O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Apertando o cerco ! : Procurador Geral da República vai investigar avião de Marina e campos

247 - A legalidade da utilização, pelo PSB, da aeronave Cessna Citation PR-AFA, que caiu no último dia 13 matando então candidato Eduardo Campos e outros seis tripulantes, será investigada pela Procuradoria Geral Eleitoral (PGE). 
O procurador-geral eleitoral, Rodrigo Janot, instaurou nesta sexta-feira, 29, procedimento preparatório eleitoral para investigar a prestação de contas do PSB relacionadas ao avião fantasma, no qual a candidata Marina Silva voou por diversas vezes. Janot  quer saber se o uso do avião respeitava a legislação eleitoral no que toca à prestação de contas parcial, quanto à arrecadação e gastos envolvidos na campanha.
O PSB terá de encaminhar à Procuradoria Geral Eleitoral os recibos eleitorais que comprovam a prestação de contas parcial, prevista em resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A movimentação financeira feita pelo PSB para a utilização da aeronave durante a campanha presidencial também terá que ser explicado ao procurador-geral. Janot determina ainda que sejam oficiados o Ministério da Justiça, com a solicitação de cópia do procedimento investigatório em curso na Polícia Federal.
Da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o PGR solicita informações a respeito da propriedade da aeronave utilizada na campanha por Eduardo Campos e os registros de voo realizados desde o último mês de maio.
Para blindar a candidata Marina Silva e tentar se desvencilhar da polêmica sobre o uso do avião, o PSB fez um novo comitê financeiro, com novo Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. A responsabilidade pelos esclarecimentos será do comitê financeiro de Campos, que tinha CNPJ próprio e foi desativado logo após a sua morte.
A PGE aponta várias reportagens divulgadas pela imprensa sobre a utilização de recursos provenientes de empresas fantasmas na compra do Cessna 560XL efetuada pela AF Andrade, proprietária do avião.
A procuradoria diz que documentos entregues à Polícia Federal pelos representantes da AF Andrade informam que a aeronave teria sido vendida para três empresários pernambucanos, parcelada em 16 depósitos bancários. No entanto, o uso da aeronave por Campos não foi informado pelo partido ao TSE.
O prazo inicial de duração do procedimento é 60 dias, permitidas prorrogações sucessivas, de acordo com a necessidade de dar continuidade à investigação iniciada.

Um comentário:

  1. O que é mais importante se debater nesse momento é a trágica incompetência administrativa da chapa de Marina em administrar a própria aeronave do qual finalizou a vida de sete pessoas. Veja a declaração do próprio candidato. http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2014/08/em-video-campos-relata-problema-em-aviao-que-sofreu-acidente.html Imagine o que eles vão fazer com a nação.

    ResponderExcluir