O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

terça-feira, 18 de junho de 2013

MOVIMENTO PASSE LIVRE EM BELÉM DO PARÁ

O Movimento Belém Livre levou, segundo os cálculos dos ativistas 15 mil, a PM estimou em 10 mil, que marcharam em protesto ordeiro e pacífico contra a corrupção, o caos na saúde pública, a violência, os transtornos das obras do BRT, dentre outras causas.



O Movimento Belém Livre, que organizou a passeata, não permitiu que partidos políticos faturassem com o evento. Quem tentou foi vaiado pela multidão e obrigado a literalmente enrolar bandeira. 
Cerca de mil homens cuidaram da segurança - Polícia Militar (Rotam e Tropa de Choque) com cerca de 800 homens, agentes da Amub, Detran e PRF, sob o comando geral do secretário adjunto de Gestão Operacional da Segup, coronel Mário Solano, que conduziu com muita competência a delicada operação, conseguindo um resultado excelente: nenhum caso de violência foi registrado. 

A caminhada foi tranquila e, ao se dispersarem, no Entroncamento, em frente ao Monumento à Cabanagem, referência emblemática, os manifestantes agradeceram em coro à polícia.

7 comentários:

  1. Camarada Bueres,
    Impressionante! Tão logo começaram as manifestações país afora, e a imprensa golpista imediatamente providenciou selecionar algumas "lideranças" para entrevistar e encontrou uma pauta específica para divulgar, como: a redução das tarifas em algumas capitais; ou a educação e Belo Monte, no Pará. Isto é, qualquer assunto que remeta o problema para a esfera federal, deixando de lado algumas pautas específicas locais, como: a corrupção desenfreada (Alepa e Detran); ou o caos da saúde e o descaso com a cidade, patrocinado pelos governos ZenalDUDU. Por isso, que eu considero uma das principais bandeiras desse movimento: a democratização dos meio de comunicação, para o povo ter o direto de formar opinião. CHEGA DE DESINFORMAÇÃO E MANIPULAÇÃO! DESGLOBALIZE-SE! INFORME-SE!

    ResponderExcluir
  2. Concordo.De fato o movimento é meio que autofágico e, desta forma, deixa de focar questões localizadas e mais urgentes. O que se percebe até o presente momento é que, neste mar que tudo abarca é alto o risco de descomprometimento com os fins desta grita, por falta de clareza.Como não há culpados,a pasteurização do Movimento serve muito comodamente de rota de fuga de responsabilidade de conhecidos vilões regulares e profissionais, que vão se esquivando a cada pedrada atirada pelo povo.

    ResponderExcluir
  3. Camarada Bueres,

    Um aspecto desse movimento novo do MPL tem chamado a atenção, é o da discriminação de alguns segmentos contra as bandeiras de movimentos sociais e agremiações de esquerda. Égua será que querem privatizar o movimento e as bandeiras de luta?? Esse movimento novo do MPL não pode discriminar nem segregar ninguém, reivindicando como propriedade sua as bandeiras históricas dos movimentos sociais e partidos de esquerda, pelas seguintes razões: 1)porque ninguém constrói movimento sozinho; 2) porque todos estão do mesmo lado da trincheira, lutando por salário, terra, emprego, e serviços públicos de qualidade, contra o neoliberalismo, as privatizações, o latifúndio, a corrupção e o monopólio das corporações de mídia sobre os meios de comunicação.
    Portanto, deixemos de balela e todos às ruas!!

    ResponderExcluir
  4. SOU BELENENSE E MORO ATUALMENTE EM GOIANIA, ACHO QUE DOIS FATORES PRIMORDIAIS PARA BELÉM É O SANEMAENTO BASICO E A SEGURANÇA, AS PESSOAS VIVEM LITERALMENTE NA LAMA EM BELÉM, E NÃO SE PODE SAIR DE CASA A NOITE POR CONTA DOS ASSALTOS E VIOLENCIA. ACHO QUE DEVERIAM APROVEITAR ESSAS ONDAS DE PROTESTOS E QUESTIONAR AS AUTORIDADES O PORQUE A COSANPA NÃO INVESTE EM SANEAMENTO EM BELÉM RUAS COM ESGOTO A CEU ABERTO, CANAIS QUE TRANSBORDAM COM CHUVAS, RUAS SEM PAVIMENTAÇÃO EM BAIRROS EM TÃO PERIFERICOS ASSIM. EXEMPLO BAIRRO DO MARCO ONDE PARTE DA MARIZ E BARROS É TODA PAVIMENTADA E OUTRA NEM ESGOTO TEM. E A SEGURANÇA QUANDO MORAVA AI TINHA PAVOR DE PEGAR ONIBUS COM MEDO DE ASSALTOS. ACHO QUE BELO MONTE TEM SIM QUE SER REVISTA MAIS BELEM PRECISA URGENTEMENTE SER CUIDADA ATÉ PARA ATRAIR MAIS TURISTAS.

    ResponderExcluir
  5. O fato é escandalosamente antigo.Ouve uma quebra no trato de proteção - papel que caberia ao Estado - em favor da sociedade. Este é um delito coletivo que remete á falta de responsabilidade política em vários periodos.A verdadeira história sobre as consequências desta ausência,ainda hoje, esta sendo escrita com fúria nas ruas. Cabe-nos aguardar - com fé! - o que poderá ocorrer daqui para frente...Obrigado pela visita.Volte sempre aqui, MK Braid.

    ResponderExcluir
  6. parabens a todas as pessoas que se manifestaram mais sem atos de vandalismo que a todo o momento vemos nos jornais!!!!

    ResponderExcluir
  7. Parabens a todos que estão envolvidos diretamente neste movimento que é nacional por questões basicas de cidadania, mas voltando-se a questão regional,estadual ou municipal sugiro aos coordenadores que exigem junto ao prefeito e ao governador reuniões de audiencia pública para tratar de todas as questoes de interesse social já que quem nós elegemos para nos representar não estão fazendo esse papel..

    ResponderExcluir