As fundações do edifício Wing apresentam condições de segurança que garantem a estabilidade da estrutura do prédio. É o que conclui o laudo de 20 páginas divulgado nesta terça-feira (1º), do Grupo de Análise de Estruturas e Materiais (Gaema) do programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Foi a rachadura deste pilar deu origem ao pânico |
Segundo os peritos, os problemas nos pilares P23 e P24 da garagem do edifício apontaram falhas no material usado nas colunas, mas que já foram reparados.
Os cinco peritos responsáveis pelo laudo se reúnem amanhã (2), às 10h, com representantes dos Bombeiros, da Defesa Civil Estadual e Municipal para discutir sobre a possibilidade de liberação do Wing.
De acordo com o coordenador adjunto da Defesa Civil do Estado, tenente coronel Bombeiro Almeida, a reunião acontecerá para esclarecer as possíveis dúvidas dos engenheiros da Defesa Civil. Mesmo precisando de mais explicações dos engenheiros, o promotor público Marco Aurélio Nascimento disse que “o prédio está com a estrutura estável”.
Os peritos afirmaram que a estabilidade estrutural e global do prédio só estaria comprometida se houvesse sobrecargas verticais reduzidas e ventos de até 30m/s, o que corresponde a 108 km/h, ou seja, somente um furacão derrubaria o edifício. Esta velocidade nunca foi registrada, em Belém, já que os ventos chegaram até 14m/s (50km/h) nos últimos 50 anos.
O parecer técnico foi assinado pelos professores Doutores da Faculdade de Engenharia Civil da UFPA Dênio Ramam Carvalho de Oliveira, Maurício Pina Ferreira e Alcebíades Negrão Macedo e o engenheiro civil Mestre em Estruturas Amaury José de Oliveira Aguiar.
MORADORES
Os moradores dos edifícios Wing e La Vie en Rose devem ter acesso na tarde desta quarta-feira (2) ao laudo técnico emitido pelo grupo de engenheiros sobre a situação estrutural do prédio Wing. O laudo será apresentado em reunião com os moradores dos dois prédios a partir das 14h, no Hotel Hilton.
POSIÇÃO
Por volta de 23h50 a Porte Engenharia entrou em contato com o DOL e emitiu uma nota se posicionando oficialmente sobre o assunto. Veja a nota na íntegra:
Porte Engenharia – Nota Oficial
Sobre o laudo solicitado pelos moradores, a Porte Engenharia esclarece que o problema envolvendo edifício Wing foi pontual em um dos pilares do edifício garagem, o que já foi, inclusive, feito todos os reparos. A construtora esclarece, ainda, que a torre principal esta com sua estabilidade global preservada.
A Porte Engenharia reafirma seu compromisso em solucionar todos os problemas e espera que, dentro de 24 horas, o entorno seja totalmente liberado, e informa que na próxima quinta-feira, dia 3 de novembro, se reunirá com os moradores e membros do Ministério Público Estadual (MPE) para que sejam definidos os próximos passos a serem dados com relação ao empreendimento.
A Diretoria.
Diário do Pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário