo embaixador americano, Charles Elbrick, que havia sido seqüestrado por militantes do MR-8 e ALN, dois grupos que lutavam contra a ditadura militar.
Carlos Alberto Torres levanta a Copa do Mundo de 1970.
Adesivo extremamente popular durante os anos de ferro da ditadura militar. Ele diz: "Brasil, Ame-o ou Deixe-o"
Irreverente atriz Leila Diniz exibindo sua gravidez na praia de Ipanema, no Rio, em 1971, causou um grande escândalo e continua a ser o principal símbolo do movimento de libertação das mulheres no Brasil.
Raul Seixas, compositor e cantor de rock, um dos principais símbolos da contracultura brasileira hippie. Ele deixou uma legião de seguidores e imitadores.
"Os Trapalhões" foi o grupo de comédia de maior sucesso da história da TV brasileira. Da parte superior esquerda, no sentido horário: Mussum, Zacarias, Didi e Dedé. Liderado por Renato Aragão (Didi), um anti-herói e um malandro, que também produziu 24 filmes vistos por 120 milhões de pessoas.
Chacrinha, o rei psicodélico da TV brasileira, e suas chacretes voluptuosa nos anos setenta.
O primeiro carro brasileiro alimentado por álcool de cana de açúcar, em 1975. Pró-álcool, o programa oficial para promover o uso desse combustível alternativo, foi desenvolvido após a crise do petróleo anos setenta.
Jornalista Vladimir Herzog foi morto em 1975 depois de uma sessão de tortura promovida pela repressão política. Segundo fontes oficiais, ele cometeu suicídio na prisão.
Serra Pelada, a corrida do ouro atraiu pelo menos 100 mil homens para o estado do Pará, na Amazônia, no início dos anos oitenta
Esta é uma das capas mais memoráveis publicado por um diário brasileiro. O Brasil perdeu a Copa do Mundo de 1982, em Barcelona. Jornal da Tarde, agora extinto, conhecido por seu design inovador, decidiu publicar esta imagem em sua capa, sem título ou comentários.
Brasil-Argentina barragem de Itaipu, a maior do mundo em termos de capacidade de geração - ainda maior do que a Barragem das Três Gargantas, na China. Começou a operar em 1984.
Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST), o movimento de trabalhadores sem-terra, foi fundada em 1984 para promover a reforma agrária. Hoje, tem cerca de 1,6 milhões de membros. Foto por Fotos Gov / BA, via Flickr
Os milhões de pessoas, comício em São Paulo, em 1984, aqui na capa, mais uma vez, do diário Jornal da Tarde. Um grande movimento popular exigida eleições diretas para enterrar os anos ditatoriais. No entanto, as eleições diretas só aconteceram cinco anos depois. Infelizmente a imagem é em preto-e-branco, caso contrário, você veria camisas amarelas, a cor de protesto.
Roque Santeiro, a novela de maior sucesso da TV brasileira, foi exibido em 1985, após ser banida por 10 anos devido aos militares. Viúva Porcina, a principal personagem feminina, interpretada por Regina Duarte, tornou-se extremamente popular na época.
Em 1986, o presidente José Sarney pediu a população para controlar as atividades do varejo em seu nome, para denunciar as lojas que elevaram seus preços, o que era proibido pelo governo.
Amado por seus leitores, odiado por críticos literários, Paulo Coelho publicou best-seller esotéricos.
"O Alquimista", em 1988. Vendeu 65 milhões de cópias, um recorde mundial.
Internacionalmente aclamado ativista Chico Mendes foi assassinado em 1988 por proprietários de terras que se sentiram ameaçado por seu trabalho de promover o uso sustentável da terra, tais como extração de borracha e outras formas de extrativismo compatível com a região amazônica.
Pedro Collor detalhes em entrevista à revista Veja de uma série de crimes de corrupção (e até mesmo episódios feitiçaria) envolvendo seu irmão, o presidente Fernando Collor de Mello. Este é o início de um processo político que leva ao impeachment de Collor.
A maioria dos brasileiros se lembram onde estavam quando souberam que Ayrton Senna, o três vezes campeão de Fórmula 1, morreu. Ele bateu contra um guarda-rail durante o San Marino Gran Prix, em 1994.
Foto tirada em 1998 por Noel Villas Bôas. Ele descreve o Kuarup, uma cerimônia indiana freqüentes no Parque Nacional do Xingu, a reserva indígena.
"Central do Brasil", filme dirigido por Walter Salles em 1998. É considerado um dos primeiros filmes do grande renascimento do cinema brasileiro, que começou um pouco mais de 10 anos atrás.
Presidente Luis Inácio Lula da Silva e vice-presidente José Alencar durante a cerimônia que marca o início de seu segundo mandato presidencial, em 2007.
Tradução do Inglês: Edson Day
Fonte:deep brazil/historia licenciatura
Documentário dos mais importantes para o nosso povo. Parabéns!!! A quem fez, a quem participou e a quem homenageia...
ResponderExcluirMuito bom, representa momentos importantes e inesquecíveis do nosso país. Só uma observação: No comentário sobre a partida de futebol, mencionou-se apenas o nome da equipe do Flamengo e não mencionaram o nome da equipe adversária, o papão da furuzú, o grande Paysandú ! Parabéns ao autor ou aos autores deste belo trabalho !!!
ResponderExcluir