O MViva!, espaço aberto, independente, progressista e democrático, que pretende tornar-se um fórum permanente de ideias e discussões, onde assuntos relacionados a conjuntura política, arte, cultura, meio ambiente, ética e outros, sejam a expressão consciente de todos aqueles simpatizantes, militantes, estudantes e trabalhadores que acreditam e reconhecem-se coadjuvantes na construção de um mundo novo da vanguarda de um socialismo moderno e humanista.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

CORRUPÇÃO REVOLTANTE !: EX-PREFEITO DULCIOMAR É ACUSADO DE DESVIO DE 3 MILHÕES

 

MPF acusa criminalmente ex-prefeito de Belém Duciomar Costa pelo desvio de R$ 3 milhões da educação‏. Se condenado, o ex-prefeito pode pegar de seis meses a dois anos de prisão


 
O Ministério Público Federal (MPF) entrou com ação penal nesta sexta-feira, 5 de julho, contra o ex-prefeito de Belém Duciomar Costa e contra ex-funcionário da prefeitura acusados de desviar recursos federais no valor de R$ 3 milhões destinados à implantação de laboratórios de informática na rede municipal de ensino.

O desvio ocorreu por meio de fraudes na licitação dos equipamentos e serviços. 

Representantes da empresa Aplicar Serviços Especializados de Pesquisa e Tecnologia também foram acusados criminalmente por serem os beneficiados com as licitações fraudulentas.

Na ação penal, o procurador da República Ubiratan Cazetta pede a condenação do ex-pregoeiro da prefeitura Alan Dionísio Sousa Leão de Sales, do ex-prefeito Duciomar Costa e dos representantes da empresa Aplicar Serviços Especializados de Pesquisa e Tecnologia, Hamilton dos Santos e Sirlei Aparecida Soares, por fraude em licitações.

Se condenados, podem ter que cumprir penas que variam de dois meses a seis anos de detenção e multa.

O convênio entre o município de Belém e o Ministério de Ciência e Tecnologia, por meio do Programa de Inclusão Digital, previa a implantação de 30 laboratórios de informática como parte da política de inserção social e deveria atender, além de estudantes e professores das escolas públicas, jovens e adultos vulneráveis socioeconomicamente.

Processo administrativo do Tribunal de Contas da União (TCU) julgou irregular a prestação de contas do convênio e condenou os denunciados à devolução do débito, entre outras penalidades administrativas.

Para a comissão de Tomada de Contas Especial do TCU houve direcionamento e frustração do caráter competitivo da licitação, já que a empresa Aplicar Serviços Especializados de Pesquisa e Tecnologia foi a única a participar do processo e apresentou proposta com valores idênticos aos custos estimados do convênio, o que evidencia a ocorrência das fraudes. 

Improbidade - Em abril deste ano o MPF entrou com ação de improbidade administrativa contra o ex-prefeito, ex-funcionários e representantes da empresa Aplicar pelo desvio desses mesmos recursos.

Na ação o procurador José Augusto Potiguar pediu a perda da função pública dos acusados e que os direitos políticos de todos sejam suspensos por até oito anos, que durante dez anos todos sejam proibidos de fazer contratos com o poder público e que sejam obrigados a pagamento de multa equivalente a até cem vezes a última remuneração que receberam da prefeitura, além da devolução dos valores desviados.

O processo aguarda julgamento. 


Processo nº 0019711-09.2013.4.01.3900 - 3ª Vara Federal em Belém 

Íntegra da ação: http://goo.gl/tl2aH 
Acompanhamento processual: http://goo.gl/UBRvM 

(Fonte: Ascom/MPF/PA) 

Copiado da Pereréca da Visinha

4 comentários:

  1. O diabo é que se condenados de direito e de fato pela justiça; Duciomar e seus compadres a cumpram em liberdade por prestação de serviço a comunidade, a exemplo do primeiro em que, condenado por exercício ilegal da profissão de médico oculista, comprou um ônibus velho para conduzir velhinhos necessitados das periferias de Belém a médicos e ao lazer com seus netinhos e que veio a lhe proporcionar a "brilhante" carreira de político de hoje, desde vereador de Belém, deputado, senador e prefeito por vários mandatos, sendo que dessa vez com significativo alunato do seu modus operandi. É aquele caso da justiça as avessas!...

    ResponderExcluir
  2. Esse elemnto de alta periculosidade, que realizou uma admnistração desastrosa marcada pelo caos da saúde, corrupção desenfreada e descaso com os serviços básicos, já devia estar na cadeia, com os bens confiscados e com os direitos políticos cassados há muito tempo. Demorou!!

    ResponderExcluir
  3. Camarada Bueres,

    Para quem se comparava Antonio Lemos, entrou para a história como maior quadrilheiro e colecionador de processos na justiça, por desvio de verba e improbidade adminstrativa, que já passou por Belém. Realmente um verdadeiro recordista, um campeão na modalidade corrupção, com 58 processos. Em nivel nacional, ele só perde par o Maluf, que ostenta atualmente o título de político mais processado do Brasil, com 59 processos. Esse bicho do mato faz inveja para qualquer meliante. Sem dúvida, ele é o nosso Alcapone papachibé. Vc não acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A claro que se trata de uma caso para ser levado para as salas de aula não somente no Brasil,como no resto do mundo, como um grande exemplo a não ser seguido. O maior derrotado diante desta supremacia de Dom Costa é o povo que, na ausência da atuação de um judiciário menos decadente e descomprometido com a celeridade exigida nestes casos, deixa passar o mal feito,perde prazos e, quando chega a condenar,o dinheiro afanado já virou pó. O Povo não pode desperdiçar essa chance única para colocar ordem onde não existe.Quem é mais criminoso, aqueles que cometem os crimes, ou aqueles que permitem intermitentemente que estes ocorram?.

      Excluir